Desde o seu lançamento em 2020, o Pix mudou o modo os brasileiros fazem negócios. Hoje, vamos entender em detalhes sobre Pix: segurança e eficiência.
Desenvolvido pelo Banco Central, o meio de pagamento instantâneo conquistou o país pela velocidade, praticidade e segurança. Assim, o Pix hoje é responsável por mais de 76% das transações entre os consumidores, superando o cartão e o dinheiro físico.
Logo, em menos de três anos, o esse meio de pagamento deixou de ser apenas uma solução digital para se tornar um pilar da economia brasileira, transformando hábitos, impulsionando a inclusão financeira e criando oportunidades de gestão e conciliação para empresas de todos os portes.
Confira tudo sobre o meio de pagamento que conquistou os brasileiros!

Pix: segurança e eficiência em suas novas modalidades
O Pix segue avançando e ampliando suas funcionalidades, com recursos como: automático, parcelado, agendado, por aproximação e, futuramente, internacional.
Recentemente, a sua mais recente atualização, trouxe uma importante inovação: o Botão de Contestação, também conhecido como o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A partir dele, o usuário pode solicitar a devolução de valores em casos de fraude, golpe ou coerção diretamente pelo aplicativo da instituição financeira, sem burocracias.
Além disso, essa funcionalidade reforça o compromisso do Banco Central e das instituições financeiras com um ambiente de pagamentos mais confiável e transparente. Dessa forma, fortalecendo a confiança no ecossistema financeiro.
Benefícios do Pix impulsionam a eficiência financeira:
- Transações instantâneas, 24h por dia, 7 dias por semana;
- Redução de custos operacionais e tarifas bancárias;
- Facilidade de acesso para todos os perfis de usuários;
- Integração com sistemas corporativos, automatizando a conciliação e o controle de caixa.
Pix: o meio de pagamento preferido dos brasileiros
Desde seu lançamento, ele revolucionou como os brasileiros lidam com o dinheiro.
Em junho de 2025, essa realidade ficou ainda mais evidente quando, no dia 6, o esse meio bateu o recorde de 276,7 milhões de transações em apenas 24 horas, consolidando-se como a ferramenta mais utilizada para pagamentos e transferências no Brasil. (Fonte: Agência Brasil)
O impacto do Pix para empresas e consumidores
Portanto, mais do que um meio de pagamento, o Pix democratizou o acesso a serviços financeiros e aumentou a competitividade no varejo físico e digital.
Quer entender em detalhes como o Pix está evoluindo e quais oportunidades ele traz para a sua operação financeira?
Baixe nosso e-book O Poder do Pix:

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste

Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter