Gestão financeira para empresas em 2024: entenda como otimizar Gestão financeira para empresas em 2024: entenda como otimizar

Ano novo: como otimizar a gestão financeira para empresas em 2024

Otimizar a gestão financeira para empresas é essencial para ter um 2024 saudável e próspero em seu negócio. Por isso, preparamos este conteúdo com estratégias para otimizar seu financeiro em 2024.

Com um novo ano chegando, é hora de alinhar o planejamento estratégico com a gestão financeira para empresas: entender o que deu certo, o que pode melhorar, e a importância da conciliação bancária no próximo ano.

Mas para que esse planejamento funcione e retorne como lucro para a sua empresa, é necessário se atentar a fatores como conciliação de cartões e gestão de recebíveis. Aqui, separamos dicas sobre como organizar as finanças do seu negócio. Prepare-se para um ano novo próspero!

O que é necessário para organizar a gestão financeira da sua empresa em 2024?

Primeiro, é importante entender quais os aspectos são mais relevantes e precisam ser priorizados no ano seguinte. Diversas particularidades macro e microeconômicas devem ser levadas em conta para que o seu planejamento seja o melhor possível.

Para organizar as finanças, considere os seguintes aspectos:

  1. Entender o quanto se gasta, seus custos e porcentagem dos lucros

Quando falamos em custos, estamos nos referindo a tudo que é necessário para o exercício do trabalho. Mas lembre-se: eles não se limitam apenas aos gastos com luz, água e insumos para fabricação de peças.

Depois vem as despesas. Aqui entram as regulares e as extraordinárias. As regulares são compostas por despesas trabalhistas e administrativas, além de mensalidades de programas ou assinaturas necessárias para serviços. As extraordinárias são os gastos surpresa, que não estão envolvidos nos gastos comuns da empresa.

Por fim, a receita. Em linhas gerais, é todo o capital que entra proveniente dos produtos e serviços. Ela será necessária para determinar o resultado líquido final.

  1. Ter alinhamento com planejamento estratégico

O planejamento financeiro não é apenas um fim em si. Ele precisa estar alinhado com a estratégia da empresa e uma gestão financeira robusta, buscando potencializar os seus resultados. Seja uma expansão geográfica, redução de CAC, aumento do LTV… Todas essas metas ficam no planejamento estratégico.

Caso haja apenas um planejamento financeiro (que irá viabilizá-lo), a empresa pode investir dinheiro demais no investimento errado, podendo entrar no vermelho devido a falta de visão do negócio.

  1. Saber as oportunidades e riscos do ano novo

Organizar a gestão financeira da empresa precisa ser um projeto contínuo, com aplicação de ações estratégicas baseadas nas previsões de mercado. 

Para o início de um novo ano, é necessário que o empreendedor esteja a par do orçamento da empresa, analisando o cenário e compreendendo seus custos para tomar a decisão mais assertiva em relação ao seu plano de negócios.

  1. Entender do cenário do seu negócio

Diferentes empresas têm diferentes reações ao mercado. Nos últimos anos, os negócios com a modalidade e-commerce exploraram novas oportunidades. 

Entender seu comportamento, os períodos de maior e menor lucro, as tendências e as necessidades dos clientes irá determinar como pensar o planejamento estratégico, financeiro e o atingimento de metas.

Também é possível avaliar essa organização financeira sob a ótica do PDCA.

Plan (Planejar)

Do (Fazer)

Check (Verificar)

Act (Agir)

Essa metodologia de melhoria contínua é uma boa ótica para pensar no planejamento e gestão financeira para empresas.

Dos pontos destacados acima, o foco é no planejamento. O P do PDCA. Com ele, a execução (Do), a verificação de resultados (Check) e a melhoria contínua (Act) se tornam viáveis e lucrativas.

Como manter a organização das finanças da empresa em 2024?

Mas, para que o planejamento financeiro da empresa tenha sucesso é necessário entender o cenário de 2024. Os últimos anos mexeram profundamente com a economia, tanto nacional como internacionalmente. 

Taxas de juros, inflação e novos hábitos de consumo precisam entrar no planejamento financeiro dos negócios que querem transformar 2024 em um ano repleto de oportunidades.

Cuidado com os juros

No Brasil e no mundo têm se observado um aumento das taxas de juros. Esse movimento é uma das estratégias clássicas para controlar a inflação. Aumentando a taxa de juros, o custo da produção aumenta, desincentivando as cadeias produtivas.

Ele é especialmente importante, pois as taxas básicas de juros, como o CDI, norteiam todas as aplicações financeiras, taxas e impostos. Empréstimos ficam mais caros. Bancos e adquirentes precisam manter-se atrativos e, por isso, aumentam também as taxas de juros de suas modalidades financeiras.

Ter os juros na ponta do lápis é essencial para encontrar a melhor forma de aproveitar oportunidades sem prejudicar o controle financeiro e sem ficar soterrado em dívidas.

De olho na inflação

A inflação é um indicador que afeta o poder de consumo da população, mas que também influencia gastos fixos de varejistas e prestadores de serviços. Aluguel de espaços, insumos e manutenção também são afetados por esse índice. Medido pelo IBGE, o IPCA é o principal motivo do aumento de juros.

A inflação pode impactar negativamente tanto o poder de compra do seu cliente quanto o preço dos seus insumos. Portanto, é preciso ter cuidado com suas ações, principalmente em momentos de pico.

Como incorporar esses aspectos na gestão financeira?

Hoje os diversos aspectos envolvidos na organização financeira estão automatizados em plataformas SAAS (Software as a Service) de gestão. Essas ferramentas de gestão financeira te auxiliam a encontrar os padrões de consumo, gastos frequentes e gargalos de dinheiro necessários para que você alcance suas metas.

Aderir a uma plataforma para auxiliar no controle das finanças da sua empresa pode ser a solução para sair do vermelho e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Conheça o Extrato Card

Solução da Boavista Tecnologia, o Extrato Card é a plataforma ideal para que a sua organização financeira seja a melhor possível em 2024.

Automatizando sua gestão financeira na empresa e apresentando os resultados de forma rápida e clara, é possível acompanhar a consolidação das vendas. Desde valores a receber, auditoria de tarifas, duplicidade, cancelamentos, chargeback e antecipação de recebíveis até conciliação de pagamentos.

Homologado com mais de 170 operadoras no Brasil, o Extrato Card também é integrado aos principais ERPs do mercado, proporcionando o controle de suas vendas em meios de pagamento em um só lugar.

Conciliação do jeito certo, com monitoramento de informações de vendas e recebíveis por um time de especialistas da Boavista Tecnologia. Especialista em soluções financeiras automatizadas com mais de 31 anos no mercado.

A gestão financeira para empresas em 2024 será desafiadora. Com indicadores próprios do ano e a necessidade de saber se planejar daqui para a frente, o maior auxiliar de um empresário serão os sistemas automatizados de gestão e conciliação financeira.

Não deixe de conhecer todas as vantagens do Extrato Card. Fale com nossos especialistas e agende uma demonstração!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais