Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Compre online e retire na loja: tudo sobre essa tendência em ascensão no food service

Facilidade para o cliente e economia para o estabelecimento. O famoso “compre online e retire na loja” ou pick-up in store tem adquirido cada vez mais destaque no comércio online, principalmente entre os consumidores que querem economizar com o frete.

Uma pesquisa recente realizada pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, apontou que, na última Black Friday, os consumidores deram preferência por compras que integram o digital com o meio físico.

Essa modalidade de pick-up in store cresceu 139% em comparação ao mesmo período promocional de 2020. E ainda, o ship from store, que é quando o consumidor faz a compra online e recebe o pedido da loja física mais próxima, teve acréscimo de 44%. 

O interessante é que você pode diversificar a sua cartela de clientes oferecendo muito mais opções de entregas além do delivery.

À medida que você oferece diferentes formas de pagamento, juntamente com uma variedade de canais de retirada, as chances de o consumidor concluir a compra aumentam significativamente.

Compre online e retire na loja: Vantagens para o consumidor e para o varejista

Para ter um negócio de sucesso em 2022 o varejista deve oferecer uma jornada de sucesso completa para o cliente. 

Segundo relatório divulgado pela EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, a expectativa é que o varejo cresça em torno de 3,8% neste ano. 

E você não quer ficar de fora das estatísticas, né!? Portanto, como mencionado anteriormente, é recomendado combinar as opções de entrega em seu estabelecimento e tornar a integração das jornadas de compras uma estratégia natural para seu negócio.

De fato, constantemente surgem novas possibilidades tecnológicas. Assim, é essencial que a sua empresa esteja atualizada e, consequentemente, atenta a essas tendências, a fim de se destacar no mercado competitivo.

 
A modalidade de “compre online e retire na loja” traz economia para a sua loja, já que não será necessário ter altos gastos com logística. Confira outros tópicos interessantes que farão você mudar de ideia, caso ainda não tenha adotado essa modalidade:

  • Melhora a experiência de compra do consumidor, pois oferece maior poder de decisão para o cliente e economia com o frete;
  • Oferta uma retirada rápida, isso ocorre porque, enquanto que com o frete, algumas vezes, a entrega pode demorar cerca de 2 dias úteis, com o pick-up in store a retirada ocorre no mesmo dia;
  • Outro ponto de extrema relevância: o pick-up in store possibilita o aumento das suas vendas! A lógica é simples. Ao visitar a loja para retirar o produto, o cliente tem contato com outros itens disponíveis, o que desperta o desejo por compras não planejadas. 

Modalidade utilizada por grandes marcas

A popularidade do pick-up in store tem se espalhado e essa estratégia já é uma realidade no mercado brasileiro. 


Marcas de diferentes segmentos a utilizam o “compre online e retire na loja” para ampliar as vendas e oferecer uma jornada integrada das lojas online, seja no aplicativo ou e-commerce, com a loja física. 


C&A, Lojas Renner, Centauro, Casas Bahia e Extra são alguns grandes players que implementaram a logística. E você, não vai mais perder tempo, hein!? 

Detalhes importantes 

Não basta apenas disponibilizar a opção de retirada na loja para o seu cliente. É preciso também se atentar a alguns detalhes importantes para evitar a perda de dinheiro. 

Atualmente, como você controla o fluxo de caixa de cada ponto de venda? Você sabe quanto tem a pagar e a receber nos próximos meses? Sabe qual a porcentagem de cancelamento de pedidos? Sabe qual meio de pagamento tem maior adesão? E as taxas cobradas pelas operadoras de cartões estão corretas?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas for não, temos uma solução para você: a conciliação financeira e bancária automatizada. Ela permite que você centralize e controle as vendas em meios de pagamento de forma fácil e rápida

Sem a análise real e automatizada dos dados feitos na conciliação, a empresa não consegue criar previsões dos recebimentos  para a operação de vendas. Confira abaixo o que as soluções da Boavista Tecnologia oferece para o seu financeiro: 

  • ✔️ Controle de todas as maquininhas POS;
  • ✔️ Identificação de inconsistências de tarifas e repasses;
  • ✔️ Auditoria de contratos e taxas acordadas com as adquirentes;
  • ✔️ Alerta de divergências de depósitos em contas bancárias;
  • ✔️ Rastreamento automático dos recebíveis do PIX;
  • ✔️ Integração do ERP/TEF e muito mais.

Quer saber mais? Neste artigo, você pode conferir 4 motivos estratégicos para ter a nossa plataforma em sua empresa.

Entre para a nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos!


    Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


      Teste

      Já vai sair?

      Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

      Saiba mais