Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Você sabe o que é planejamento orçamentário?

Você não sabe o que é planejamento orçamentário? Não? Então não se preocupe, nós explicamos para você:

[rock-convert-pdf id=”2674″]

O que é Planejamento Orçamentário?

Planejamento Orçamentário ou Orçamento Empresarial não é aquele bicho de 7 cabeças que você está imaginado.

Conceitualmente podemos definir Planejamento Orçamentário como o controle de todas as entradas e saídas financeiras da empresa, nesse ponto nos referimos ao faturamento e aos gastos, despesas e custos.

Fazendo o uso de um bom planejamento orçamentário você consegue controlar e acompanhar todas as “receitas” e todas as “despesas” da sua empresa e não para por aí!

O Planejamento Orçamentário também te dá possibilidade de se preparar para o que vai acontecer no futuro, pois ao acompanhar tudo aquilo que foi pensado e elaborado for acontecendo será possível se antecipar caso algo ocorra diferente do esperado.

Resumindo, o Orçamento Empresarial ajuda nos controles atuais e futuros.

 

Somente as grandes empresas trabalham com Planejamento Orçamentário?

Não! Todas as instituições podem fazer uso dessa estratégia, isso mesmo, não precisa ser uma empresa para poder usar.

Independente do tamanho das organização, todas podem e devem utilizar e se aproveitar dos inúmeros benefícios desta ferramenta tão abrangente.

 

Para trabalhar com Orçamento Empresarial precisa ser diretor ou gerente?

Também não! Independente da sua função ou da sua hierarquia você pode usar esta ferramenta e colher seus frutos! Acredite que você pode utilizar até em sua vida pessoal!!

 

O que é preciso para começar a usar o Planejamento Orçamentário?

Você já se fez alguma das seguintes perguntas?

  • Este mês tive um excelente faturamento, mas não sobrou dinheiro!
  • Eu sei que tive lucro, mas não vi a cor do dinheiro…
  • Como poso melhorar minha gestão financeira?

Se a resposta fora sim, o Planejamento Orçamentário lhe ajudará bastante. Pois informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu negócio

Quando as empresas falam sobre Orçamento Empresarial, é comum perceber algumas reações negativas das pessoas e podemos destacar a atitude contrária ao controle das informações, a indiferença ao novo e rejeição às melhorias.

O Planejamento Orçamentário pode despertar sim estas reações, pois algumas pessoas  não acreditam ou não querem sair da zona de conforto. Em contra partida, ele também desperta nos colaboradores a vontade de crescer, de definir indicadores de eficiência, de controlar os gastos, de aumentar a lucratividade, de criar o sentimento de dono do negócio, de aumentar o engajamento dos colaboradores e de definir o rumo da sua empresa.

Certo, então já posso elaborar o Planejamento Orçamentário da minha empresa e entregar para os colaboradores cumprirem? Ainda não, vamos com calma, pois existem alguns passos necessários para você trilhar busca do sucesso.

 

A base para o Planejamento Orçamentário

Para tudo que fazemos na vida, o alicerce é fundamental, ou seja com uma base bem feita todo o caminho se torna mais tranquilo.

Normalmente, nas grandes organizações, a área que é responsável pela produção do Planejamento Orçamentário, é a controladoria, que é gerida pelo controller.

Então só pode ser feito por um controller? Claro que não. Esta ferramenta se ajusta ao tamanho da sua empresa, independente de setor, cargo ou função.

Qualquer pessoa com experiência na área e com um boa visão holística pode gerir e acompanhar.

 

Quem deve ser responsável pelo Planejamento Orçamentário?

Para exemplificar, listamos abaixo algumas características essenciais para a pessoa que será responsável pelo Planejamento Orçamentário:

  • Ter a consciência de que é um profissional de apoio
  • Ter uma grande visão sistêmica
  • Possuir capacidade de influência e persuasão
  • Pensar de forma racional, justa e imparcial
  • Possuir grande capacidade analítica
  • Ter capacidade de lidar com múltiplos interesses

Uma pessoa pode trabalhar com o Planejamento Orçamentário sem possuir todas estas características? Claro que sim! Ela pode possuir algumas destas e ir desenvolvendo as outras durante o trabalho.

 

Mas o que faz um Controller?

Em grandes empresas o Controller é o colaborador responsável por gerir todos os processos que permeiam o âmbito financeiro. Além de acompanhar a execução do planejamento orçamentário e produzir relatórios gerenciais.

Listamos também algumas das funções do Controller, ou da pessoa que ficará responsável pelo orçamento:

  • Fornecer informações para todas as áreas
  • Entender todas as operações da empresa
  • Comunicar-se claramente com todos
  • Fornecer projeções e cenários
  • Focar na gestão de custos
  • Avaliar de desempenho setorial e global

Essas são apenas algumas características e funções que facilitam com que as pessoas desempenhem seu papel com maior facilidade, vamos para a próxima etapa.

 

Etapas do Orçamento Empresarial

1. Envolva as pessoas:

É uma das etapas mais importantes, pois será nesta etapa que conseguiremos o engajamento dos colaboradores envolvidos, ou seja, é neste momento que precisamos fazer com que as pessoas se sintam parte do processo, se sintam responsáveis pela meta definida e pelo resultado alcançado.

É neste momento que podemos aflorar nas pessoas o sentimento de dono!

O Orçamento Empresarial feito de forma colaborativa consegue gerar muito mais frutos e atingir melhores resultados.

A diretoria da empresa não consegue fazer nada sozinha , ou seja, ela precisa dos colaboradores das áreas para das reais necessidades da organização e sempre buscar as melhoras alternativas, no quesito custo e benefício.

E lembrem-se que é muito mais fácil conseguir o engajamento dos seus colaboradores e gestores em um plano orçamentário definido por eles do que por um plano imposto a eles!

 

2. Seja conciso e objetivo:

Todos nós sabemos que quanto maior o nível de detalhamento das informações, melhor será o embasamento para a tomada de decisão, correto? Isso mesmo, mas precisamos tem um grande cuidado com o nível de detalhamento exigido, pois pode atrapalhar mais do que ajudar.

Muitas vezes a falta de objetividade prejudica o andamento dos trabalhos e das reuniões. Quem nunca saiu de uma reunião pensando que aquelas duas horas poderiam ter sido resumidas em 30 minutos?

Porém a objetividade ao extremo pode privar as pessoas de algumas informações extremamente valiosas. Busquemos sempre o equilíbrio!

 

3. Desenvolva a gestão nos seus colaboradores:

Os gestores das empresas precisam pensar de forma macro, ou seja, precisam ter uma visão sistêmica e enxergar a empresa de forma única, de modo que as energias sejam canalizadas e direcionadas sempre para o mesmo objetivo.

Quando a empresa consegue fazer com que seus gestores e demais colaboradores desenvolvam e pratiquem a gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos todos saem ganhando porque o sentimento de pertença toma a conta da equipe. Lembramos, que desenvolver as habilidades de gerir recursos precisam ser treinadas e praticadas diariamente!

Ah, e não confunda Planejamento Orçamentário com adivinhação, chutes ou simplesmente com a repetição do passado.

E saiba também, que o Orçamento Empresarial precisa estar totalmente conectado com o Planejamento Estratégico da empresa.

O ideal é que as empresas elaborem o Planejamento Estratégico antes, definindo suas estratégias e seus objetivos e então o desdobrem no seu Planejamento Orçamentário.

Agora você já pode aprender como elaborar um planejamento orçamentário na prática.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais