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O que é seller? Saiba como ter sucesso em marketplaces

Cerca de 78% das vendas on-line no Brasil aconteceram em marketplace, segundo dados do relatório Webshoppers da Ebit e Nielsen. Você sabia que esses consumidores também podem ser seus clientes? O que acha de ir até eles? Sendo um seller, você pode estar onde eles estão.

Descubra o que é seller e saiba quais estratégias adotar para ter sucesso no marketplace!

O que é seller?

Essa é denominação de cada vendedor que comercializa em marketplaces. Ele é como uma loja dentro de shoppings virtuais de venda direta ao consumidor, que são plataformas online conhecidas como marketplace.

Um marketplace é um site que reúne diferentes lojistas. Ele fornece seu espaço virtual para a exposição dos produtos à venda e os sellers pagam um valor estabelecido em contrato para usufruir desse espaço, como se fosse um aluguel.

Apesar de a estrutura da loja virtual ser fornecida pelo marketplace, o seller é o responsável por todos os processos operacionais e logísticos das vendas.

É esse personagem quem define os preços, gerencia os produtos, o estoque, os pedidos, o frete e a área fiscal. Ele segue sendo o gestor, estabelecendo as próprias estratégias comerciais e controlando o próprio lucro.

Quais as vantagens de ser um seller?

Marketplaces costumam ser plataformas com nomes conhecidos, que já possuem bastante clientes e já conquistaram a confiança do público consumidor. Ao estabelecer seu comércio em um marketplace, o seller pode se beneficiar dessa estrutura de sucesso.

Dessa forma, o seller ganha uma espécie de grande vitrine para os seus produtos e continua tendo sua autonomia de comerciante.

Uma grande vantagem de ser um seller é a possibilidade de iniciar no marketplace com investimento controlado. Você só paga ao marketplace uma comissão sobre o produto vendido. Assim, é possível não correr o risco de investir sem saber se vai ter retorno financeiro.

Tornar-se um seller pode ser vantajoso para quem tem uma loja física e quer se estabelecer no setor online. O marketplace fornece tudo o que é necessário para a venda online e o seller não precisa se preocupar com os custos de criação e manutenção de um e-commerce (uma loja virtual).

Mas isso não quer dizer que quem já tem e-commerce não pode ter benefícios se estabelecendo no marketplace. Um seller pode usufruir da confiança e da visibilidade conquistada pelo marketplace escolhido, o que possibilita a aquisição de novos clientes.

Fabricantes e distribuidores também podem se favorecer sendo sellers. Essas empresas podem se inserir no modo Business to Consumer (B2C), que é a venda direta ao consumidor, por meio do marketplace.

Com isso, é possível aproximar-se do cliente final, conhecê-lo melhor e atender mais efetivamente às suas expectativas.

Essa inserção no B2C é interessante para que distribuidores e fabricantes possam ampliar seus negócios. Sendo sellers, esses comerciantes podem manter seus clientes já conquistados e ter um público diferente no mercado online.

Como ter uma estratégia de sucesso

Inserir-se no marketplace é adotar uma visão global de negócios e, geralmente, uma estratégia multicanal. Tomar essa iniciativa é acompanhar as configurações inovadoras no universo atual e é preciso estar preparado para fazer uma boa gestão em sintonia com elas.

Deve-se estar pronto, também, para atender ao aumento da demanda, para um maior alcance de clientes e dar atenção a todos os pedidos, entregando qualidade e cumprindo prazos.

Para isso, ter uma estratégia bem definida é essencial para obter sucesso no marketplace. Conheça a seguir as estratégias fundamentais para esse sucesso.

Escolha o marketplace adequado

É preciso analisar se um marketplace é compatível com a sua estratégia antes de escolhê-lo e saber se é preferível escolher um só ou mais de um.

Para isso, é necessário avaliar a confiança que o marketplace possui no mercado, qual o público-alvo consolidado pelo marketplace em questão e avaliar se ele é o mesmo o público que você quer alcançar.

Deve-se ter em mente que cada marketplace tem um modelo específico e que são necessários requisitos e estratégias diferentes para cada um.

Um marketplace tem formas próprias de cadastrar produtos e informações, por isso é importante estar atento a cada especificidade – para padronizar os detalhes e entregar tudo o que é necessário para que os clientes tenham o que precisam – e fornecer ofertas atrativas.

Planeje com base em dados

Acompanhar relatórios com os dados de venda, sabendo as regiões para onde mais se vende, quais produtos vendem mais e qual tipo de oferta atinge mais efetivamente o consumidor, é uma atividade essencial para ter uma boa estratégia.

O importante é manter uma visão global, gerenciando com atenção cada fluxo específico do seu negócio para poder atender ao todo.

Escolher uma integradora pode ser útil se você optou por adotar uma estratégia multicanal.

Uma integradora é um software que permite a integração de contas de diferentes canais em um mesmo lugar. Ela conecta os canais e automatiza as operações do seu negócio, como a postagem de produtos. Assim, não é necessário atualizar cada plataforma individualmente.

Para quem tem um e-commerce próprio ou vende em mais de um marketplace, a integradora une as informações de vendas em um mesmo lugar, como os dados que te permitem conhecer seu público, facilitando o gerenciamento das análises que devem nortear as estratégias comerciais.

Entenda seu público

É muito importante conhecer o próprio público e estar em sintonia com o marketplace escolhido. Somente assim é possível definir ações eficazes e fazer os investimentos necessários.

O investimento em marketing é essencial se você espera um grande crescimento do seu negócio por meio do marketplace. Apesar de usufruir de uma estrutura com marcas renomadas, um seller compete com muitos sellers e precisa se destacar para obter a atenção do cliente.

Portanto, analisar dados e conhecer as especificidades do mercado online é fundamental para que o público e a demanda sejam identificados e atendidos. Dessa forma, você diferencia sua marca e se torna a escolha do cliente.

Agora que você sabe o que é seller, que tal conhecer essas especificidades do comércio online? Baixe o e-book Mundo Financeiro de 2021.

Com ele, você fica por dentro dos novos modelos de negócios e sintonizado com o universo atual. Assim você fica ainda mais preparado para definir a melhor estratégia online para o seu negócio e se tornar um seller de sucesso!

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