Gestão das vendas em POS e TEF: como otimizar esse processo com o e-Extrato Card? Gestão das vendas em POS e TEF: como otimizar esse processo com o e-Extrato Card?

Conciliação de vendas POS e TEF: como otimizar esse processo

A conciliação financeira em POS e TEF é muito importante para manter a saúde financeira do seu negócio em dia. O e-Extrato Card é uma ferramenta de conciliação financeira inteligente para empresas que precisam de absoluta transparência das suas transações, lidam com múltiplos meios de pagamento, como o POS e o TEF e possuem mais de 3 lojas.

Por isso, confira a seguir como fazer a gestão das suas vendas em POS e TEF de forma inteligente e como otimizar os seus processos em poucos cliques.

Problemas com conciliação de vendas em POS e TEF

Para quem não está familiarizado com o assunto, TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e POS (Ponto de Venda) são operações que funcionam de forma online efetuando o processamento de dados para pagamentos. 

Em uma pesquisa de mercado realizada pela Boavista com 100 participantes, 31,8% não conhecem a estratégia de conciliação de cartões. 

Ou seja, o setor financeiro dessas empresas necessita realizar a conferência dos comprovantes de pagamento manualmente em busca de erros, o que ocasiona tempo perdido e baixa produtividade do time responsável por essa função.

Adotar uma ferramenta tecnológica pode ser a solução para todos esses problemas. No entanto, muitas empresas não conseguem enxergar o valor de uma tecnologia e continuam em uma zona de conforto muito perigosa para a sua empresa.

Conciliação financeira para uma gestão inteligente, segura e previsível

Método para resolver os problemas com conciliação de vendas 

Conciliação de vendas em POS

Por meio do e-Extrato Card, você pode ter acesso a uma tela exclusiva de conciliação de cartões das vendas realizadas em POS. O processo é muito simples:

  • Basta retirar o encerrante que sai de cada maquininha POS;
  • Importar esse arquivo no e-Extrato Card;
  • Visualizar esses dados dentro do sistema;
  • E fazer a conciliação das vendas já consolidadas em poucos cliques.

O encerrante mostra, de forma consolidada, todas as transações que foram realizadas e, por meio do sistema, é possível conferir se todas elas foram processadas da forma correta pela adquirente. 

Com isso, você evita a perda de recebimentos, uma vez que as vendas não processadas são identificadas mais facilmente no ato da conciliação de cartões, sendo possível solucionar qualquer problema com antecedência.

Leia Mais: 

Whitepaper – De dados bancários a levantamento de fraudes. Como tornar a conciliação financeira um processo prático e produtivo.

Boavista Tecnologia: conheça a plataforma de gestão financeira e a inteligência dos módulos aplicada aos seus desafios. 

Auditoria de taxas

Você conhece todas as taxas que são cobradas em uma das suas maquininhas de cartão?

Acredite, é mais do que comum encontrar supermercados que não fazem ideia do que está sendo cobrado em seus POS, e isso vai de taxas de vendas a taxas de aluguel e conectividade de cada maquininha.

Por isso, o e-Extrato Card faz uma auditoria completa da cobrança dos POS, mostrando todas as taxas relacionadas à cada maquininha, quanto está sendo cobrado e se está de acordo ao que foi acordado com a operadora. Tudo isso de forma simples e prática.

Monitoramento de POS

Hoje você consegue, facilmente, saber se algum POS está inativo? Ou quantas transações acontecem em cada maquininha?

Com o e-Extrato Card você não precisa se preocupar, pois ele faz todo o trabalho sozinho.

Com o monitoramento de POS você consegue saber quais maquininhas não estão funcionando, em quais maquininhas estão transacionando vendas ou não e quantas vendas estão sendo realizadas em cada terminal.

Controle de fraudes de POS

O e-Extrato Card monitora cada POS e consegue identificar se alguma maquininha foi trocada por uma falsa ou se algum funcionário está fraudando a empresa. Basta conferir os dados que estão dispostos no sistema e analisar os relatórios cuidadosamente.

O sistema informa se alguma maquininha não está transacionando vendas, se estão acontecendo repetidos cancelamentos em um mesmo terminal ou se os valores transacionados não estão caindo na sua conta. 

Tudo isso pode ser um motivo para ficar de olho aberto e monitorar de perto a gestão das maquininhas dentro do seu supermercado.

Conciliação das Vendas em TEF 

Conciliação de vendas automatizada

Por meio do e-Extrato Card também é possível fazer a conciliação das suas vendas em TEF de maneira automatizada. O processo é muito parecido com o das vendas em POS:

  • Basta gerar o arquivo das vendas no TEF;
  • Importar no e-Extrato Card;
  • E fazer a conciliação das vendas em poucos cliques.

O conciliador faz toda a conciliação das vendas de maneira automática e você atua apenas nas divergências que serão apontadas. Desta maneira, você se certifica de que todas as vendas cadastradas no seu TEF estão realmente corretas e foram confirmadas pelas operadoras, evitando problemas maiores no futuro.

Identificação de TEF mal configurado

Com o e-Extrato Card, você também pode identificar problemas de configuração do seu TEF.

Explicando: se o seu TEF não tiver sido configurado da maneira correta, algumas coisas podem acontecer:

  • Os valores das suas vendas parceladas podem ser arredondados automaticamente e gerar um valor diferente do registrado nas operadoras;
  • As transações ocorridas em uma bandeira podem ser atribuídas à bandeira errada no sistema, ocasionando a cobrança de uma taxa diferente e, consequentemente, um prejuízo praticamente oculto.

Tudo isso pode ser facilmente identificado por meio do e-Extrato Card, basta realizar algumas análises de relatórios e conciliar as suas vendas periodicamente para perceber os erros. 

Fica muito mais simples identificar e solucionar erros que, se dependessem da conciliação de cartões manual, poderiam causar grandes prejuízos para o seu supermercado.

Agora é a sua vez!

Para começar a usar o e-Extrato Card e fazer correta gestão das suas vendas em POS e TEF, é muito simples. Basta responder o formulário abaixo e aguardar a ligação de um de nossos consultores para entender como utilizar o e-Extrato Card para otimizar seus resultados.

Ebook: o que faltava para você fazer conciliação financeira do jeito certo

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais