Enquanto o WhatsApp Pay não é liberado, o link de pagamento é uma opção que permite vender através de aplicativos de mensagens e redes sociais. E o melhor: sem a necessidade de possuir maquininhas ou investir em uma loja virtual.
Caso as suas lojas ainda não vendam pela internet, é possível usar esse recurso como uma forma de facilitar o momento do fechamento de vendas.
Quer saber como utilizar essa modalidade de pagamento na sua empresa? Continue lendo o post, entenda o que é essa tecnologia e leia um passo a passo de como gerar um link de pagamento para seus clientes.
O que é link de pagamento?
A ideia é simples: você gera um link de pagamento, que pode ser enviado para o usuário por e-mail ou pelas diversas redes sociais, como LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e qualquer outra.
A vantagem é que esse é um modelo bem simples, podendo ser aplicado em diversos casos. Caso você não tenha interesse, recurso ou experiência para usar métodos alternativos, essa é uma opção.
Além disso, o link de pagamento é uma forma de facilitar a vida do cliente. Não é preciso encaminhá-lo para outro site, pois isso pode gerar a dispersão.
Por exemplo, imagine que você está conversando com o cliente e fecha a venda. Você pode encaminhá-lo para o e-commerce, mas existe o risco de ele comprar em outra loja. Pode passar os dados bancários, para fazer uma transferência, mas é um processo trabalhoso que pode fazer com que ele desista da venda.
Com um link de pagamento gerado, você diminui as etapas da venda e ainda pode oferecer parcelamento para o cliente que quer pagar com cartão de crédito. É uma forma simples e direta de fechar a negociação de um produto e serviço.
Quais são os serviços que permitem a criação do link de pagamento?
Três empresas prestam esses serviços, no Brasil: Mercado Pago, Cielo e PagSeguro. Mas com o avanço do mercado de meio de pagamento no Brasil, não vai demorar muito para várias outras empresas oferecerem o mesmo serviço. Todos funcionam de forma semelhante, mas vamos cada um deles em detalhes.
PagSeguro
A vantagem da PagSeguro é que você conta com o sistema antifraude da empresa. Além disso, pode recuperar o carrinho de vendas não concluídas. As formas de cobrança vão desde os cartões até o boleto bancário, com o próprio saldo da conta no PagSeguro.
Já as taxas, variam de acordo com o tempo em que você recebe o dinheiro. Para receber dentro de 30 dias, existe uma taxa de 2,49% mais R$ 0,40 por venda. Já se preferir receber em 14 dias, a taxa é 2,99% mais os R$ 0,40 por venda. Para recebimento em apenas 2 dias, a taxa é de 3,99%.
Para criar o link de pagamento da PagSeguro é preciso usar o PagBank, o banco da empresa. Em seguida, você acessa sua conta, selecione a opção “Venda Online” e depois “Venda Rápida”.
Você é direcionado para uma página em que coloca as informações da compra, que são obrigatórias, como o nome do produto e o preço.
Além disso, pode trazer outras informações, como código do produto, frete, quantidade e diversos outros.
Na verdade, pode até configurar a aparência do botão de pagamento para colocar no seu site, se tiver.
Mercado Pago
Outra opção para gerar esses links é através do Mercado Pago. É um modelo semelhante ao anterior, pedindo apenas o nome e valor do produto. Porém, podem ser adicionadas informações extras, como:
- Código de referência;
- Data de vencimento;
- Foto do produto.
A partir disso, são gerados dois códigos: um botão para colocar na sua loja ou um link que é compartilhável no Facebook, Instagram e WhatsApp. Já quanto às formas de pagamento, é possível fazê-las por cartão ou boleto. Para o vendedor, o dinheiro é creditado na conta do Mercado Pago.
Por fim, as taxas variam de acordo com três períodos: Na hora, 4,99%, em 14 dias, 4,49% e em 30 dias, 3,99.
Cielo
Por fim, a Cielo também traz uma opção de links de pagamento. A empresa promete mais simplicidade para vender online, isso significa que basta fazer o cadastro no site da empresa para gerar os links.
Fazer isso é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo. Ele pode ser feito pelo site, pelo app ou pelo Cielo Pay. Confira o processo em cada um deles:
No site
- Acesse o menu e selecione a opção “Pagamento por Link”;
- Defina o tipo de produto, o valor e se cobrará frete ou não;
- Após colocar as informações, o link está pronto e pode ser compartilhado com o cliente.
No App
- Em fazer uma venda, clique no “Cielo Super Link”;
- ao criar o link, o processo é o mesmo do anterior, defina o tipo e valor do produto, e se vai ter frete ou não;
- com o link pronto, você pode compartilhar com o cliente.
Cielo Pay
- Na barra de acessos, clique na opção “Cobrar”, e em seguida, “Link para Pagamento”;
- na tela seguinte, faça a configuração do produto e seu valor;
- o link está pronto e pode ser compartilhado com o cliente.
Use um encurtador de links
Por fim, vale a pena trazer uma dica que pode ajudar você a vender mais por meio desses links. O ideal é usar um encurtador de URLs, como o Bitly. Dependendo das lojas, um link de pagamento grande pode ser assustador para o usuário.
Portanto, o encurtador é uma forma de suavizar esse tamanho. É uma boa prática que ajuda a tornar a experiência do usuário um pouco mais agradável.
Conclusão
Como ficou claro, o link de pagamento é uma forma de aumentar suas conversões durante a venda. Por trazer um modelo que é mais conveniente para o usuário e simples para você, diminui o volume de vendas perdidas nesse momento.
Portanto, compare as principais opções e escolha a que faz mais sentido para você.
Agora que você já conhece mais sobre o link de pagamento, comece a utilizar em seu negócio.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para saber todas as nossas novidades para ajudar o dia a dia da área financeira da sua empresa!
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter