Black Friday 2023: 6 estratégias para se preparar - Blog Boavista Black Friday 2023: 6 estratégias para se preparar - Blog Boavista

Black Friday 2023: 6 estratégias para se preparar corretamente

A Black Friday 2023 promete ser especial e com altas expectativas no varejo. Com a consolidação das compras presenciais e o crescimento contínuo do e-commerce, a gestão financeira para empresas se torna ainda mais vital.

Por isso, o já esperado aumento de vendas, com consumidores procurando ofertas e marketplaces buscando impulsionar suas plataformas, há cuidados a serem tomados. Confira quais e como preparar o seu negócio para uma das datas mais aguardadas do ano.

Black Friday 2023: quais as expectativas para este ano?

Primeiramente, sabemos que o cenário de compras é impactado pela economia nacional. A consultoria financeira se torna uma aliada poderosa para navegar pelas complexidades financeiras e garantir uma conciliação bancária eficiente.

Assim, reabertura consolidada de shoppings e comércios e o crescimento do e-commerce destacam a necessidade de uma gestão de recebíveis eficaz.

Com mais de três anos de hábito, o consumidor desenvolveu gosto e percebeu a facilidade no consumo de produtos online. Lojas virtuais, por exemplo, apresentaram aumento expressivo nos últimos dois anos.

Além disso, a situação econômica nacional tem apresentado leve melhora, com aumento tímido do PIB e queda do IPCA nos últimos meses. Apesar da alta taxa Selic, o consumo tem apresentado alta ao longo do ano.

O que prestar atenção na Gestão Financeira nesta época

Porém, são necessários alguns pontos de atenção para o lojista durante a Black Friday, que estão diretamente relacionados à experiência de compra e ao atendimento de expectativas dos clientes. Para isso, a gestão financeira para empresas e a conciliação de cartões são essenciais.

Em 2023, o comprador tem a opção da loja física e, por essa razão, o e-commerce precisa ganhar no quesito qualidade e entrega de valor.

Assim, fique atento aos seguintes pontos:

  • Facilidade de uso da plataforma de compras;
  • Anúncios claros de produtos;
  • Aproveitamento das oportunidades;
  • Preparo para o pré-Black Friday.

Entenda mais sobre cada um deles abaixo:

Facilidade de uso

Um site ou e-commerce atrativo, fácil de usar e com informações claras é essencial para conseguir realizar uma boa venda. O site ou aplicativo apresentado será a cara do seu negócio. Quanto mais atrativo e acessível ao cliente, mais confiança ele irá passar.

Para conseguir isso, trabalhe com experiência do usuário e design centrado na facilidade de compras. Caso não possa investir em uma solução própria, use alguma das plataformas disponíveis no mercado.

Anúncios claros

Quando você cria o seu anúncio – seja em marketplace, seja em e-commerce próprio – é importante se atentar para as informações que os clientes procuram ao querer comprar o produto. 

De voltagem à gramatura, passando por composição química até detalhes de fabricante, cada produto possui suas peculiaridades. Cabe ao vendedor conhecê-las e apresentá-las corretamente ao consumidor.

Oportunidades

Muitos portais, sites e marketplaces criam ofertas especiais para faturar durante o “esquenta” – que dura algumas semanas – até a data da Black Friday. Ficar antenado a essas oportunidades será o diferencial para você conseguir alavancar ainda mais as suas vendas. 

Mas fique atento: lembre-se de levar em consideração os valores reais do produto, para não acabar oferecendo ofertas falsas. Isso pode trazer avaliações ruins para o seu negócio e afastar consumidores. 

Preparo Pré-Black Friday

O Pré-Black Friday – a semana que antecede a data – já é visto como um clima de “esquenta” por parte dos compradores. Nele há oportunidades de fazer testes, experimentar metas e tecnologias e avaliar a temperatura geral do mercado.

Nele você também pode expor produtos específicos que não necessariamente seriam sua curva A para conseguir mais clientes.

Além disso, uma boa gestão financeira é fundamental para garantir que o negócio esteja pronto para o aumento do volume de vendas, desde o controle do fluxo de caixa, antecipações com as operadoras ou até mesmo problemas e fraudes que processos manuais estão suscetíveis.

Aqui vale a pena se preparar com as 6 estratégias que separamos abaixo para você.

Saiba como se preparar da melhor maneira para a Black Friday 2023

Mantendo os pontos acima em mente, lembre-se de que há duas frentes de atenção durante uma Black Friday. O produto e o cliente. Vamos ver como lidar com cada uma.

Separe os melhores produtos

Produtos de curva A são sempre os mais indicados para serem negociados na Black Friday. Pensem em estratégias de vinculá-los a produtos de curvas menores. Assim, a ocasião – que aumenta as vendas – vai fazer seu melhor produto indicar outras mercadorias. Com isso você consegue aumentar o LTV de seus clientes.

Aproveite ocasiões como as semanas que antecedem a Black Friday para dar maior divulgação aos seus produtos de curva B e C. Esses produtos precisam começar a cair no gosto do povo. Enquanto isso, você diminui a divulgação de produtos de curva A para:

  1. Aumentar seu estoque na Black Friday
  2. Aumentar o reconhecimento dos demais produtos

Deixe o estoque preparado

Ninguém quer perder oportunidades. Nem mesmo o vendedor. Por isso, garanta que seu estoque estará pronto para lidar com um aumento de até 50% nas vendas – em um cenário moderado. 

Preparar o estoque envolve, ainda, deixá-lo à disposição e pronto para ser manuseado. Esse aspecto tem que estar alinhado com o próximo ponto:

Dê foco à expedição

Produtos enviados e entregues no menor intervalo de tempo aumentam muito o volume de compras. Por isso, expedição é a palavra de ordem. Monte cronogramas e treine suas equipes de despacho para aumentar a velocidade de entrega. Tempo é crucial para quem vende online.

Além dos cronogramas e treinamentos, deixe também os produtos em uma linha de produção para expedição. Deixar uma área da sua loja ou fábrica para empacotamento dos pedidos especialmente dedicada à Black Friday – com mais funcionários ou com maior área – também faz diferença.

Invista na divulgação

A divulgação de seus produtos precisa começar antes da Black Friday 2023. Ela deve vir acompanhada do valor dos produtos, para que o cliente seja capaz de fazer o comparativo e se convença de adotar o novo preço. Nesse período, você pode utilizar ferramentas como ads virtuais, live commerce ou outras ferramentas de marketing digital para criar o awareness.

O Awareness, ou percepção da marca, é essencial para aumentar o poder do marketing boca a boca dos seus clientes. Ele pode ser feito por meio de ações tradicionais ou alternativas, como o marketing de influenciadores, por exemplo.

Diversifique seus canais de venda

Se você vai pescar uma vez ao mês, a sua chance de pegar um peixe é menor do que se você for todo dia. Por isso, diversificar os canais de venda – as oportunidades que você tem de pescar – é uma opção forte para quem quer impulsionar sua presença no mercado.

Essa diversificação funciona de várias formas. Marketplaces, lojas virtuais, e-commerces, afiliados, franquias, loja física… E em meio a tantas formas, há um outro ponto a se considerar.

Unifique os meios de recebimento

Com diversas plataformas de pagamento, diversos canais de venda, torna-se essencial você unificar os meios de recebimento para garantir que o esforço vire lucro. E para isso é importante trabalhar com plataformas ou soluções tecnológicas que unifiquem esses meios.

Algumas ferramentas de conciliação de meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, vouchers, Pix, Extrato Card, funcionam nesse sentido. Vale estudar uma dessas soluções para te deixar focado no que realmente importa: vender.

Conheça a Boavista Tecnologia 

Com mais de 30 anos no mercado, a Boavista tem a expertise para auxiliar seu negócio na gestão de múltiplos meios de pagamento e também em grandes movimentações financeiras. A parceira ideal para consultoria financeira, conciliação bancária e gestão de recebíveis.

Referência no setor, a Boavista Tecnologia também atua cumprindo regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, com protocolos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre as soluções oferecidas, a empresa conta com o Extrato Card, que centraliza o controle de vendas em meios de pagamento em uma única plataforma, da compra até o repasse às contas bancárias, ideal para grandes fluxos. Além disso, audita as taxas acordadas com as operadoras, evitando cobranças indevidas.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre o Extrato Card, a solução ideal para controlar e centralizar suas vendas de forma fácil e automática. 

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