O Governo Federal vem, aos poucos, liberando cada vez mais lotes do saque emergencial do FGTS para ajudar as pessoas durante o momento de pandemia. É um recurso para qualquer trabalhador que tem contas ativas ou inativas no fundo de garantia.
Para descentralizar o acesso aos recursos do saque emergencial do FGTS, as maquininhas de cartão são usadas como meio de facilitar o uso do dinheiro.
Essa também é uma ótima chance para sua empresa aumentar ou recuperar a arrecadação do seu caixa. Então, neste post, vamos mostrar para você o que é o saque emergencial do FGTS e como você pode aceitar pagamentos nas maquininhas de algumas das maiores adquirentes no mercado.
Como é feita a liberação do saque emergencial do FGTS?
O saque emergencial do FGTS é oficializado a partir da Medida Provisória 946/2020, autorizando os trabalhadores que têm conta vinculada e com saldo a fazê-lo. É uma das medidas para combater a calamidade pública, por conta da pandemia do Coronavírus.
O Governo estima que 60 milhões de trabalhadores serão beneficiados, em um valor de mais de R$ 37 bilhões. Porém, para organizar os saques, o Governo também elaborou um calendário.
As datas são baseadas no mês em que a pessoa nasceu, com duas datas principais. A primeira, é quando o valor é liberado para transações eletrônicas, por exemplo, fazer pagamentos através das maquininhas. Já o segundo, é quando os recursos podem ser sacados ou transferidos para outra conta.
Esse calendário explica a necessidade de pagamentos na maquininha. Isso permite que possa realizar pagamentos assim que o recurso seja liberado, sem necessariamente precisar esperar que o valor possa ser sacado ou transferido.
O que é o Caixa TEM?
Para isso, é preciso entender o que é o Caixa TEM. Esse é um novo aplicativo da Caixa, totalmente digital, que permite ao trabalhador o acesso a diversas transações bancárias, além de alguns serviços sociais importantes.
Uma vez que os créditos do saque emergencial do FGTS, ou do auxílio social, caiam na conta, é possível fazer diversos pagamentos de boletos ou contas. Além disso, também é possível usar o cartão de débito virtual, aproximação e o QR Code para fazer compras nos diversos estabelecimentos que aceitam o pagamento na maquininha.
Essa é a forma mais simples como o trabalhador tem de usar os recursos, visto que o tempo para o saque é um pouco maior. Portanto, vale muito apena para as empresas aceitar os pagamentos na maquininha com o saque emergencial do FGTS.
O trabalhador pode consultar o saque emergencial do FGTS colocando algumas informações como o CPF, ou NIT/PIS/PASEP. Além disso, precisa colocar a senha internet, que é a mesma usada para acessar o site da Caixa, para consultar o extrato, por exemplo.
Como aceitar o pagamento nas principais maquininhas?
Felizmente, praticamente todas as principais operadoras permitem receber esse pagamento. Então, vamos ver como fazê-los nas principais adquirentes. Vale ressaltar que o método é exatamente o mesmo para o recebimento de pagamentos com o Auxílio Emergencial.
Cielo
Para quem tem maquininha da Cielo, o recebimento pode ser feito nas máquinas Cielo Flash, LIO, Cielo ZIP e a maquininha com fio e sem fio. O cliente fará o pagamento através do débito virtual. O passo a passo de como fazê-lo é bem simples:
- Digite o valor a ser pago na maquininha;
- Selecione o pagamento por “Débito”;
- Em seguida, clique no botão verde da maquininha para gerar um QR Code;
- Peça para o cliente abrir o aplicativo do Caixa Tem;
- Dentro do aplicativo, peça para ele escolher a opção “Pagar na Maquininha”;
- Ele vai ler o QR Code e depois confirmar a compra no App.
O processo é bem simples e não precisa habilitar ou pedir nada. Todas as maquininhas acima já têm essa função pronta.
Getnet
A Getnet também permite pagar e aceitar pagamentos através da maquininha usando o saque emergencial do FGTS. Todas as máquinas da empresa geram o QR Code, o que significa que você pode aceitar o pagamento, não importa qual é o seu modelo.
Uma vantagem dessa adquirente, é que você não necessariamente precisa ter a maquininha. O Superget Mobile é um aplicativo que gera QR Code, o que significa também pode aceitar os pagamentos por ele. Além disso, a taxa para pagamentos é 1,20%. Para fazer a venda, o passo a passo é simples:
- Selecione a opção “Pagar com QR Code” ou digite diretamente o valor;
- Se optar por digitar o valor, pressione o botão verde para confirmar e selecione a opção “Débito”;
- Pressione o botão verde mais uma vez para gerar o QR Code;
- Peça para o cliente abrir o aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção pagamento na maquininha e ler o QR Code. Por fim, basta confirmar;
- Imprima os comprovantes e feche a venda.
PagSeguro
O PagSeguro também permite a opção de pagamento com o saque emergencial do FGTS. No PagSeguro, todas as maquininhas moderninhas aceitam o pagamento. Alguns exemplos são a Moderninha Smart, Moderninha Plus, Moderninha Pro 2 e a Moderninha X.
Além disso, existe uma taxa de 1,20% e o dinheiro fica disponível imediatamente. Não esqueça de atualizar a sua maquininha para habilitar o pagamento. O passo a passo do pagamento é bem simples:
- Digite o valor do pagamento na maquininha e clique em “Pagar”;
- Em seguida, acesse a opção QR Code e clique em “Elo”;
- Após o QR Code aparecer na tela, peça para o cliente abrir o aplicativo Caixa Tem;
- Peça para que ele faça a leitura do QR Code e confirme a compra no App;
- Imprima as vias de comprovante e feche a compra.
Conclusão
Felizmente, receber os pagamentos do saque emergencial do FGTS na maquininha é bem simples. Isso facilita a vida tanto do vendedor como do trabalhador em um momento tão delicado como o atual.
Quer entender mais sobre esse processo? Então, confira esse post com tudo o que você precisa saber sobre como receber pagamentos com o auxílio emergencial na maquininha.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter