Qual o melhor sistema de automação para posto de combustível? Confira aqui!
Se você é gestor ou dono de um posto, provavelmente já se perguntou: qual o melhor sistema para posto de combustível?
Ou mesmo já pensou: um sistema de gestão não funciona para o meu posto de gasolina.
Se algumas dessas frases já passaram por sua cabeça, lembre-se que um sistema não faz mágica, no entanto optar por esta tecnologia proporciona automação e segurança nos processos e auxilia nas tomadas de decisões na sua empresa.
Por isso, para quebrar o paradigma da implantação de uma nova tecnologia e abordar as principais vantagens e tipos de sistemas, vamos abordar a seguir a importância de utilizar o sistema de gestão como o seu maior aliado. Confira!
Mas antes, qual a base para as tomadas de decisões no seu posto de combustível?
A maioria dos revendedores utilizam o volume de vendas de combustíveis medidos em um determinado período, a galonagem, como um indicador de performance.
E somente com este indicador tomam decisões que podem afetar toda a empresa.
No entanto, confiar apenas no achismo pode provocar diversos problemas operacionais e financeiros, levando, inclusive, à falência do seu posto, pois faturamento é muito diferente de rentabilidade
Mas não é isso que você quer, certo?
Portanto, antes de tomar qualquer decisão no seu posto de combustível, certifique-se de que avaliou os dados certos e que estes são reais, claros e detalhados.
Lembre-se: aquilo que não é medido não pode ser gerenciado.
Mas como conseguir informações para tomada de decisões?
Para obter informações precisas para suportar as tomadas de decisões eficientes, é preciso ter comprometimento, clareza e visão de negócio.
Sem isso, qualquer decisão será inútil.
Apesar de ser o básico, esses elementos auxiliarão a obter estas informações:
- Margem de Contribuição;
- Ponto de Equilíbrio;
- Precificação do combustível e da loja de conveniência;
- Margem de Lucro por Combustível;
- Demonstração do Resultado do Exercício, tanto da pista quanto da loja;
- Planilha ou Relatório do Fluxo de Caixa Diário.
Além disso, adotar um sistema para posto de gasolina que seja completo e traga os dados de forma clara e detalhada, é um adicional para dominar todos esse pontos e potencializar as decisões no seu posto de combustível.
Afinal, qual a importância de ter um sistema no seu posto de combustível?
Nos dias de hoje, não é mais possível gerir corretamente um posto, e manter a saúde financeira em dia, sem o auxílio de ferramentas especializadas em gestão e controle financeiro e empresarial.
Ter uma ferramenta desse tipo significa potencializar o controle interno, o monitoramento do funcionamento das bombas de combustíveis e também as vendas realizadas na loja de conveniência do posto.
Ou seja, utilizando um sistema, tudo no seu posto de combustível pode ser melhor gerido e organizado.
Portanto, os principais motivos para adotar um sistema, são:
- economia de tempo;
- obtenção de dados mais confiáveis, precisos e seguros;
- facilidade em encontrar falhas na operação do posto;
- melhorias na gestão de pessoas;
- otimização do controle financeiro;
- acompanhar o controle e os testes de qualidade;
- facilidade no controle de estoque;
- aumentar a satisfação dos clientes, através da oferta de benefícios e de uma experiência exclusiva que surpreenderá o cliente e agregará valor ao seu posto.
Tudo isso é importante para que o gestor financeiro e o dono do posto possam tomar as melhores decisões, baseadas em fatos a partir de relatórios.
Qual o melhor sistema para posto de combustível?
Não é fácil escolher um sistema para o seu posto. Isso é fato!
O melhor sistema vai depender das características do seu negócio.
Por isso, é ideal fazer uma análise completa e criteriosa, elencando quais são as principais necessidades do negócio e a aderência de cada sistema à realidade da empresa.
Confira alguns dos tipos de sistemas para postos de gasolina:
- Sistema para gestão empresarial: um sistema desse tipo auxilia no gerenciamento das lojas de conveniência, na gestão de redes de postos e contribui com a redução de custos com infraestrutura de TI;
- Sistema para gestão financeira: um sistema financeiro facilita a gestão diária e oferece um alto grau de automatização de processos, traduzindo em ganho de tempo e capital para investimento em melhoria na gestão estratégica do posto;
- Sistema para conciliação de cartões: este sistema permite que a gestão das vendas e recebimentos em cartões seja feita de forma automática. Além disso, verifica se os valores das vendas entraram na conta bancária do posto no prazo e valor certo, confirma os pagamentos previstos e realizados, notifica divergências nas transações e nos depósitos que possam causar perdas financeiras, mostra qual operadora oferece melhor condição e taxas para antecipações, informa todas as solicitações de estornos dos clientes, disponibiliza, em tempo real, informações úteis para a gestão, por meio de gráficos e relatórios com os mais diversos cruzamentos, de acordo com a necessidade e também auxilia na identificação de fraudes, bastante comuns em postos de combustíveis.
Segurança em primeiro lugar: evite fraudes no seu posto de gasolina com o sistema certo
De acordo com o Portal G1, postos de gasolina têm prejuízos de R$ 300 mil com golpes utilizando máquinas de cartão.
Por isso, uma das primeiras coisas a ser levada em consideração na escolha do melhor sistema para o seu posto de combustível é a segurança.
Afinal, você precisa ter o controle total sobre todas as informações da empresa, a fim de evitar erros, divergências e, principalmente, fraudes envolvendo as máquinas POS.
O golpe da máquina de cartão, por exemplo, é bastante comum em postos e pode causar graves danos no financeiro da empresa.
Imagine só um posto onde não há um controle adequado desta vendas. É fácil ocorrer uma fraude e isso passar totalmente despercebido aos olhos dos gestores e do dono da empresa.
Portanto, além de ficar de olho nas máquinas POS e orientar os frentistas e funcionários da loja de conveniência a ficarem atentos, adotar um sistema conciliador de cartões é uma excelente maneira de identificar golpes que possam causar perdas financeiras.
Já existem sistemas de conciliação de cartões no mercado que auxiliam no monitoramento de fraudes e controle total do fluxo de vendas.
Desta forma, você consegue saber se houve uma fraude antes que o prejuízo torne-se maior.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler também Golpes mais comuns em máquina de cartão: aprenda como se proteger. Boa leitura!
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter