Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

O que é blockchain? Entenda tudo sobre essa tecnologia e como começar a investir

Afinal, o que é blockchain? Se você ainda tem essa dúvida, não deixe de ler este artigo.

Você já deve ter ouvido a expressão blockchain por aí, certo? Mas do que isso se trata, exatamente?

Se você pensa apenas em criptomoedas ou na bitcoin, então este artigo vai esclarecer tudo sobre isso.

Entenda o que é a blockchain, como funciona e as suas aplicações:

O que é a Blockchain?

A Blockchain, também conhecido como protocolo de confiança, é uma tecnologia de registro de transações de moedas virtuais. Funciona como um livro razão ou livro contábil, para que essas operações virtuais sejam anotadas e suas informações possam ser confiáveis e imutáveis.

Esta tecnologia funciona como um base de dados pública com o propósito de reunir os dados de todas as transações universais que ocorrem no mercado.

Desta forma, a blockchain registra todos os dados das transações realizadas com moedas virtuais, informando as seguintes informações:

  • valor transacionado;
  • quem fez a transação;
  • quem recebeu o valor;
  • a data da transação;
  • e em qual local dessa base de dados a operação foi anotada.

Isso tudo acontece sem que haja o intermédio de terceiros, para haver maior segurança e transparência durante as operações virtuais, uma das principais características da blockchain.

Em termos simples: como a blockchain funciona?

A blockchain já é considerada uma das tecnologias mais inovadoras e é uma das razões pelas quais o bitcoin conquistou milhares de investidores em todo o mundo.

Essa tecnologia é dividida em duas partes: uma rede peer-to-peer e um banco de dados distribuído e descentralizado.

Rede peer-to-peer

A rede peer-to-peer, ou apenas P2P, é uma arquitetura de computadores que compartilham arquivos ou tarefas entre pares.

Neste caso, pares significa parceiros na rede, possuindo os mesmos privilégios e influências.

Em uma rede P2P, cada computador é chamado de nó e, coletivamente, esses computadores formam uma rede peer-to-peer de nós.

Dentro da blockchain, a rede peer-to-peer é uma série de computadores e servidores, onde cada um atua como um nó.

Funciona da seguinte maneira:

Quando uma nova informação entra na rede, ela é propagada entre todos os nós da rede peer-to-peer.

No entanto, essa informação é encriptada e privada. Ou seja, não há como rastrear quem adicionou este dado, é possível apenas verificar a sua validade.

Banco de dados distribuído e descentralizado

De forma geral, a blockchain já é uma rede descentralizada. Isso significa que não existe um único ponto de falha no sistema.

Logo, se um nó deixa a rede, os outros nós já possuem uma cópia de todas as informações que foram compartilhadas.

E se, por acaso, um nó entrar na rede, imediatamente os outros nós já criam cópias das suas informações para esse novo membro.

Entenda mais sobre os blocos e transações

O estágio inicial do software é chamado de bloco gênese. É lá onde estão todas as informações de regras e instruções de todo o banco de dados.

Após esse ponto inicial, há uma série de blocos que, todos juntos, formam uma espécie de cadeia. Por conta disso surgiu o nome blockchain, ou cadeia de blocos.

Nesta cadeia de blocos, cada um deles possui informações ou transações. Quando entram novas transações, elas são armazenadas no bloco de acordo com o seu momento de processamento.

Por fim, após esse armazenamento, uma assinatura, também conhecida como hash, é adicionada ao final desse bloco. Essa assinatura funciona como uma chave encriptografada.

A hash é linkada ao bloco anterior da cadeira, que possui uma ligação com o bloco anterior e assim sucessivamente.

Com isso, formam-se ligações entre os blocos até chegar ao bloco gênese.

Cada uma dessas assinaturas contém o número do bloco atual, o número do próximo bloco da cadeia, a data e o momento da assinatura e a quantidade de transações dentro de cada bloco.

Algoritmo do consenso

O algoritmo do consenso é uma maneira de manter todos os dados da blockchain mais seguros e confiáveis.

Isso significa que nenhum dado pode ser inserido na blockchain e apagado em seguida. Além disso, tudo o que for inserido deve ser autorizado por todos.

Para isso acontecer corretamente, utiliza-se um algoritmo que comanda a inclusão de novos dados.

Um novo bloco só é considerado criado, quando atende a regra definida pelo algoritmo do consenso. Quando isso acontece, o novo bloco é incluído na blockchain, tornando os dados públicos.

Além disso, esse algoritmo também garante que as decisões sobre tudo o que será inserido na blockchain não dependam de terceiros, o que também garante a independência do software.

Por meio das regras do algoritmo, cada usuário também pode verificar se um bloco da blockchain e os seus dados são realmente autênticos.

Existem diversos tipos de algoritmos do consenso, Veja alguns:

  • PoW (Proof-of-Work ou Prova de trabalho): este algoritmo cria uma competição entre os computadores que estão na blockchain, a fim de ver quem será o primeiro a encontrar um hash respectivo ao novo bloco, fazendo que com que computadores com mais poder computacional tenham maiores probabilidades de criar novos blocos (também conhecido como mineração);
  • PoS (Proof-of-Stake ou Prova de participação): a criação de novos blocos ocorre pela votação dos participantes da rede que possuem ativos digitais, onde o peso de cada voto está relacionado à quantidade de ativos de cada usuário;
  • DPoS (Delegated-Proof-of-Stake ou Prova de participação delegada): é similar ao PoS, mas os usuários não votam diretamente, a votação ocorre em delegação ou testemunham que votaram por eles.

Quer saber as principais vantagens da rede blockchain? Veja mais a seguir.

Vantagens do blockchain

  • Alta confiança nas transações, afinal duas pessoas podem fazer uma troca sem que haja a supervisão de uma terceira pessoa, reduzindo riscos;
  • Alta qualidade de todas as informações, pois todos os dados da blockchain são precisos, datas, completos e consistentes;
  • Descentralização das redes, gerando maior confiabilidade, durabilidade e conservação das informações, já que a blockchain não tem um ponto central e é mais resistente a ataques;
  • Integridade de todas as transações, pois os usuários podem confiar que as operações serão executadas corretamente;
  • Alterações transparentes e inalteráveis, pois quando há qualquer mudança na blockchain, estas ficam visíveis para todos;
  • Redução de complicações e desordem, pois todas as transações são adicionadas a um único livro-razão público;
  • Transações realizadas mais rapidamente, reduzindo o tempo de compensação para minutos e com processamento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Blockchain: diga adeus à burocracia com essa tecnologia

A blockchain já é considerada uma importante tecnologia para o futuro do armazenamento e acesso às informações.

Quando se pensa em compartilhamento e validação de dados, as possibilidades são imensas.

No sistema financeiro, por exemplo, percebe-se que a blockchain já está mudando a forma de investir ou de se pensar em finanças.

A expectativa é que esta tecnologia possa simplificar os processos operacionais e torne as transações cada vez mais seguras e livre de fraudes.

E quando falamos em transações, não podemos nos limitar apenas ao dinheiro ou aos ativos financeiros.

Afinal acredita-se que, no futuro, a blockchain permita o compartilhamento não apenas de bitcoins e outras moedas virtuais, como também arquivos de música, artes ou documentos.

E tudo isso poderá ser realizado sem que haja a necessidade de um intermediário.

As possibilidades são enormes e a blockchain permitirá um futuro onde será possível autenticar, catalogar ou certificar objetos e documentos, de qualquer lugar e de uma maneira totalmente digital e nova.

E, é claro, dispensando taxas, burocracia e horas de espera e com total segurança e acessibilidade.

Apesar de tantos benefícios e da enorme expectativa em torno desta tecnologia, ainda não é certo que ela fará parte da nossa rotina.

No entanto, é muito importante sempre ficar atento às mudanças que podem ocorrer, principalmente na área financeira.

Gostou de saber mais sobre a blockchain? Então, aproveite este post para deixar nos comentários quais as suas expectativas sobre esta tecnologia e dúvidas.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais