E-commerce: controle vendas aprovadas via multi adquirente
Aumentar a taxa de aprovação de compras no e-commerce é essencial para quem quer vender mais. Afinal, isso leva a mais conversões e menos problemas no momento de efetuar a compra. É por isso que adotar uma solução multi adquirente é tão importante.
Se você não conhece esse termo, ou o porquê dele ser tão importante para o e-commerce, continue lendo este post até o fim!
A importância da aprovação de compras no e-commerce
Não há como negar que o principal objetivo de um e-commerce é vender. E, para isso, é preciso que as compras sejam aprovadas pelos intermediadores ou gateways de pagamentos.
Então, uma das formas de aumentar as vendas (e as aprovações) é oferecer o maior número possível de opções de pagamento para o público. Na prática, quanto mais pessoas você alcança e mais opções oferece, maior é o seu potencial de vender.
Por outro lado, enquanto existe muita abertura nas bandeiras de cartão de crédito, também podem existir contratos de exclusividade que limitam as transações feitas na sua plataforma.
Agora, imagine que o cliente quer fazer uma compra, mas o seu e-commerce não aceita determinada bandeira. O consumidor não tem opção a não ser procurar outra loja. Esse é um motivo inaceitável para perder uma venda, especialmente em um mercado com tecnologia para evitar esse problema, como a multi adquirência.
O que é multi adquirência?
Para entender bem o conceito é preciso ir à sua raiz, que é a adquirente. Caso você não saiba, essas são as empresas que têm o trabalho de fazer a ponte entre a loja e a empresa que efetua o pagamento, como as bandeiras de cartão de crédito, os bancos ou qualquer outra.
Na prática, quando o cliente clica no botão comprar e insere os dados do cartão, a sua plataforma de e-commerce envia esses dados para a adquirente. A partir daí, a operadora envia as informações para a bandeira de cartão que faz diversas confirmações, como:
- Os dados do cliente e do cartão;
- se existe limite para a compra;
- ações antifraude.
Caso esteja tudo certo do ponto de vista da bandeira do cartão, a compra é aprovada.
Logo, o sistema multi adquirente nada mais é do que trabalhar com diversas operadoras de meios de pagamento. Os sistemas TEF, por exemplo, geralmente são multi adquirentes.
Mas para isso ser possível em e-commerce, é preciso contratar um gateway de pagamento que tenha essa opção. Como vimos acima, isso elimina praticamente todas as limitações que uma loja virtual possa vir a ter em relação aos meios de pagamentos digitais.
Como acontece a retentativa multi adquirência na prática?
Na prática, o processo multi adquirente é semelhante ao anterior, com uma grande diferença. Ao trabalhar com uma única opção, caso haja uma tentativa de pagamento, pode ser que ocorra uma falha que interrompa o processo, sem nenhuma culpa da loja e nada a ver com o cliente.
Pode ser que o sistema da adquirente esteja indisponível, ou que ocorra o timeout pela demora de processamento no pedido. De qualquer forma, o mais provável quando isso acontece é que você perca a venda, pois o cliente não tem paciência para tentar novamente. Com um modelo multi adquirente você foge totalmente desse problema.
Existe o processo chamado retentativa, que faz com que um erro não seja mostrado ao cliente. Quando ele ocorre, o próprio sistema do gateway faz uma nova tentativa com outro adquirente. A vantagem é que isso ocorre em pouquíssimos segundos, sem nem mesmo que o cliente perceba.
Esse processo é muito valioso especialmente se você tem um volume de aprovações que esteja mais baixo do que o volume de transações. Isso é um sinal de que algo está errado e a retentativa multi adquirente pode ajudar.
Quais são as outras vantagens das vendas multi adquirente?
Além da retentativa, existem outras vantagens de trabalhar com esse modelo. Uma das mais interessantes são as melhores taxas. Por exemplo, se uma opção tem taxas menores para pagamentos à vista enquanto a outra tem condições mais favoráveis para compras parceladas. O lojista pode configurar o gateway de pagamento para chamar uma ou outra dependendo da compra.
Dependendo do sistema que você adote, pode ter bastante opções de segmentação de adquirentes, de modo a sempre ter o pagamento feito pela melhor opção possível.
Outra grande vantagem é o maior número de aprovações. Os erros acima são bem comuns, levando a falhas nas transações e, consequentemente, o abandono da venda por parte do cliente. Ou seja, você tem uma redução nas conversões que pode ser considerável. O modelo multi adquirente elimina esse problema completamente por conta da retentativa.
A última grande vantagem tem ligação direta com a experiência do cliente. Imagine que o cliente quer fazer uma compra e se depara com um erro desses. É claro que ele ficará muito frustrado com o processo, especialmente se fez tudo certinho.
O problema é que o cliente não sabe e não liga para nada dessa história de adquirente. O erro aconteceu no seu e-commerce, então adivinha em quem ele vai pôr a culpa? A chance de ele voltar a comprar na sua loja cai bastante.
Portanto, ao perder uma venda, você não perde apenas aquela venda, mas todo o potencial de compras que o cliente faria com você. Isso se ele não contar do caso com os amigos. A confiança no momento do pagamento online é um fator muito determinante no momento da compra. O público tem medo de ser vítima de fraudes ou ter o cartão clonado, por exemplo. É por isso que um erro que parece simples é potencialmente desastroso.
O sistema multi-adquirente é essencial para as operações de e-commerce e o controle de vendas mais eficientes. Isso permite otimizar as taxas, melhorar as experiências dos clientes e ainda não perder vendas por conta de erros nas vendas por um problema do qual o seu e-commerce não tem nenhuma responsabilidade.
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