Compre online e retire na loja: tendência no food service

Compre online e retire na loja: tudo sobre essa tendência em ascensão no food service

Facilidade para o cliente e economia para o estabelecimento. O famoso “compre online e retire na loja” ou pick-up in store tem adquirido cada vez mais destaque no comércio online, principalmente entre os consumidores que querem economizar com o frete.

Uma pesquisa recente realizada pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, apontou que, na última Black Friday, os consumidores deram preferência por compras que integram o digital com o meio físico.

Essa modalidade de pick-up in store cresceu 139% em comparação ao mesmo período promocional de 2020. E ainda, o ship from store, que é quando o consumidor faz a compra online e recebe o pedido da loja física mais próxima, teve acréscimo de 44%. 

O interessante é que você pode diversificar a sua cartela de clientes oferecendo muito mais opções de entregas além do delivery.

 Assim como diferentes formas de pagamento, quanto mais canais de retirada você ofertar, maiores são as chances de o consumidor fechar o pedido. 

Compre online e retire na loja: Vantagens para o consumidor e para o varejista

Para ter um negócio de sucesso em 2022 o varejista deve oferecer uma jornada de sucesso completa para o cliente. 

Segundo relatório divulgado pela EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, a expectativa é que o varejo cresça em torno de 3,8% neste ano. 

E você não quer ficar de fora das estatísticas, né!? Por isso, como dito no tópico anterior, opte por mesclar as opções de entrega do seu estabelecimento e tornar as jornadas de compras integradas uma estratégia natural do seu negócio. 


Afinal, sempre surgem novas possibilidades tecnológicas e, para estar em alta no mercado, é de extrema importância que a sua empresa esteja antenada a isso. 


A modalidade de “compre online e retire na loja” traz economia para a sua loja, já que não será necessário ter altos gastos com logística. Confira outros tópicos interessantes que farão você mudar de ideia, caso ainda não tenha adotado essa modalidade:

  • Melhora a experiência de compra do consumidor, pois oferece maior poder de decisão para o cliente e economia com o frete;
  • Oferta uma retirada rápida, isso ocorre porque, enquanto que com o frete, algumas vezes, a entrega pode demorar cerca de 2 dias úteis, com o pick-up in store a retirada ocorre no mesmo dia;
  • Outro ponto de extrema relevância: o pick-up in store possibilita o aumento das suas vendas! A lógica é simples. Quando o cliente vai à loja retirar o produto, ele entra em contato com os demais utensílios ofertados no estabelecimento, gerando assim o desejo de compras não planejadas. 

Modalidade utilizada por grandes marcas

A popularidade do pick-up in store tem se espalhado e essa estratégia já é uma realidade no mercado brasileiro. 


Marcas de diferentes segmentos a utilizam o “compre online e retire na loja” para ampliar as vendas e oferecer uma jornada integrada das lojas online, seja no aplicativo ou e-commerce, com a loja física. 


C&A, Lojas Renner, Centauro, Casas Bahia e Extra são alguns grandes players que implementaram a logística. E você, não vai mais perder tempo, hein!? 

Detalhes importantes 

Não basta apenas disponibilizar a opção de retirada na loja para o seu cliente. É preciso também se atentar a alguns detalhes importantes para evitar a perda de dinheiro. 

Atualmente, como você controla o fluxo de caixa de cada ponto de venda? Você sabe quanto tem a pagar e a receber nos próximos meses? Sabe qual a porcentagem de cancelamento de pedidos? Sabe qual meio de pagamento tem maior adesão? E as taxas cobradas pelas operadoras de cartões estão corretas?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas for não, temos uma solução para você: a conciliação financeira e bancária automatizada. Ela permite que você centralize e controle as vendas em meios de pagamento de forma fácil e rápida

Sem a análise real e automatizada dos dados feitos na conciliação, a empresa não consegue criar previsões dos recebimentos  para a operação de vendas. Confira abaixo o que as soluções da Boavista Tecnologia oferece para o seu financeiro: 

  • ✔️ Controle de todas as maquininhas POS;
  • ✔️ Identificação de inconsistências de tarifas e repasses;
  • ✔️ Auditoria de contratos e taxas acordadas com as adquirentes;
  • ✔️ Alerta de divergências de depósitos em contas bancárias;
  • ✔️ Rastreamento automático dos recebíveis do PIX;
  • ✔️ Integração do ERP/TEF e muito mais.

Quer saber mais? Neste artigo, você pode conferir 4 motivos estratégicos para ter a nossa plataforma em sua empresa.

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