Varejo online: 4 tendências de mercado para 2022 - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Varejo online: 4 tendências de mercado para 2022

Este novo ano promete muitas novidades para o varejo online. As vendas no mercado digital cresceram de maneira inimaginável durante os anos de pandemia. Só para se ter uma ideia, de acordo com o 44º relatório da gigante Webshoppers, mais de 6 milhões de consumidores fizeram pela primeira vez uma compra no cenário digital no primeiro semestre de 2021. 

A tendência é que dados como esse se tornem cada vez mais comuns daqui para frente. Pensando nisso, separamos neste artigo 4 tendências de vendas no mercado digital para o varejo em 2022.

Quem vem com a gente!?

Tendências para o varejo online

Varejo online

1. Live Commerce

Um novo tipo de comércio que nasceu no cenário da pandemia. As “lives commerce” nada mais são do que transmissões ao vivo em que o usuário pode ler um QR Code e efetuar uma compra ou pagamento durante o evento, como a compra de um ingresso, de um produto ou até mesmo uma doação.

 A estratégia ganhou esse nome durante shows de artistas e celebridades famosos na pandemia e promete ser ainda mais forte em 2022.

2. Super apps

Uma pesquisa conduzida pelo Statista apontou que 90% do uso atual da internet ocorre nos apps, sendo 80% desse tempo concentrado nos 3 aplicativos que o usuário mais consome, ou seja, a depender das preferências de cada um. 

A era do consumo centralizado faz as marcas cada vez mais tentarem centralizar o máximo possível de funções em um mesmo aplicativo, facilitando o consumo para o usuário.

Se a própria Ambev fez isso com o Rappi, com certeza sua marca também pode se adaptar, não é mesmo!?

3. Entrega imediata

Os consumidores não estão para brincadeira – e querem receber seus pedidos on-line com cada vez mais agilidade. Não à toa, Amazon e Mercado Livre vêm brigando pelo posto de entrega mais rápida do Brasil. A tendência é que os médios e pequenos players tenham que se adaptar a essa realidade o quanto antes.

Como fazer isso? Usando centros de distribuição em que o cliente pode retirar sua mercadoria, além de efetuar a manutenção de estoques grandes em pontos estratégicos das cidades.

4. Marketing de influência

O marketing de influência definitivamente não é uma tendência nova – aquele que se apoia na influência de blogueiros e influenciadores. 

No entanto, o que deve ganhar ainda mais destaque a partir de 2022, é o investimento em microinfluenciadores, ou seja, pessoas com menos seguidores, mas com seguidores altamente leais e engajados, que estão muito mais propensos a acreditarem no influenciador e realizarem compras a partir dessa confiança.

Conciliação também é tendência!

Não é novidade para ninguém que o mercado está em constante transformação e ao longo deste artigo você conheceu as principais tendências de vendas no mercado digital para o varejo em 2022. Ainda há tempo para implementá-las em seu negócio, hein!?

A Boavista Tecnologia é uma empresa de atuação nacional especialista em conciliação financeira e bancária para ajudar a sua empresa a se adaptar às necessidades do momento, especialmente no monitoramento de arquivos das operadoras de cartões, carteiras digitais e demais meios de pagamentos. 

Para saber mais, acesse nosso site e não hesite em entrar em contato se houverem dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *