Pagamento recorrente: como usar cartões para fidelizar clientes
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Credito (Abecs), R$ 1,84 trilhões foram movimentados no País em 2019. Isso se deve, em parte, por essa ser uma das formas mais eficazes que empresas encontraram para auxiliar as compras de seus clientes.
Claro que o mercado buscou formas de aproveitar ainda mais o crescimento da utilização desse meio de pagamento.
Dessa maneira, o pagamento recorrente surgiu como uma ótima maneira de fidelizar consumidores e ampliar o lucro para a corporação. Leia o artigo até o final e entenda melhor!
O que é pagamento recorrente?
Toda forma de transação que é feita de maneira regular, segura e automática pode ser considerada como pagamento recorrente. Ocorre da seguinte forma: na primeira cobrança, o comprador autoriza e o restante são realizadas nos mesmos termos.
O pagamento recorrente acontecerá até o momento em que o comprador decidir cancelar o serviço ou o produto, ou então, até que o prazo determinado tenha, de fato, expirado. Mesmo que o débito automático seja uma das formas mais populares de realizar esse tipo de pagamento, é possível também utilizar cartões de crédito.
Além disso, é importante frisar a imensa importância de adquirir a novos meios de pagamento. Oferecer ao consumidor uma opção diferenciada pode garantir um alto índice de satisfação.
Diferença entre parcelamento e pagamento recorrente
É comum existir dúvidas em relação ao pagamento recorrente e o pagamento parcelado. De fato, os dois apresentam similaridades muito próximas, mas, ainda assim, não são a mesma coisa.
Como dito anteriormente, o pagamento recorrente trabalha, sim, com a opção de cartões de crédito. Porém, a transação é feita de forma automática no cartão de crédito do cliente. Logo, não há a necessidade do cliente se deslocar até o estabelecimento para realizar uma nova transação na data de vencimento desejada.
Caso a compra tenha sido pela internet, não é necessário inserir os dados de cartão em todas as cobranças, além de o limite do cartão não ser comprometido.
Já na modalidade de pagamento parcelado tradicional, os valores são divididos em parcelas de valores fixos e mensais, geralmente. Além disso, pode conter juros ou não. De qualquer forma, é um pagamento mais utilizado para produtos de custos elevados.
Pagamento recorrente com cartões
A fidelização de clientes ao oferecer o pagamento recorrente com cartões pode aumentar significativamente. O motivo é que, como dito anteriormente, o limite total cartão do cliente não é tomado, já que somente uma parte do pagamento é descontado.
Além do cartão de crédito, o pagamento recorrente também pode ser feito na modalidade de débito em conta. Os dois são muito semelhantes, a diferença é que a cobrança é feita através de débito. Porém, ainda assim, se mantém a mesma característica de ser descontada todos os meses na data desejada.
Maiores vantagens do pagamento recorrente
A partir do momento que o pagamento recorrente com cartões é implementado, a fidelização de clientes é somente o início de tantos benefícios. Entre eles, também pode-se citar:
- Inovação;
- Automação;
- Praticidade;
- Diversidade na forma de pagamento; entre outros.
Optar por serviços diferenciados, assim como o pagamento recorrente, é uma ótima alternativa de se manter competitivo no mercado.
Interessado em receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter!
