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Black Friday nos supermercados: confira 5 dicas para bombar nas vendas

marketing 23/11/2020

O último grande evento do ano para o comércio antes do Natal está chegando: a Black Friday! Cada vez mais presente no varejo brasileiro, a Black Friday nos supermercados pode ser uma grande oportunidade de aumentar as vendas, desde que seja trabalhada da maneira certa.

A seguir, entenda melhor o que é essa data comercial e o que você pode fazer para ter o êxito esperado para o seu supermercado.

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma tradição inicialmente americana, que começou a ser chamada assim em meados da década de 1990. Originalmente, a data marcava o início do período de compras para o Natal e acontecia após o Dia de Ação de Graças, feriado dos EUA que ocorre na quarta quinta-feira de novembro.

Em 2010, o termo chegou por aqui. A partir de então, as lojas, principalmente as grandes varejistas, começaram a oferecer descontos e promoções nessa data. Não demorou para que isso se espalhasse e, agora, ganhasse adeptos de todos os portes tanto no comércio físico quanto no e-commerce.

Qual o impacto da Black Friday na economia?

A Black Friday é um momento importante, pois é a grande chance de esquentar a economia e mantê-la assim até o Natal. No ano passado, só o comércio eletrônico foi responsável por movimentar 3,2 bilhões de reais durante o evento.

Neste ano, por conta da pandemia, especialistas já cravam que ela tenderá a ser mais digital do que nunca, no entanto o crescimento no varejo físico pode acontecer, mesmo que de forma tímida. Por isso, tecer as estratégias mais interessantes é o que importa.

Essa é uma data que aposta mais no volume de vendas do que no alto valor. Portanto, é preciso saber dosar muito bem as coisas, para garantir que será um dia de aumentar os lucros, e não diminui-los.

5 dicas para a Black Friday nos supermercados valer a pena

Os supermercados foram um dos poucos setores que não pararam com a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no acumulado do ano, houve um incremento de 6,8% de vendas em relação ao mesmo período de 2019.

Mas isso não significa que se pode deixar a peteca cair. Com a crise econômica, todos os setores estão precisando dar uma sacudida nos seus lucros. Justamente por isso, as empresas estarão buscando meios de, mais que se manter, retomar o crescimento, e aplicar também a Black Friday nos supermercados é uma estratégia para não ir na contramão.

Assim, para que o seu mercado tenha uma posição de destaque na sua cidade, você precisa seguir as dicas que vamos passar a seguir. Elas vão te ajudar a fazer uma Black Friday ainda melhor.

1. Defina seus objetivos

Uma das palavras-chave da Black Friday nos supermercados precisa ser preparação. Não é uma coisa que você decide na quinta-feira, nem mesmo na primeira semana de novembro. Precisa ser planejado com bastante antecedência, desde os detalhes de divulgação até quais serão as promoções utilizadas.

Parte desse planejamento deve ser decidir os objetivos que você quer atingir na Black Friday. O mais óbvio, claro, é aumentar o número das suas vendas. Porém, você também pode focar em produtos que não tenham muita saída, conquistar novos clientes, aumentar engajamento nas suas redes sociais…

É possível conseguir vários resultados, desde que você saiba o que está buscando e desenvolva suas estratégias de acordo com o que precisa.

2. Aposte nos descontos

O que as pessoas mais buscam na Black Friday são descontos expressivos. Então, trate de oferecê-los no seu mercado, especialmente em produtos que são naturalmente mais caros.

Porém, tome cuidado. Para algumas pessoas, a Black Friday tem fama de ser recheada de descontos falsos, e isso pode dar uma imagem negativa ao seu supermercado.

Traga descontos reais e faça bastante propaganda em cima deles. Com isso, você conseguirá um alto volume de vendas. Para que não fique no prejuízo, não se esqueça de negociar com seu fornecedor e tentar conseguir os insumos por um preço mais justo.

3. Diversifique os meios de pagamentos

Hoje em dia, oferecer facilidades é essencial para se destacar em qualquer linha de comércio. Com supermercados, não é diferente. Você precisa aceitar os mais diferentes métodos de pagamento se quiser conquistar novos clientes e garantir os números expressivos da Black Friday.

É importante você estar por dentro da última novidade, que é o Pix, o novo sistema de pagamentos mais prático e rápido. Pela novidade e praticidade, a tendência é que os clientes estejam inclinados a utilizarem esse novo sistema. Portanto, corra atrás para não ficar de fora.

Vale lembrar também a adesão às carteiras digitais, que estão crescendo também pela praticidade e, em muitos casos, por oferecer vantagens para os clientes.

4. Não se esqueça da divulgação

Grande parte do destaque da Black Friday vem de boas ações de divulgação. Você pode ver que grandes lojas, como a Magazine Luiza e a Fast Shop, apostaram em ações inovadoras para atrair ainda mais clientes para a sua Black Friday.

A Black Friday nos supermercados pode também ser magistral se contar com uma boa estratégia de marketing. Divulgue nas suas redes sociais os descontos que você pretende dar. Faça também ‘esquentas’, com promoções, em preparação para a sexta-feira. Faça com que o consumidor sinta que comprar no seu estabelecimento é mais vantajoso.

5. Conte com a tecnologia

Não só na Black Friday, mas em todos os momentos, a tecnologia é a sua melhor amiga. Para o dia de vendas, aposte nas suas redes sociais e em tecnologias de pagamento. Além disso, se você ainda não tem e-commerce, não perca tempo.

Essa ferramenta se tornou indispensável atualmente, principalmente levando em conta a mudança de comportamento durante o isolamento social rígido, quando as pessoas eram orientadas a não saírem de casa. Foi o e-commerce que fez muitos supermercados lidarem com a queda no número de clientes.

Além disso, a Black Friday nos supermercados significa também um aumento no volume de vendas. Se você ainda não investiu em uma ferramenta de conciliação, está na hora de fazer isso.

Considere que, caso seu supermercado tenha uma loja virtual, com o aumento de vendas aumentam também os chargebacks, algo que pode ser tratado de forma adequada com uma ferramenta conciliadora.

O e-Extrato Card permite que você controle todas as vendas, audite as taxas aplicadas pelas operadoras de cartão e tenha um melhor acompanhamento dos cancelamentos, chargebacks e parcelas.

E aí, gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todos os detalhes e novidades desse ramo! Não perca nenhuma notícia, receba tudo no seu e-mail.

 


Tags:automação de processosblack fridayconciliação de vendasvendas
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