Entenda a importância do Business Intelligence para a sua empresa

Entenda a importância do Business Intelligence para a sua empresa

Qualquer empresa que queira crescer precisa estar atenta ao que o mercado pede, e, de uns tempos para cá, se está pedindo mais processos, mais números, mais dados para definir as estratégias e balizar a trajetória do negócio.

Atualmente, fala-se muito no termo Business Intelligence, mas você sabe do que se trata e o que significa? Se não sabe, é melhor começar a estudar esse assunto, pois em 2021 as empresas estarão bem mais agressivas e sedentas por resultados para compensar o baque do ano da pandemia.

Segundo a consultoria Gartner, o mercado de Bi deve ter atingindo a receita de US$ 22 bilhões em 2020. Isso mostra o quanto a metodologia tem crescido nos últimos anos. Portanto, CFOs, gerentes financeiros, donos de empresas devem investir em ferramentas que utilizam o BI para garantirem o sucesso de suas empresas.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais a respeito e mostrar sua importância no mundo corporativo. Confira!

O que você entende por Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) pode ser chamado, em português, de Inteligência de Negócios. Basicamente, trata-se da utilização de metodologias de coleta de dados com o objetivo de construir uma melhor tomada de decisão.

O BI é um conjunto de processos que serve como uma ferramenta para a entrega de informações essenciais para o bom andamento da gestão financeira de uma empresa.

É preciso ressaltar que, para o seu melhor funcionamento, ele se utiliza de alguns softwares que ajudam a otimizar todos os processos.

Seu funcionamento segue uma ordem: primeiro, a coleta de dados; segundo, a análise dessas informações e, por fim, o monitoramento.

Antes de qualquer coisa, é necessário coletar todas as informações da empresa, ou seja, são gerados relatórios com os dados brutos. Depois, essas informações são organizadas de forma que fiquem mais fáceis de serem visualizadas.

Por último, os gestores analisam os resultados e, a partir daí, podem tomar decisões e ter uma melhor visão de como andam as finanças da empresa e quais as melhores estratégias a adotar para potencializar os resultados.

Ferramenta de Business Intelligence: a melhor opção para seu negócio

É impossível trabalhar com Business Intelligente e não utilizar um software de gestão. A quantidade de informações compartilhadas em uma empresa é algo surpreendente e fica inviável trabalhar de forma manual. Além disso, as chances de erros são muito grandes.

Com o software adequado, é possível trabalhar com um grande número de dados diariamente. Outro ponto importante é que, com um sistema, as informações podem ficar centralizadas e isso facilita, e muito, a vida do gestor financeiro e seus companheiros de trabalho. Afinal de contas, o profissional terá acesso aos relatórios de forma rápida e segura.

Vantagens de uma ferramenta de BI

Existem diversas vantagens em optar por um sistema de Business Intelligence, algumas delas são:

#1 Correção de erros antigos

Com o BI, é possível detectar erros realizados em outros momentos e corrigi-los. Isso acontece porque o sistema consegue encontrar em que ponto a falha ocorreu.

#2 Gerenciamento de dados

Uma das maiores facilidades é em relação ao gerenciamento das informações de todas as operações da empresa. A rotina de um negócio acaba gerando um número muito grande de dados e controlá-los não é uma tarefa tão simples.

#3 Economia

Muitas empresas acabam tendo muitas despesas desnecessárias e não sabem. Com o Business Intelligence, o gestor passa a ter uma boa visão de todos os gastos que o negócio possui. Dessa forma, é mais fácil encontrar qual despesa pode ser reduzida ou até mesmo cortada de vez.

#4 Aumento na produtividade

Trabalhos realizados de forma manual tomam muito tempo dos colaboradores do setor financeiro. Por esse motivo, o software se torna muito bem-vindo, pois otimiza o tempo desses colaboradores. Assim, a produtividade acaba sendo maior, pois o tempo pode ser aproveitado para outras tarefas.

#5 Apoio à tomada de decisões

A tomada das decisões se torna mais fácil quando se tem os relatórios corretos em mãos. As estratégias podem ser definidas com mais segurança, baseando-se nos dados coletados.

#6 Melhoria nos processos da empresa

Com uma nova forma de trabalho, a empresa passa a ter mais confiança na hora de trabalhar com as informações adquiridas. Isso cria um ambiente propício para a revisão de processos antes obsoletos ou defasados, podendo tornar-se mais ágeis e produtivos.

Como inserir o Business Intelligence na sua empresa?

Para se manter competitivo, é imprescindível buscar melhorias para o seu negócio. A organização das informações é algo essencial para o bom andamento de uma empresa.

Para inserir o Business Intelligence em seu negócio, não basta apenas escolher um software e pronto. O ideal é que sua equipe esteja preparada para trabalhar com a nova ferramenta.

Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer é incentivar os colaboradores a entenderem um pouco mais sobre essa cultura de trabalho. Além disso, eles devem entender que suas decisões precisam estar baseadas nas informações passadas pelo BI. Basicamente, todos precisarão trabalhar com bases sólidas e levar em conta os dados recebidos antes de definir alguma estratégia.

Todos do setor financeiro precisarão se envolver de forma eficiente com os novos processos e entender como eles funcionam.

A tecnologia chega com o objetivo de facilitar diversos procedimentos em uma empresa. Ferramentas de automação, como aquelas voltadas para a conciliação de meios de pagamento, chegam a todo momento e para diversos segmentos, por isso, é necessário aproveitar todos os benefícios trazidos com essas mudanças.

A importância de usar a BI na conciliação financeira

O grande objetivo da conciliação financeira é certificar-se de que todas as transações financeiras da empresa estão em ordem. Nesse caso, é necessário verificar entrada de pagamentos em dinheiro, cartão, boletos entre outros. As saídas também são analisadas, todos os pagamentos de contas, sejam despesas fixas ou variáveis.

Com o uso do BI, fica mais fácil controlar o fluxo de caixa, pois esse monitoramento será realizado de forma diária e com informações mais assertivas.

O Business Intelligence é, portanto, importante para a organização e segurança das informações financeiras que a empresa tem. Imagine a quantidade de informações que posto de combustíveis, uma farmácia ou um supermercado transacionam diariamente. Consolidar tudo isso manualmente, via planilhas simples, é humanamente impossível.

O BI e todas suas ferramentas e funcionalidades surge para ajudar os gestores na condução dos seus negócios de forma sólida, segura e promissora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *