Conciliação Bancária: o que é, para que serve e como fazer

Conciliação Bancária: o que é, para que serve e como fazer

No primeiro trimestre de 2023, um alarmante aumento de 37,6% em pedidos de proteção contra falência sacudiu o cenário empresarial brasileiro. É nesse sentido que a conciliação bancária surge como uma prática preventiva essencial para gestores financeiros. 

Por isso, este conteúdo lista tudo que você precisa saber sobre o assunto:

  • O que é;
  • Importância para o setor financeiro;
  • Para que serve no controle financeiro;
  • Como fazer de forma otimizada.

Continue lendo e descubra detalhadamente o que é a conciliação bancária, seu propósito e como executá-la no seu negócio. 

O que é a conciliação bancária?

À primeira vista, esse termo pode parecer técnico. Apesar disso, é um aliado poderoso para os empresários. Imagine que você é um gerente que acabou de fechar o mês e quer garantir que todos os números estejam corretos.

Dessa forma, a conciliação entra como uma lupa sobre os registros financeiros da empresa. Com ela, você compara movimentações nas contas bancárias com o controle financeiro interno.

Mas não é só isso. Está em dúvida se aquele depósito importante foi realizado no prazo? A conciliação te ajuda a verificar.

Em síntese, essa prática envolve um minucioso exame dos saldos bancários, lançamentos e datas. Tudo isso é comparado com as informações registradas internamente pela empresa.

Por isso, fazer exercer esse elemento, faz com que a empres tenha um guarda-costas para a saúde financeira. Isso assegura que tudo esteja em ordem e sem discrepâncias.

Mas, afinal, quais são os seus benefícios práticos? No próximo tópico, você vai descobrir a importância dessa prática para as empresas.

Qual a importância da Conciliação Financeira para o setor financeiro?

Em resumo, a conciliação bancária consiste em comparar o controle financeiro interno com todas as transações do extrato bancário. A médio e longo prazo, isso evita erros e fraudes que podem ameaçar a saúde financeira da sua empresa. Por que isso é crítico?

No Brasil, 25% das empresas fecham devido à falta de planejamento, segundo dados do IBGE, . Nesse contexto, a conciliação bancária se estabelece como um elemento-chave na gestão empresarial

Contudo, como fazer a conciliação de modo eficiente? Bem, é aí que soluções automatizadas entram em cena como aliadas, simplificando e centralizando o processo de organização financeira.

Como resultado, essas soluções abrem caminho para uma contabilidade saudável, permitindo monitorar riscos de vendas em tempo real em um só lugar e garantindo extratos bancários confiáveis. 

Nesse sentido, dentre as alternativas do mercado, a Boavista Tecnologia oferece o e-Extrato Card, um conciliador robusto para proporcionar uma Conciliação Bancária eficaz.

Portanto, precisão e confiabilidade se tornam mais do que apenas palavras – elas se transformam na espinha dorsal de um empreendimento próspero em meio à incerteza.

Tendo a conciliação como alicerce, o futuro do negócio é muito mais promissor.

Para que serve a conciliação bancária?

Até aqui, você já entendeu o que é e a importância dessa prática para as empresas. Agora, conheça alguns motivos que explicam para que serve a conciliação.

Fazer a conciliação em sua empresa é uma ferramenta essencial para garantir o controle financeiro. Já que ela apresenta uma série de benefícios, são eles:

  • Controle das movimentações financeiras;
  • Identificação de fraudes internas;
  • Otimização do planejamento orçamentário;
  • Garantia de saldo bancário confiável;
  • Suporte para tomada de decisões financeiras.

Como fazer a conciliação bancária?

Depois que que entendemos a importância da conciliação bancária, vamos descobrir como realizá-la de forma eficiente.

A princípio, entenda o que é essencial para exercer essa atividade de forma assertiva:

  • Reconhecer todas as entradas e saídas, considerando particularidades como o tempo de compensação dos depósitos recebidos.
  • Garantir informações precisas nas datas corretas, associadas à conta bancária correspondente.
  • Verificar se os valores de saldo inicial e final no extrato bancário estão alinhados com o relatório interno de controle.
  • Identificar e investigar possíveis divergências, como lançamentos e débitos indevidos, transferências não processadas e cheques não compensados.

Portanto, ao cumprir todas as etapas essenciais você estará fortalecendo o controle financeiro da sua empresa e evitando armadilhas que podem comprometer sua saúde financeira.

Afinal, lembre-se de que a conciliação bancária vai além de um procedimento técnico. Ela é uma forma de manter a saúde financeira em dia e garantir uma gestão sólida e informada.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, a conciliação bancária é fundamental para a gestão financeira precisa e segura das empresas. Ela evita erros, fraudes e contribui para decisões informadas. Em um cenário desafiador como o atual, a conciliação bancária se torna uma prática empresarial preventiva essencial.

Para simplificar esse processo, a Boavista Tecnologia oferece o e-Extrato Card, uma solução automatizada e completa para conciliação bancária. Com ele, você economiza tempo, garante a exatidão das transações e obtém um controle financeiro confiável.

Não deixe que erros comprometam sua empresa. Conheça nossa solução e descubra como o e-Extrato Card da Boavista Tecnologia pode transformar sua conciliação bancária.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais