Como o Método Boavista de Conciliação funciona no e-Extrato Card
O Método de Conciliação da Boavista (MBC) é uma maneira previsível e escalável de direcionar os nossos clientes a alcançarem os melhores resultados e avançarem no melhor uso do conciliador e-Extrato Card, seguindo um rumo de sucesso.
Este método vem sendo aprimorado pelos nossos consultores ao longo dos anos com base na experiência real de grandes empresas brasileiras e é trabalhado diariamente com os nossos clientes ao utilizar o conciliador.
Confira a seguir o funcionamento do MBC no e-Extrato Card e como este método potencializa a gestão financeira dos nossos clientes:
Criar processos bem estruturados ajuda no desenvolvimento financeiro
A gestão de processos facilita, aos profissionais da área financeira, trabalhar de forma padronizada na rotina de trabalho, proporcionando soluções mais eficientes para os problemas do dia a dia.
De forma geral, isso significa que desenvolver processos internos bem estruturados garante o aumento da produtividade dos profissionais.
Mas não se esqueça que isso precisa se tornar parte da cultura da empresa. Portanto, depende de um trabalho constante de treinamento e alinhamento para ter certeza que toda a equipe aderiu às práticas implementadas.
Portanto, o gestor financeiro precisa refletir como conseguir melhorar os processo internos e trabalhar de maneira eficiente, em menos tempo, com menor custo e com equipes menos estressadas?
Ainda mais se tratando de uma área que possui muitos dados para tratar e muitos problemas constantes, como é a financeira.
Método de Conciliação Boavista: o método que pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso financeiro
Quando se define um método é possível acompanhar os resultados e avaliar o que realmente está dando certo ou o que precisa ser corrigido para manter a saúde financeira da empresa.
Desta forma, é possível definir qual o melhor caminho para alcançar o sucesso da sua empresa.
O Método de Conciliação Boavista foi desenvolvido a partir de um estudo da trajetória e histórico de empresas de todo o Brasil e aplicado diariamente no conciliador e-Extrato Card para atingir o sucesso dos nossos clientes.
Mas afinal, como funciona o método de conciliação no e-Extrato Card?
O método de conciliação é dividido em 4 etapas que fornecem as melhores práticas para contribuir com a evolução de uso no conciliador e-Extrato Card.
Aconselhamos aos nossos clientes que trabalhem as 4 etapas na ordem que foram estruturadas para que consigam extrair o melhor da sua conciliação de cartões e atingir o sucesso financeiro.
As fases trabalhadas no e-Extrato Card são:
Etapa 1: Consolidação das Vendas e Recebíveis
Nesta etapa acontece a consolidação das informações financeiras, de forma que elas fiquem organizadas antes do processo de conciliação de cartões em si.
Esta etapa ocorre na Boavista Tecnologia – não sendo necessário o trabalho operacional do cliente – onde os nossos consultores ficam responsáveis em organizar todos os dados de vendas e recebimentos para que a conciliação ocorra de forma automática e sem dor de cabeça
O que fazer nesta etapa:
- o início do processo de conciliação de cartões sempre ocorre no dia seguinte à venda, pois é quando as operadoras disponibilizam os arquivos das transações das vendas;
- cada operadora possui um horário limite para fechar os lotes das vendas, então todas as vendas realizadas até este horário só são disponibilizadas um dia depois;
- temos um time responsável por avaliar erros na inclusão desses arquivos e interagir com operadoras, bancos e ERPs.
Etapa 2: Gestão das Vendas
A partir deste ponto o cliente começar a atuar diretamente com o conciliador e-Extrato Card.
Nesta etapa, é onde o cliente irá confrontar as informações entre as vendas realizadas com cartões registradas pelas operadoras e pela empresa.
É recomendado confrontar essas informações três dias após a venda, pois antes disso as operadoras ainda estão disponibilizando os extratos das transações, como mencionado na etapa anterior.
Na Gestão das Vendas, o cliente consegue identificar se há diferenças entre as informações que estão no ERP e as informações que estão na operadora, possibilitando realizar a correção de erros antes que ele cause perdas financeiras e afete a saúde do negócio.
O que fazer nesta etapa:
- nesta etapa, os clientes podem utilizar as informações já conciliadas para realizar ajustes nas operadoras, bandeiras, valores de vendas, números de parcelas e agendamento de recebíveis no ERP;
- na Gestão das Vendas também é possível identificar os cancelamentos e atuar nos avisos de chargebacks;
- também são identificadas as transações duplicadas ocorridas na empresa;
- por fim, nesta etapa também é realizada a auditoria das tarifas que foram acordadas entre a empresa e a operadora, evitando cobranças indevidas.
Finalizada esta etapa, o cliente deve partir para a próxima.
Etapa 3: Gestão dos Recebíveis
Após finalizar a etapa anterior, é o momento para começar a etapa de Gestão dos Recebíveis dentro do conciliador e-Extrato Card.
Este ponto é essencial para gerenciar o processo de antecipação de cartão, controlar as parcelas em aberto e conciliar a carta de circularização.
O que fazer nesta etapa:
- realizar a gestão diária das divergências encontradas nos recebimentos de valores que são notificadas no dashboard e-Extrato Card;
- identificar valores diferentes no recebimentos das vendas em cartões que são processados em conjunto com os registros de vendas das operadoras e creditados na conta bancária da empresa;
- nesta etapa também é monitorada as tarifas aplicadas nos lotes/parcelas de vendas antecipadas. O conciliador e-Extrato Card é capaz de fazer o controle e identificação de erros automaticamente, mas o usuário precisa atentar-se aos erros e realizar as correções necessárias junto às operadoras;
- por fim, nesta etapa também é feita a conciliação da Carta de Circularização, para que ela possa ser devidamente utilizada.
Após a etapa de Gestão de Recebíveis, o cliente pode seguir para a última etapa.
Etapa 4: Gestão Financeira
Na última etapa, o cliente precisa realizar a conciliação bancária. Ou seja, se certificar de que as ordens de pagamentos expedidas pelas operadoras, realmente se transformaram em depósitos nas contas bancárias da empresa.
O conciliador e-Extrato Card organiza as informações necessárias para que o cliente consiga facilmente entender quais são os valores brutos de vendas, tarifas e ajustes e se eles foram creditados corretamente na conta bancária da empresa.
Veja mais detalhes sobre o Método Boavista de Conciliação neste post.
Por que adotar esse método de conciliação?
Para quem está automatizando o processo de conciliação de cartões, o MBC pode ser a referência que faltava para potencializar o processo de gestão financeira da sua empresa.
A escalabilidade do setor financeiro geralmente é comprometida pela falta de estruturação e de processos. Pensando nisso, o MBC foi desenvolvido para contribuir na estruturação e equilíbrio da gestão de cartões para a evolução e alcance do sucesso financeiro da empresa.
Além disso, MBC no e-Extrato Card, quando trabalhado corretamente, contribui para a evolução contínua através de um caminho lógico e o passo a passo detalhado das atividades que devem ser realizadas.
Conheça a nossa solução e-Extrato Card
Agora que você já entende o que é e como funciona o método de conciliação no e-Extrato Card, aproveite este momento para conhecer o conciliador e as principais vantagens para a sua empresa.
Dentre os benefícios em adotar a nossa solução, está:
- gestão de cartões completa e automatizada;
- auxílio nas principais tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo;
- consultoria contínua e personalizada em prol do sucesso do cliente;
- e, além disso, uma gestão financeira sem dor de cabeça.
Conheça o conciliador e-Extrato Card sem compromisso, agende uma demonstração online.
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