Marketplace: o que é e como aproveitar para vender mais
Você sabe o que é marketplace? Esse é um modelo de negócio relativamente novo, com menos de 10 anos de mercado. Contudo, já faz uma grande diferença, com 44% das lojas faturando pelo menos R$ 10 mil por mês. Uma das vantagens do modelo é que dispensa a loja virtual, o que significa que você não precisa de um investimento ou infraestrutura tão grandes.
Por isso que eles têm crescido tanto, sobretudo na pandemia de Coronavírus, já que se mostram uma ótima forma de possibilitar as vendas online. Em outras palavras, quem está começando a vender, consegue viabilizar os produtos e o negócio, para depois construir a própria loja.
Então, se você quer conhecer mais o assunto, continue lendo o post e entenda tudo sobre o assunto!
O que é um marketplace?
Atualmente, existem diversas empresas do tipo no Brasil. Americanas, Submarino, Mercado Livre e OLX são alguns exemplos, mas existem vários outros. A ideia é ser uma espécie de shopping online reunindo milhões de produtos e centenas de lojas, de modo a trazer mais comodidade para o consumidor que compra através de cartões e não quer, ou não pode, ir a uma loja física.
Logo, se o público está procurando pelo produto X, pode comprar da própria marca que dá nome ao site ou em diversas lojas parceiras. O objetivo principal é oferecer variedade e o melhor preço.
Quais são as vantagens?
Agora que você já entendeu o conceito, vamos ver algumas vantagens e desvantagens, com foco em quem busca novas oportunidades de vendas.
Mais visibilidade
Essa é, certamente, a maior vantagem desse tipo de mercado. Grandes lojas, como as que citamos acima, atraem muito tráfego diário. Ou seja, muitas pessoas usam essas plataformas todos os dias para comprar produtos.
Essa prática é ainda mais comum ao procurar um produto bem nichado. Imagine que um cliente está procurando um umidificador de ar para ajudar a lidar com a asma. Normalmente, o local onde é feita a pesquisa diz muito sobre o comportamento do público. Quando pergunta no Google, provavelmente quer conhecer mais sobre os produtos, tirar suas dúvidas, ver resenhas e saber se realmente funciona.
Por outro lado, ao procurar em na plataforma do Magazine Luiza, por exemplo, deixa claro que está bem mais próximo da intenção de compra ou, pelo menos, está pesquisando preço. Então, ao ter uma loja em um marketplace, você consegue aumentar muito o alcance do seu umidificador de ar, pois é lá que o público procura para comprar.
Além disso, essa forma de venda traz um público qualificado, que já tem um interesse avançado em comprar.
Menor custo de entrada
Por atrair tantos potenciais consumidores, essa visibilidade demanda pouco investimento. Você não precisa fazer campanhas de conteúdo, usar campanhas pagas ou mesmo ter um site ou loja virtual. Ao fazer parte do grupo de empresas parceiras, é o próprio marketplace que se encarrega da toda a infraestrutura de divulgação.
Por isso, é uma ótima opção para quem está começando. É claro que os sites podem colocar o seu produto na capa, ou outros lugares privilegiados, para ajudá-lo a trazer mais tráfego. Contudo, esses valores são negociados separadamente.
Por outro lado, se você tem um e-commerce, ele fica fortalecido no SEO, simplesmente por ter uma loja de grande nome “apontando” para sua. Afinal, em cada página de seu produto, existe um link da sua loja.
O Google vê as referências com bons olhos. E, por isso, ranqueia sua página melhor. Sendo assim, o fato de você já possuir um e-commerce não exclui a vantagem de ingressar em uma das plataformas dos grandes nomes do setor.
Mais confiança para o público
Agora, imagine que o cliente decidiu comprar o umidificador. Onde você acha que ele prefere comprar? Em uma loja que ele não conhece ou em um site que já comprou, provavelmente, diversas vezes? Essa é outra vantagem, que traz mais confiança e conforto para o público.
Nos e-commerces, o momento de cadastrar um cartão de crédito é um impedimento. Além de dar trabalho, se o público não tiver muita confiança, pode gerar algum receio. No caso dos marketplaces, é provável que ele já tenha o cartão cadastrado ou que até tenha o cartão da loja, com condições especiais. Nesse caso, a venda é ainda mais fácil.
Mais vendas com menor investimento
Por conta de todas as vantagens anteriores, estar associado à grandes plataforma é uma ótima forma de aumentar as vendas. Tudo sem fazer investimentos que podem ser maiores caso decidisse alcançar os mesmos resultados por conta própria.
Quais as desvantagens dos marketplaces?
Por outro lado, também é importante saber que existem algumas desvantagens nesses mercados. Uma das principais, é o valor “perdido” em cada venda. Contudo, isso pode ser relativo. Afinal, é melhor abrir mão de um pouco em cada venda ou deixar de vender?
Outra desvantagem é a questão da dependência. Caso aconteça algo com esse canal, e se ele for sua única opção, você perde totalmente o caminho das vendas. Por isso, depender apenas dos marketplaces envolve uma análise de risco.
A última desvantagem é a questão do distanciamento da marca. Por exemplo, imagine que o cliente que comprou o umidificador vai recomendá-lo para um amigo. É provável que diga algo como “comprei no site X”, em de recomendar a sua loja. Felizmente, as desvantagens são limitadas ou podem ser resolvidas.
Como usar os marketplaces para vender mais?
Agora, você já sabe o que é marketplace, suas vantagens e desvantagens. Então, vamos te ensinar como usar esse conhecimento para vender mais. O primeiro passo é usar essas vendas como forma de viabilizar um produto ou negócio.
Nesse caso, você não precisa investir diretamente em um e-commerce. Ou seja, você pode avaliar o volume de pedidos, o ticket médio e diversas outras informações por meio do marketplace. Se os números forem animadores, você pode seguir uma “carreira solo” ou criar o seu próprio site e tentar duplicar os ganhos. O que nos leva ao próximo ponto.
Outra grande forma de otimizar essas plataformas de vendas é utilizá-las como um canal para atrair o público para seu próprio e-commerce. Portanto, sempre que for empacotar os produtos, coloque bastante informação sobre a sua marca. Convide o cliente a conhecer sua loja, e garanta que ele saiba que ela exista. O objetivo é que, da próxima vez, o cliente compre na sua loja em vez do site que mediou a compra anterior.
Conclusão
Como ficou claro, o marketplace é uma ótima forma de vender mais, atraindo um volume bem alto de clientes. Por meio dele, você alcança uma audiência massiva, com um custo acessíveis.
Contudo, é fundamental evitar a dependência e aproveitar o canal para atrair o público a interagir diretamente com a sua marca. Por isso, esses mercados funcionam muito bem para quem está dando os primeiros passos no mundo digital, podendo ajudar sua empresa a vender bem mais.
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