Lançamento contábil: como contabilizar antecipação de cartão de crédito?
Os lançamentos contábeis são as descrições detalhadas de cada transação que uma empresa faz. Esses registros contém data, valor, contas envolvidas e a natureza da operação.
Quando falamos de lançamento contábil: antecipação de cartão de crédito é preciso se atentar como contabilizar e fazer um correto lançamento.
Apesar de parecer um procedimento simples, muitas dúvidas podem surgir ao longo desse processo. Então, o que fazer para controlar as vendas e antecipações de cartão de crédito?
É o que vamos entender neste post.
O que é um lançamento contábil?
Em primeiro lugar, lançamento contábil é o registro do fato contábil. É forma como a contabilidade faz o registro de todos os fatos que afetam, ou afetarão, o patrimônio da empresa de alguma forma.
Os lançamentos contábeis podem ser:
- a) de primeira fórmula: envolvem uma conta devedora e outra conta credora;
- b) de segunda fórmula: envolvem uma conta devedora e mais de uma conta credora;
- c) de terceira fórmula: envolvem mais de uma conta devedora e apenas uma credora;
- d) de quarta fórmula: envolvem mais de uma conta credora e mais de uma devedora.
Dessa forma, o cartão de crédito é um meio utilizado para a compra de um bem ou contratação de um serviço. O usuário recebe sua fatura mensal e pode fazer o pagamento do valor total, do mínimo ou alguma quantia intermediária.
Para a empresa, esse é um tipo de venda a prazo, porque o dinheiro não fica disponível automaticamente. Geralmente, isso ocorre após aprovação da administradora do cartão de crédito.
Além disso, há uma taxa sobre o valor de venda, como forma de reembolsar as despesas com serviços e material disponibilizados ao comerciante. O percentual pode variar de acordo com o acréscimo de outros serviços, como o aluguel da máquina.
Confira a seguir como contabilizar as vendas com cartão de crédito:
Registre as vendas realizadas no cartão de crédito
Primeiro: registre as operações de venda, inclusive quando feitas no cartão de crédito.
Como a empresa receberá o dinheiro no futuro e há essa diferença de valores devido às taxas cobradas, uma dica é abrir uma conta contábil no ativo circulante chamada “contas a receber — administradora X”.
Assim, garante-se que o fechamento do caixa será correto, identificando possíveis erros e consequentemente há como saber quanto será recebido no futuro.
Para isso, seja rigoroso nas anotações e informe:
- preço do produto;
- se a venda foi à vista ou a prazo;
- em quantas parcelas;
- e se já foi entregue.
Acrescente ainda os dados do cliente para que, em caso de imprevisto, seja possível contatá-lo no futuro.
Faça relatórios dos valores recebidos pelas operadoras
A operadora do cartão deve repassar um relatório mensal das operações realizadas.
A empresa compara esse documento aos seus próprios registros para aumentar o controle sobre os valores repassados pela empresa.
Essa também é uma maneira de avaliar o desempenho financeiro das vendas, identificar a necessidade de adaptar ou corrigir estratégias de comercialização e cobranças.
Confira os lançamentos diariamente
Caso a empresa ou a operadora cometam erros, eles devem ser identificados rapidamente para evitar furos no caixa.
Uma dica relevante é anotar os lançamentos nos extratos diariamente.
Esse deve ser um compromisso do gestor, a fim de que possa se antecipar ao problema. O resultado é a correção de lançamentos errados, evitando prejuízos.
Ajuste os lançamentos errados
Essa regra acontece após a etapa anterior, porque serve como um complementar ao controle financeiro das vendas por cartão.
Caso identifique a falta ou o erro em um registro, contate a operadora para solicitar a correção.
Afinal, essa medida deve acontececer sempre, inclusive quando o valor parecer pequeno. Lembre-se de que ele pode fazer toda a diferença no final, especialmente se outras falhas acontecerem durante o mês.
Use um sistema de conciliação de cartão de crédito
Um sistema voltado para essa finalidade pode fazer a conciliação de cartões e ainda controlar o recebimento dos valores. Com isso, você evita prejuízos financeiros e garante que todas as parcelas previstas serão liquidadas com as taxas adequadas.
Outras vantagens desse tipo de software são:
- redução do custo operacional com a consolidação e conciliação de vendas;
- recebimento antecipado de informações;
- organização do fluxo financeiro;
- subsídio maior às tomadas de decisão;
- confirmação do pagamento das parcelas.
Aproveite para ler também: Tudo sobre Gestão das Vendas em Cartões para você se tornar um especialista
Fazendo isso na prática
Os valores de cartão de crédito são vistos como vendas a prazo. Por isso, há formas diferentes de fazer a contabilidade: no momento da venda e no recebimento dela.
Veja a seguir um exemplo:
No momento da venda:
D (débito) – Contas a receber, Operadora “X” (Ativo circulante) | R$ 975,00 |
D (débito) – Despesas com Vendas (Conta de Resultado) | R$ 25,00 |
C (crédito) – Receita com vendas (Conta de Resultado) | R$ 1.000,00 |
Nessa operação há a incidência de ICMS, PIS e Cofins, mas esses impostos não são considerados por não serem o foco do artigo.
No recebimento da venda:
D (débito) – Bancos c/movimento (Ativo Circulante) | R$ 975,00 |
C (crédito) – Contas a receber, Operadora “X” (Ativo circulante) | R$ 975,00 |
As operadoras também podem dar às empresas a opção de “antecipar” o recebimento desses valores. Para isso, é cobrada uma taxa nessa operação, além da taxa já cobrada na venda normal.
Como contabilizar antecipação de cartão de crédito?
A taxa cobrada em uma antecipação é calculada a juros simples e aplicada sobre o valor líquido da transação e é proporcional ao tempo em que a parcela está sendo antecipada.
Essa taxa é mensal, mas o cálculo é feito com taxa diária (taxa mensal/30).
Um exemplo: Você fez uma uma venda no valor de R$ 150,00 no cartão de crédito, parcelada em 3x de R$ 50,00 no dia 01/19.
Vamos utilizar, neste exemplo, uma taxa de 4%.
Então, cada parcela terá valor líquido de R$ 50,00 – (0,04 x 50,00) = R$ 48,00. Essa venda, sem antecipação de recebíveis, seria recebida desta forma:
- 01/10: 1ª Parcela = R$ 48,00
- 01/11: 2ª Parcela = R$ 48,00
- 01/12: 3ª Parcela = R$ 48,00
- Total: R$ 144,00
Com a antecipação de recebíveis, essa venda seria recebida desta forma:
- 02/12:
- 1ª Parcela = R$ 48,00 – [(1 x 0,04) x 48,00] = R$ 46,08
- 2ª Parcela = R$ 48,00 – [(2 x 0,04) x 48,00] = R$ 44,16
- 3ª Parcela = R$ 48,00 – [(3 x 0,04) x 48,00] = R$ 42,24
- Total: R$ 132,48
A Antecipação de Cartão é contabilizada no ativo, como conta retificadora, ou no passivo, como acontece com as duplicatas descontadas?
Portanto, as empresas que realizam vendas em cartões e possuem parcelas a receber das operadoras, podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de antecipação de cartão de crédito, a empresa não transfere o risco do cliente não honrar a dívida.
Logo, ao antecipar uma ou mais parcelas, você estará tomando um empréstimo e, caso o cliente não pague, a operadora pode debitar o valor não pago da conta bancária da empresa.
O ideal seria contabilizar o valor recebido pela antecipação como um passivo, assim como acontece com as duplicatas descontadas.
Esperamos que tenha gostado deste artigo!
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