VAN bancária | Blog da Boavista

VAN bancária: o que é e a importância dela na transferência de arquivos

A VAN bancária é uma tecnologia que está em constante desenvolvimento. Ela é responsável por estabelecer um canal de comunicação eficiente entre empresas e instituições financeiras em tempo real. Em um ambiente corporativo no qual as empresas precisam ser eficientes e dinâmicas, a gestão de várias contas bancárias simultaneamente não pode ser feita de maneira manual ou demorada.

Nesse sentido, a VAN se coloca como a tecnologia responsável por centralizar as transações e realizar o intercâmbio entre as empresas e seus agentes bancários de maneira ágil, precisa e segura, agregando grande valor à rotina diária do trabalho das equipes financeiras de empreendimentos de todos os portes e diferentes modelos de negócio.

Quer entender qual a importância dessa tecnologia de transferência de arquivos? Leia o texto até o final!

O que é VAN bancária?

VAN, ou Value Added Network (ou Rede de Valor Agregado, em tradução livre), funciona como uma ferramenta com fluxo de mão dupla, administrando diversos canais bancários de maneira unificada.

Usando a VAN como canal de comunicação segura, as empresas conseguem receber e enviar instantaneamente arquivos de vendas, recebimentos e pagamentos para bancos e outros agentes financeiros, tornando esses processos  mais seguros e confiáveis.

Empresas que não utilizam essa tecnologia tendem a consumir uma maior força de trabalho da sua equipe financeira, apenas para operacionalizar as transações e transmissões de dados, o que torna a gestão econômica algo oneroso. Com o uso desta ferramenta, a empresa economiza tempo e dinheiro em ações repetitivas, poupando a força de trabalho para operar na inteligência dos negócios.

Para que possamos ter uma noção de como a VAN é uma ferramenta importante para a rotina dos processos financeiros de uma empresa, faremos uma comparação entre as etapas necessárias para se realizar a mesma ação – com e sem a ferramenta.

Sem VAN Bancária

  • Setor financeiro faz a emissão de faturas e notas fiscais;
  • Setor financeiro recebe do ERP as transações das notas fiscais emitidas ou alimenta contas a serem recebidas;
  • Faz a geração da remessa bancária;
  • Importa a remessa gerada ou gera os boletos de pagamento através do internet banking;
  • Extrai comprovantes de pagamento e arquivos de retorno na conciliação dos dados;
  • Faz manualmente a baixa das transações no sistema da empresa;
  • Realiza a cobrança de inadimplentes e demais ações de gestão;

Com VAN Bancária

  • Setor financeiro realiza os dois primeiros passos mencionados no item anterior;
  • Van Bancária entra em operação e realiza as demais ações automaticamente: envios e recebimentos aos bancos; baixa e conciliação dos documentos, boletos e faturas.

Transmissão de dados financeiros de forma segura

Note como a Van Bancária facilita o trabalho do setor financeiro do empreendimento. Essa diferença operacional age diretamente para reduzir os custos administrativos da empresa e proporcionar melhores resultados.

O e-Extrato Card é o conciliador de cartões mais completo do mercado e utiliza a tecnologia da VAN. Através dessas redes, associada à criptografia dos dados, o software consegue integrar os arquivos das contas bancárias de sua empresa, das operadores de cartões de crédito e débito e também os dados dos sistemas ERP utilizados pelo seu negócio.

É muito comum que as empresas de varejo realizem vendas através de uma ou mais máquinas de cartão, às vezes de operadoras diferentes, além de utilizar mais de uma conta bancária para movimentar as finanças da empresa. Diante desse cenário, é muito fácil cometer erros manuais, duplicar o registro de operações equivocadamente, não realizar operações necessárias ou se desorganizar diante de tantas transações.

É por isso que a VAN bancária facilita, automatiza e otimiza a troca de informações entre o seu negócio e as diferentes instituições bancárias com as quais a sua empresa se relaciona diariamente.

Zerar a ocorrência de falhas humanas

Dentre os erros que podem ser evitados utilizando-se da tecnologia da Van Bancária, os mais comuns são: baixas indevidas; perda ou extravio de documentos financeiros importantes; erros na conciliação dos dados bancários, entre outros problemas que podem causar imprevistos para a sua empresa, além de lentidão e retrabalho para a sua equipe financeira em caso de falhas.

Erros humanos são incidentes que costumam custar muito caro às empresas, não apenas no que diz respeito a dinheiro, mas também na credibilidade de um negócio junto a clientes e fornecedores.

De maneira geral, utilizar um sistema com Van Bancária facilita e otimiza a relação das empresas com os bancos, com adquirentes e também com fornecedores, pois esta tecnologia unifica os códigos utilizados por cada um destes agentes em uma mesma interface simples de usar.

Além disso, os dados financeiros da empresa são de fundamental importância e, por isso, precisam ser disponibilizados e trafegados em um ambiente virtual completamente seguro para evitar ataques, roubos de dados ou fraudes. Nesse sentido, a VAN também utiliza criptografia para evitar que invasores consigam acesso aos dados dos bancos e dos clientes que utilizam esta solução.

Para saber mais sobre esta solução e mais dicas sobre gestão de negócio, assine a nossa newsletter! Não deixe de ler também o nosso conteúdo sobre conciliação bancária!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais