Transporte de numerário: como controlar o dinheiro recolhido

Transporte de numerário: como controlar o dinheiro recolhido

Locais em que existe grande fluxo de dinheiro necessitam de estratégias e formas seguras de realizar o transporte de numerário. Você conhece as formas de controlar o dinheiro recolhido por uma empresa?

Neste artigo você vai conhecer os principais métodos de recolhimento do dinheiro em grandes empresas e como ele é transportado. Boa leitura!

Números do dinheiro no Brasil

O Brasil, por ter uma população desbancarizada, é um país em que grande parte da circulação de valores é feita através de notas físicas. Porém, desde outubro 2020, quando surgiu o Pix, esse cenário sofreu considerável alteração.

Mesmo com o protagonismo do Pix, o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais utilizado para pagamento à vista. Cerca de 71% da população brasileira usa as cédulas de dinheiro principalmente para pagar contas de consumo. 

Com o advento da pandemia de Covid-19, o Governo Federal criou o auxílio emergencial. Segundo reportagem do portal O Valor Investe, isso fez com que a circulação de dinheiro em espécie voltasse a crescer no país, chegando ao aumento de mais de 30% no volume de cédulas em circulação. 

Até meados do mês de fevereiro de 2020 o número de dinheiro em espécie em circulação no país era de aproximadamente R$259,340 bilhões. Um ano depois esse número passou a ser, em média, R$340,879 bilhões.

Com o número de saques e de uso de dinheiro em espécie em crescente, as empresas precisam se preparar. 

Assim, esse assunto é de extrema importância para que, mesmo em grandes fluxos e recolhimento de dinheiro, não haja transtornos e problemas.

Como funciona o transporte de valores?

O transporte de valores realizado em solo brasileiro é feito através de empresas privadas que atuam com grandes aparatos e técnicas de seguranças para que todo o transporte seja feito com o mais alto nível de segurança possível.

Além disso, esse transporte possui respaldo legal e supervisão da Polícia Federal para que seja ainda mais sério e seguro, utilizando profissionais que são treinados especialmente para essa função e com o uso de veículos especializados, que são os chamados carros fortes.

O transporte é feito com rotinas planejadas e com monitoramento em tempo real que é feito por equipes que trabalham com gestão de alto risco. Além disso, o monitoramento existe juntamente com bases operacionais de coordenadas e com guarnição composta por quatro vigilantes, no mínimo.

Porém, para a realização do recolhimento, controle e posterior transporte, existem várias formas de ser realizada essa gestão nas empresas. Veja abaixo!

Malote

O malote é um dos sistemas mais comuns utilizados, pois se resume no recolhimento e envio de dinheiro ou documentos entre empresas, entre empresas e bancos ou entre outros locais.

Após os valores serem recolhidos pela empresa e serem contabilizados pelo caixa, diariamente ou com a frequência necessária, uma empresa de transporte especializada busca o malote contendo os valores e encaminha de forma segura até o local de destino que, na maioria das vezes, é uma agência bancária.

Cofre Inteligente

Além do que já foi trazido até aqui, o cofre inteligente também é uma maneira de controlar os valores percebidos por uma empresa para posterior transporte. Porém, esse método é mais moderno, com maior praticidade e mais segurança.

Isso porque, o sistema de cofre inteligente evita que o dinheiro tenha que ser contado e separado manualmente. O cofre realiza a contagem e separação das notas, basta que elas sejam introduzidas nele.

Assim, o fechamento de caixa se torna muito mais eficiente e seguro. No mesmo sentido, esse tipo de cofre emite relatórios gerenciais e permite que a empresa tenha acesso online do controle do fluxo de caixa. Além disso, todo um mecanismo de segurança é instalado, inclusive com possibilidade de entintamento de notas em caso de arrombamento do cofre.

Portanto, como você pode ver, esse é um dos métodos mais seguros de recolhimento de valores em empresas que têm grande fluxo de cédulas.

ATM Reciclador

O reciclador ATM também é uma forma de controle e recolhimento de valores, sendo muito utilizados por supermercados e farmácias. Isso porque esse tipo de sistema permite que os depósitos sejam feitos pela empresa nos caixas rápido instalados na loja. Assim, os valores são creditados na conta do destinatário.

Essas mesmas cédulas podem ser sacadas pelos clientes da loja. Isso reduz consideravelmente a necessidade da presença da empresa de transporte de valores na empresa. Essa tecnologia agiliza a operação e torna tudo mais prático e seguro.

Ainda não são todas as empresas financeiras que utilizam esse método de controle e recolhimento de dinheiro, porém cada vez mais o investimento ocorre nesse sentido. Com equipamentos como a recicladora o trabalho pode ser feito com muito mais rapidez e sem as chances de erros humanos.

Existe conciliação de transporte de numerários?

Sim, existe! Como comentamos anteriormente, o processo de recolhimento de numerários é bastante complexo. Exige uma série de etapas que vão desde à contagem do dinheiro do caixa ao depósito no banco.

Por conta da sua complexidade, é muito importante que também tenha um processo de conciliação financeira específico.

Então, como garantir que a informação registrada pelo caixa é a mesma registrada pelos funcionários da transportadora na GTV? Isso só é possível graças ao processo de conciliação de recolhimento de numerários.

Nesse processo, os valores que saem do caixa da sua empresa são mapeados e comparados com os que chegam à empresa transportadora de valores (ou o encarregado a deixar o malote no banco) e, em outro momento, com os extratos bancários.

Com todo esse mapeamento da jornada do seu dinheiro, é possível identificar se houve inconsistências na contagem realizada por cada um desses agentes ou se foram creditados valores diferentes do esperado, sejam para mais, sejam para menos.

Dessa forma, você consegue ter maior segurança sobre cada centavo que sai do seu estabelecimento e, em caso de inconsistências, agir com maior rapidez baseado em fatos e dados.

Quer entender melhor como a conciliação de transporte de numerário funciona?
Acesse nossa página e converse com um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *