Por que integrar o seu ERP com uma ferramenta de conciliação de cartões?
Integrar o ERP a um Conciliador de Cartões é uma grande vantagem para a empresa, pois torna os processos automatizados e os resultados financeiros escaláveis. Confira os benefícios de integrar esses dois sistemas.
Não é novidade que o setor financeiro ainda está imerso em planilhas, filipetas e papéis para fazer a conciliação de cartões, mesmo que conte com um sistema de gestão na empresa.
No entanto, para conseguir potencializar o processo de conciliação como um todo, é importante também trabalhar com um sistema de conciliação de cartão, que se dedica em consolidar os dados financeiros de forma automática e agir de forma personalizada para notificar as divergências.
Pensando nisso, a seguir você confere sobre o enorme potencial de unir o ERP a um Conciliador de Cartões, que juntos tornarão a sua gestão financeira ainda mais eficiente.
Mais eficiência no processo de conciliação de cartão
Para fazer a conciliação de cartões, é preciso contar com dados financeiros reais, confiáveis e, acima de tudo, seguros. Antigamente, para fazer essa conciliação, os profissionais ficavam divididos entre planilhas, cadernos e um amontoado de filipetas.
No entanto, contar com um ERP integrado a um sistema conciliador de cartões elimina a atividade manual atrelada às essa quantidade enorme de papéis e planilhas, além de garantir maior eficiência no processo de conciliação.
Assertividade e segurança no fluxo de conciliação
Com essa integração, os dados de vendas cadastrados no sistema de gestão da empresa, automaticamente, entram no fluxo do sistema de conciliação de cartão, eliminando a necessidade de conferir cada venda individualmente.
Utilizando um ERP integrado a um conciliador, a consolidação e conciliação das informações é verdadeiramente automática, restando apenas a necessidade de monitorar as possíveis divergências.
Além disso, quando se tira essa quantidade de trabalho de um colaborador, a possibilidade de erros diminui em grande escala, já que o processo conta com uma inteligência financeira que realmente garante que as informações estão corretas e seguras.
Maior agilidade nas operações e ganho de tempo para outras atividades
Empresas pequenas que vendem com cartão de crédito e possuem até 3 maquininhas de cartão POS são completamente capazes de fazer a conciliação das vendas de forma manual.
Afinal, não há um número expressivo de vendas para controlar, o que garante maior facilidade na hora de encontrar divergências de valores, por exemplo.
No entanto, uma empresa com mais de 3 pontos de vendas, por exemplo, e que:
- possui milhares de vendas em cartões por dia;
- possui diversas maquininhas de cartão POS;
- e conta com diversas operadoras e bandeiras diferentes para atender à demanda de clientes.
Com certeza, é uma empresa que, se não possui um sistema automatizado, está perdendo tempo e dinheiro controlando todas essas vendas manualmente.
E, se não tem uma integração eficiente do seu ERP com um sistema de conciliação de cartões, ainda precisa acumular filipetas e fazer o cadastro venda a venda no conciliador para conseguir fazer uma conciliação.
Pense comigo: porque perder todo esse tempo, quando a operação pode ser muito mais ágil?
O fato de deixar de lado a conferência manual dessas vendas em troca de uma consolidação automática, permite que o colaborador foque em outras atividades relevantes que possam contribuir ainda mais com a estratégia da empresa, do que em processos que apenas gastam o dinheiro da organização.
Foco apenas no monitoramento e resolução de divergências
Esqueça todo aquele trabalho de acumular e conferir filipeta por filipeta, e ainda ter que cadastrar todas essas informações em uma planilha que pode te causar problemas no futuro.
Ao integrar o seu ERP com uma ferramenta de conciliação de cartões a grande vantagem é se preocupar apenas em controlar os conflitos.
Isso significa que todas as informações das vendas já estão consolidadas no sistema e você só precisa confirmar com as operadoras se o que foi vendido foi realmente recebido. E pronto!
Caso venha a ter alguma divergência, o próprio conciliador notifica essa informação, sem que você precise mergulhar naquele amontoado de filipetas. É muito mais seguro, rápido e descomplicado.
Setor financeiro mais eficiente
Atualmente, é necessário contar com diversas pessoas no setor financeiro somente para fazer a conciliação de cartões. Isso sem citar a conciliação bancária e monitoramento de chargebacks, duplicidades e antecipações.
No entanto, ainda que você tenha uma grande equipe para cuidar desta atividade, o processo manual leva tempo e essa capacidade é limitada. Afinal, esse é um processo que possui uma complexidade enorme.
Principalmente, se estiver sendo realizada por meio de planilhas ou sem uma correta integração do seu ERP com um conciliador de cartões.
Logo, contar com a integração dos sistema evita uma perda de tempo desnecessária e, consequentemente, evita perdas financeiras.
Ao eliminar esse trabalho operacional e complicado dos colaboradores, é possível potencializar os processos e tornar os colaboradores mais eficientes, para que seja possível focar em atividades que realmente tragam o sucesso da empresa.
Inteligência financeira para tomar as melhores decisões
Toda essa agilidade operacional e inteligência financeira é uma grande vantagem para que gestores e diretores financeiros utilizem dados reais para otimizar as suas decisões e projeções a curto, médio e longo prazo.
O fato de ter o ERP e o conciliador conversando entre si permite que o fluxo de informações seja automatizado, evitando inclusões de dados manuais, o que é uma porta aberta para acontecer um erro não intencional.
Que empresa nunca se deparou com informações duplicadas e não soube identificar qual era a real? Isso e outros contratempos são causadas por termos muitas fontes de informação e processos manuais.
Humanos erram e isso é perfeitamente compreensível, mas quando se trata de informação, é muito importante contar com um conciliador confiável e integrado ao seu ERP.
Com isso, é possível saber o que vem ou não funcionando e basear as tomadas de decisões em dados claros e seguros.
Conheça o e-Extrato Card e integre ao seu ERP
Empresas que objetivam crescer e escalar os seus negócios não podem se dar ao luxo de não automatizar processos trabalhosos como a conciliação de cartões.
Por isso, contar com a integração do conciliador e-extrato ao seu ERP, tornará a sua gestão mais fortalecida, possibilitando que a empresa atinja resultados melhores e mais rapidamente.
Ao integrar esses dois sistemas, você fará um investimento que aumentará a eficiência da empresa, proporcionando uma gestão financeira mais escalável.
O e-Extrato Card pode, e deve, ser usado como uma ferramenta complementar ao seu sistema de gestão. Lembre-se que nem um substitui o outro, pois ambos, juntos, darão um potencial ainda maior para as decisões estratégicas da organização.
Esse é o grande objetivo de integrar o ERP ao conciliador de cartões: otimizar a sua gestão financeira.
Se quiser conhecer mais a fundo como essa integração funciona usando o e-Extrato Card, assista uma demonstração online gratuita preenchendo os dados abaixo.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter