Transporte de numerário: você está fazendo da forma correta? - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Transporte de numerário: você está fazendo da forma correta?

Empresas que trabalham com um fluxo de dinheiro considerável ou inseridas em regiões altamente dependentes das cédulas físicas, precisam estar atentas quanto ao caminho do dinheiro.

É preciso dar a devida importância ao transporte de valores da companhia, caso contrário corre-se o risco de ter perdas financeiras devido a pequenas falhas nessa etapa.

Assim, criamos um conteúdo exclusivo sobre transporte de numerário para que você compreenda se está fazendo da maneira correta e tomando todos os cuidados. Confira!

Transporte de numerário na prática

O transporte de numerário ou recolhimento de numerário se refere ao serviço prestado por empresas privadas para recolher cédulas e moedas de empresas, e encaminhar para os bancos previamente estabelecidos em contrato, nas datas e nos períodos acordados.

No entanto, apesar de ter como finalidade o transporte, é utilizado também como uma camada de segurança pelas empresas.

Transporte de numerário assertivo

Não basta contar o dinheiro, entregar para a transportadora e esperar cair na conta da empresa. É preciso monitorar todos os passos para um recolhimento de numerário assertivo.

Através do módulo e-Extrato Cash da Boavista, é possível automatizar esse processo e torná-lo mais seguro e eficiente.

Através de um software automatizado, a gestão não precisa fazer a conferência manual de cada transação. O sistema alerta para as inconsistências entre os valores recolhidos na loja, contados pelas empresas de recolhimento e o valor depositado no banco, mesmo que seja em várias contas e diversos malotes.

Essa automatização reduz o risco de falhas humanas, tornando o processo mais eficiente.

Auditoria de contratos

Os contratos de recolhimento de numerário podem ser altamente complexos, devido a essa ser uma atividade de grande risco e acentuada relevância.

A Boavista conta com um time de especialistas para ajudá-lo a tomar as melhores decisões e a compreender se o contrato está sendo efetivamente cumprido, no que se refere aos termos de serviços e taxas. 

O que é a Guia de Transporte de Valores Eletrônica?

Esse documento foi criado com o objetivo de acompanhar e assegurar os transportes de valores que são realizados em todo o país. Sendo assim, o intuito é mapear e registrar cada uma das etapas que fazem parte deste processo, desde o momento em que os valores são coletados até o armazenamento.

Além do nome completo, esse documento também pode ser conhecido como GTVe. Após utilizar essa solução, será mais fácil acompanhar todo o processo, compreendendo quais são as principais dificuldades e o que pode melhorar para que o transporte seja mais gerenciável e compreensível, pois, muitas vezes, a GTV manual apresenta contradições de dados. 

A documentação de todas as etapas também auxilia em um processo mais profissionalizado, afinal, todas as informações importantes estarão registradas para consulta e até mesmo para futuras verificações.

Sendo assim, já foi possível entender como essa solução pode ser importante para a sua empresa, não é mesmo?

Quais empresas devem usar a Guia de Transporte de Valor Eletrônica?

Qualquer empresa que faça o transporte de valores, incluindo cédulas, moedas, cheques e outros, deve contar com esse documento.

Como mencionado acima, essa é uma forma de assegurar que todo o processo está sendo realizado da forma correta, seguindo as orientações e as etapas que agregam o momento da coleta e até mesmo do depósito.

Guia de Transporte de Valor Eletrônica: entenda como realizar a conciliação delas

No que diz respeito a conciliação, uma boa opção é contar com um sistema que seja capaz de armazenar todas as guias, oferecendo acessibilidade e segurança para os documentos.

Assim, será mais fácil encontrar esse item quando for necessária uma pesquisa ou até mesmo a confirmação de uma coleta, por exemplo.

O módulo e-Extrato Cash é uma ótima solução, já que facilita o rastreamento do dinheiro e o gerenciamento das GTVEs. Entre em contato com a nossa equipe e confira mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *