Existe uma modalidade de negócio no mercado virtual que está crescendo de forma ampla e tem conquistado diversos lojistas por sua flexibilidade e fácil gestão: estamos falando do dropshipping.
Esse esquema de e-commerce se configura uma boa opção para quem quer começar a vender na internet, mas não tem estrutura logística suficiente ou não quer se arriscar logo de cara em todos os processos que envolvem uma venda virtual.
Se sua empresa está passando por uma situação semelhante, este texto vai clarear muita coisa.
Dropshipping: o que é e como funciona?
No dropshipping, a empresa vende o seu produto através da sua loja virtual, no entanto é um fornecedor parceiro quem se responsabiliza pelo faturamento, empacotamento e entrega do produto ao cliente final.
Para todos os efeitos, para o cliente, toda a jornada do produto, desde a sua inserção no carrinho virtual até o envio para o destino final, é realizada pela loja onde foi efetuada a compra.
Portanto, o dropshipping faz com que o lojista coloque suas estratégias em ação sem a necessidade de contratar mão de obra e a locação de infraestrutura para ter uma gestão de estoque e de entregas.
Esse modelo tem sido considerado ultimamente em um contexto de crescimento do e-commerce. De acordo com dados divulgados pela instituição de pesquisas de mercado Ebit | Nielsen, o e-commerce no Brasil cresceu 47% só no primeiro semestre de 2020. Diante desse número, empreendedores enxergam um cenário pertinente para a aplicação de modalidades distintas que geram lucro.
Vantagens e desvantagens do dropshipping
Para que possamos entender um pouco mais sobre o mundo do dropshipping, vamos enumerar as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade. Confira abaixo quais são:
Vantagens
– Baixo custo: se você quer começar um negócio do zero, não precisa de uma loja física, o que implicaria em diversos custos, como aluguel, infraestrutura, maquinário, contas básicas etc. Os empreendedores possuem a vantagem de utilizar os meios virtuais para estruturar suas lojas e gerar vendas;
O mesmo benefício vale para quem já tem uma marca, uma relojoaria, por exemplo, e quer criar uma loja virtual. Daí, é possível buscar fornecedores que trabalhem com esses produtos específicos e você não precisa se preocupar com estoque físico.
– Fácil gerenciamento: com a estruturação de uma loja virtual para o dropshipping, não há necessidade de administrar estoques. As etapas de armazenamento, separação e despacho dos produtos ficam por conta do fornecedor;
– Adaptabilidade: caso você possua uma loja de departamentos, que dispõe de toda uma sorte de produtos, você pode começar no dropshipping fazendo testes, disponibilizando um ou outro em certo período, e depois identificar e focar naqueles que forem mais procurados e rentáveis.
– Flexibilidade: é possível acessar a loja virtual e vender de qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter conexão à internet. As vendas são geradas sem a necessidade de logística, tornando a administração mais flexível e menos burocrática.
Desvantagens
– Competitividade: apesar de o dropshipping ser menos custoso em relação a outros modelos de vendas, sua margem de lucro pode ser bastante reduzida. Em geral, o e-commerce, em diversas situações, acaba competindo com outras lojas virtuais que oferecem o mesmo portfólio de produtos, aumentando a necessidade de investir em estratégias e sistemas modernos para captar clientes;
– Baixa integração com fornecedores: esse problema é bastante comum e está relacionado ao fato de fornecedores não possuírem ferramentas para disponibilizar os status da entrega do produto em tempo real nas plataformas das lojas virtuais. Isso gera insegurança devido à falta de rastreamento e outros status importantes do processo de entrega.
– Falta de controle sobre os produtos: como você passa a depender de um fornecedor e os sistemas de gestão de ambas as partes podem sofrer falhas na comunicação, problemas na finalização da compra podem acontecer. O resultado disso é a venda de algum produto sem estoque. Nessa situação, o atendimento ao cliente acaba sendo prejudicado.
Para você ler também: Marketplace: o que é e como aproveitar para vender mais
Como implantar um dropshipping
De forma prática, vamos listar o passo a passo essencial para a criação de um dropshipping de sucesso. Confira abaixo:
1. Estruture a sua loja virtual
Para quem está começando do zero, o primeiro passo é estruturar uma loja virtual. Para isso, é preciso cumprir algumas etapas que todo site novo deve seguir, como criação e registro de domínio, contratação de um provedor e, claro, estruturação da loja virtual propriamente dita, como disposição de todos os produtos que almeja comercializar por lá e a construção das páginas da jornada de compra.
2. Busque uma empresa confiável
Não menos importante do que vender o produto certo, é escolher a empresa ideal para ser sua parceira. É preciso prestar atenção na reputação do fornecedor, considerando, além dos preços aplicados sobre cada produto, a qualidade e o monitoramento das entregas.
Entre em contato com elas para saber sobre as margens de lucro, suas formas de pagamentos, os termos de envio de produtos, integração dos ERPs, entre outras dúvidas que podem ser importantes.
Empresas como Amazon, eBay e AliExpress trabalham com o dropshipping e são mundialmente conhecidas.
3. Defina o que vai ofertar
É seu fornecedor quem tem posse e responsabilidade sobre o estoque, portanto ele deve apresentar a quantidade disponível de cada produto que você deseja comercializar e as possibilidades de preço.
Nesse momento, se você atua fisicamente, considere o fluxo de compra de determinados produtos para definir a estratégia de disponibilização da loja virtual. Tenha cuidado também para não anunciar produtos que não estarão disponíveis adiante.
Conforme vimos, o e-commerce tem crescido de forma ampla no mercado virtual, e com ele, o dropshipping. Entender o seu conceito, seus benefícios e os processos para a sua estruturação é de suma importância para quem um novo modelo de negócio na internet.
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