Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Filmes sobre finanças: os 10 melhores que você deve assistir

Além da teoria, a melhor maneira de aprender sobre o mundo do mercado financeiro é vê-lo sendo aplicado na prática. Para isso existem diversos filmes sobre finanças e livros sobre o assunto que auxiliam nesse estudo.

Através de obras de ficção, muitas vezes com casos reais, é possível compreender como esse mercado funciona e ficar por dentro de diversas ações, técnicas e aplicações.

Para ajudar você, nós criamos uma lista com os top 10 filmes sobre finanças para você assistir ainda neste final de semana. Confira:

Filmes sobre finanças: confira a lista dos top 10 melhores

1. Trabalho interno – Inside Job (2010)

Trabalho interno (2010) é um documentário dirigido por Charles Ferguson, que aborda detalhes sobre a crise financeira global de 2007-2008.

Neste filme é exposto, de forma muito clara, quais foram os fatores que provocaram essa crise e qual foi o seu impacto na sociedade.

Ferguson afirma que esse filme é sobre “a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica”.

Em 5 partes, o longa explora como as mudanças políticas e práticas bancárias ajudaram a potencializar a crise financeira, mostrando o lado sombrio de Wall Street e as más consequências da especulação e empréstimos sem crédito.

Trabalho interno é ideal para quem busca entender e aprender mais sobre o capitalismo e como ele funciona na etapa de financeirização.

2. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme – Wall Street: Money Never Sleeps (2010)

Este filme estadunidense, de 2010, é um drama dirigido por Oliver Stone e é uma sequência de Wall Street, longa de sucesso em 1987.

O filme mostra a história de Gorgon Gekko, interpretado por Michael Douglas, que, após cumprir pena por fraudes em finanças, é finalmente liberto da prisão.

No entanto, ele fica impossibilitado de trabalhar novamente no mercado financeiro e, por isso, investe o seu tempo em palestras e na escrita de um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados.

Depois de dar uma de suas palestras, um homem chamado Jacob Moore, que é interpretado por Shia LaBeouf, um operador do mercado de Wall Street, o aborda pedindo conselhos sobre como agir com um grande investidor que fez com que o seu mentor tivesse que vender sua tradicional empresa por um preço muito baixo. Gekko então começa a ajudá-lo.

3. A Grande Aposta – The Big Short (2015)

A Grande Aposta é um filme dos EUA, de 2015, dirigido e escrito por Adam McKay e baseado no livro de Michael Lewis.

O longa aborda a crise financeira global de 2007-2008 e conta a história de Michael Burry, interpretado por Christian Bale, que é proprietário de uma empresa de médio porte.

Ele decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário do país quebrará em breve.

Essa decisão acaba gerando complicações com os seus investidores, já que ninguém nunca tinha apostado contra o sistema e levado vantagem nisso.

Sabendo disso, um corretor de Wall Street, Jared Vennett, interpretado por Ryan Gosling, percebe essa oportunidade e começa a oferecê-la aos seus clientes.

Um desses clientes é Mark Baum, interpretado por Steve Carell, que é dono de uma corretora que está passando por um problema financeiro desde que seu irmão se suicidou.

Em paralelo a tudo isso, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar dinheir ao apostar na crise e, por isso, decidem pedir ajuda a um guru de Wall Street que vive solitário.

4. Margin Call: O Dia Antes do Fim – Margin Call (2011)

Neste filme, Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham na área de riscos de uma corretora que está demitindo vários funcionários durante a crise financeira de 2008.

No caso do trio, 80% do seu setor já foi demitido, incluindo o chefe deles, Eric Dale (Stanley Tucci).

Um dia, Eric e Peter entram no mesmo elevador e Eric o entrega um pen drive que contém algo em que ele trabalhava no momento. Antes de sair, ele o alerta para tomar cuidado sobre o conteúdo.

Então, Peter fica após o horário de trabalho para verificar o arquivo do pen drive e descobre que trata-se de uma análise da volatilidade da empresa, indicando que há duas semanas ela ultrapassou o limite de risco que pode correr.

Ou seja, isso significa que a empresa pode falir a qualquer momento, o que provoca reuniões de emergência em toda a empresa.

Nas 24 horas seguintes, Peter percebe que qualquer decisão que ele tome pode afetar a vida e carreira de todos os seus colegas e, até mesmo, de todo americano comum.

5. Wall Street: Poder e Cobiça – Wall Street (1987)

Este filme conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), que vive em Nova York, em 1985, e é um jovem corretor que trabalha no mercado de ações.

Após tentar várias vezes, ele, finalmente, consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um bilionário sem escrúpulos. 

Durante essa conversa, Bud acredita que precisa de alguma informação quente para conseguir a atenção de Gekko. Então, ele diz que o seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), líder sindical, tinha lhe dito que a Bluestar, uma companhia aérea, ganhou um processo muito importante.

Como esta informação não foi divulgada ainda, quando isso acontecer as ações terão um grande crescimento e isso significa mais dinheiro para os investidores.

Gekko então decide adotar Bud como seu discípulo, fazendo com que ele trabalhe secretamente para ele.

Bud abandona éticas, meios lícitos e escrúpulos para enriquecer.

Com isso, ele obtém sucesso, muda o seu padrão de vida e começa a se envolver com uma decoradora, Darien Taylor (Daryl Hannah), mas à medida que os ganhos crescem, os riscos também aumentam.

6. O Capital – Le Capital (2012)

O Capital é um filme francês, de drama e suspense. Este longa é uma adaptação do romance escrito pelo autor Stéphane Osmont.

O personagem principal é Marc Tourneuil, um dirigente de banco sem escrúpulos que se aventura no mundo do Capital e fica confrontado com a ofensiva de um fundo de cobertura americano.

Ao mesmo tempo, o chefe de um grande e importante banco de investimentos europeu se apega ao poder quando uma empresa americana tenta comprá-los.

7. A negociação – Arbitrage (2012)

Neste filme, Robert Miller (Richard Gere), um magnata da bolsa de valores, sofre um acidente de carro, às vésperas de vender a sua empresa milionária, algo que ele queria fazer muito rápido a fim de esconder um fraude.

No entanto, ele está acompanhado de sua amante e, por dormir no volante, ela acaba morrendo no acidente.

Para evitar que a sua imagem seja danificada e que descubram que ele tinha uma amante, ele foge do local do acidente e esconde a sua responsabilidade.

Mas, um investigador está disposto a descobrir quem é o verdadeiro culpado e irá sabotar todos os planos de Robert.

8. Jogo do dinheiro – Money Monster (2016)

Jogo do Dinheiro é um filme de suspense, estadunidense e estrelado por George Clooney que interpreta o personagem Lee Gates.

Gates é apresentador do programa de TV “Money Monster”, onde ele dá dicas sobre o mercado financeiro como se fosse um popstar.

Um dia, um homem desconhecido invade o programa, enquanto ele está sendo gravado, e armado com um revólver, ele obriga o apresentador a vestir um colete com explosivos.

Patty Fen (Julia Roberts), que é a produtora, ordena que o programa saia do ar.

No entanto, o invasor exige que ele continue ao vivo ou ele matará o Lee Gates.

A partir disso, começa uma investigação para quem descobrir quem é o sequestrador, o que ele deseja e como salvar todas as vítimas que estão no estúdio.

Em paralelo, a audiência do programa não para de subir, pois todos querem acompanhar o que acontecerá com o apresentador.

9. Como ser Warren Buffett

Warren Buffet se tornou um dos homens mais respeitados do mundo.

Neste filme, a mostra a evolução dele, desde quando era apenas um garoto de Nebraska, até se tornar um homem conhecido mundialmente e quais pessoas o ajudaram e o guiaram ao longo do seu caminho.

Ao permitir o acesso à sua vida e a vídeos caseiros nunca antes mostrados publicamente, Buffett oferece uma visão de sua mente única para nos ajudar a compreender o que é realmente importante quando o dinheiro já não tem significado.

10. Selvagens em Wall Street – Barbarians at the Gate (1993)

Selvagens em Wall Street é uma história real e aborda a batalha pela compra da RJR Nabisco, que aconteceu no final dos anos 80.

Essa empresa tinha capital aberto e as partes interessadas tinham que fazer uma oferta de todas as ações da empresa que estavam presente no mercado, por um valor bem acima do que era praticado.

Neste roteiro, o magnata F. Ross Johnson começa a lutar contra um dos mais astutos experts do mercado financeiro para tomar controle de Nabisco.

Gostou dos filmes escolhidos sobre educação financeira e mercado de ações? Sabe de mais algum filme ou série com o mesmo assunto? Conta aqui nos comentários!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais