Blog da Boavista | Conciliação Financeira
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Site
  • Blog
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Tecnologia

Saque Emergencial do FGTS: como aceitar pagamentos na maquininha

marketing 31/08/2020

O Governo Federal vem, aos poucos, liberando cada vez mais lotes do saque emergencial do FGTS para ajudar as pessoas durante o momento de pandemia. É um recurso para qualquer trabalhador que tem contas ativas ou inativas no fundo de garantia.

Para descentralizar o acesso aos recursos do saque emergencial do FGTS, as maquininhas de cartão são usadas como meio de facilitar o uso do dinheiro.

Essa também é uma ótima chance para sua empresa aumentar ou recuperar a arrecadação do seu caixa. Então, neste post, vamos mostrar para você o que é o saque emergencial do FGTS e como você pode aceitar pagamentos nas maquininhas de algumas das maiores adquirentes no mercado.

Como é feita a liberação do saque emergencial do FGTS?

O saque emergencial do FGTS é oficializado a partir da Medida Provisória 946/2020, autorizando os trabalhadores que têm conta vinculada e com saldo a fazê-lo. É uma das medidas para combater a calamidade pública, por conta da pandemia do Coronavírus.

O Governo estima que 60 milhões de trabalhadores serão beneficiados, em um valor de mais de R$ 37 bilhões. Porém, para organizar os saques, o Governo também elaborou um calendário.

As datas são baseadas no mês em que a pessoa nasceu, com duas datas principais. A primeira, é quando o valor é liberado para transações eletrônicas, por exemplo, fazer pagamentos através das maquininhas. Já o segundo, é quando os recursos podem ser sacados ou transferidos para outra conta.

Esse calendário explica a necessidade de pagamentos na maquininha. Isso permite que possa realizar pagamentos assim que o recurso seja liberado, sem necessariamente precisar esperar que o valor possa ser sacado ou transferido.

O que é o Caixa TEM?

Para isso, é preciso entender o que é o Caixa TEM. Esse é um novo aplicativo da Caixa, totalmente digital, que permite ao trabalhador o acesso a diversas transações bancárias, além de alguns serviços sociais importantes.

Uma vez que os créditos do saque emergencial do FGTS, ou do auxílio social, caiam na conta, é possível fazer diversos pagamentos de boletos ou contas. Além disso, também é possível usar o cartão de débito virtual, aproximação e o QR Code para fazer compras nos diversos estabelecimentos que aceitam o pagamento na maquininha.

Essa é a forma mais simples como o trabalhador tem de usar os recursos, visto que o tempo para o saque é um pouco maior. Portanto, vale muito apena para as empresas aceitar os pagamentos na maquininha com o saque emergencial do FGTS.

O trabalhador pode consultar o saque emergencial do FGTS colocando algumas informações como o CPF, ou NIT/PIS/PASEP. Além disso, precisa colocar a senha internet, que é a mesma usada para acessar o site da Caixa, para consultar o extrato, por exemplo.

Como aceitar o pagamento nas principais maquininhas?

Felizmente, praticamente todas as principais operadoras permitem receber esse pagamento. Então, vamos ver como fazê-los nas principais adquirentes. Vale ressaltar que o método é exatamente o mesmo para o recebimento de pagamentos com o Auxílio Emergencial.

Cielo

Para quem tem maquininha da Cielo, o recebimento pode ser feito nas máquinas Cielo Flash, LIO, Cielo ZIP e a maquininha com fio e sem fio. O cliente fará o pagamento através do débito virtual. O passo a passo de como fazê-lo é bem simples:

  1. Digite o valor a ser pago na maquininha;
  2. Selecione o pagamento por “Débito”;
  3. Em seguida, clique no botão verde da maquininha para gerar um QR Code;
  4. Peça para o cliente abrir o aplicativo do Caixa Tem;
  5. Dentro do aplicativo, peça para ele escolher a opção “Pagar na Maquininha”;
  6. Ele vai ler o QR Code e depois confirmar a compra no App.

O processo é bem simples e não precisa habilitar ou pedir nada. Todas as maquininhas acima já têm essa função pronta.

Getnet

A Getnet também permite pagar e aceitar pagamentos através da maquininha usando o saque emergencial do FGTS. Todas as máquinas da empresa geram o QR Code, o que significa que você pode aceitar o pagamento, não importa qual é o seu modelo.

Uma vantagem dessa adquirente, é que você não necessariamente precisa ter a maquininha. O Superget Mobile é um aplicativo que gera QR Code, o que significa também pode aceitar os pagamentos por ele. Além disso, a taxa para pagamentos é 1,20%. Para fazer a venda, o passo a passo é simples:

  1. Selecione a opção “Pagar com QR Code” ou digite diretamente o valor;
  2. Se optar por digitar o valor, pressione o botão verde para confirmar e selecione a opção “Débito”;
  3. Pressione o botão verde mais uma vez para gerar o QR Code;
  4. Peça para o cliente abrir o aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção pagamento na maquininha e ler o QR Code. Por fim, basta confirmar;
  5. Imprima os comprovantes e feche a venda.

PagSeguro

O PagSeguro também permite a opção de pagamento com o saque emergencial do FGTS. No PagSeguro, todas as maquininhas moderninhas aceitam o pagamento. Alguns exemplos são a Moderninha Smart, Moderninha Plus, Moderninha Pro 2 e a Moderninha X.

Além disso, existe uma taxa de 1,20% e o dinheiro fica disponível imediatamente. Não esqueça de atualizar a sua maquininha para habilitar o pagamento. O passo a passo do pagamento é bem simples:

  1. Digite o valor do pagamento na maquininha e clique em “Pagar”;
  2. Em seguida, acesse a opção QR Code e clique em “Elo”;
  3. Após o QR Code aparecer na tela, peça para o cliente abrir o aplicativo Caixa Tem;
  4. Peça para que ele faça a leitura do QR Code e confirme a compra no App;
  5. Imprima as vias de comprovante e feche a compra.

Conclusão

Felizmente, receber os pagamentos do saque emergencial do FGTS na maquininha é bem simples. Isso facilita a vida tanto do vendedor como do trabalhador em um momento tão delicado como o atual.

Quer entender mais sobre esse processo? Então, confira esse post com tudo o que você precisa saber sobre como receber pagamentos com o auxílio emergencial na maquininha.

 


Tags:auxílio emergencialcaixa temcoronavírusmaquininhapandemiasaque emergencial do fgts
166
Marketing Boavista

    Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


      Artigos relacionados

      • SaaS e On-Premises

        SaaS e On-Premises: entenda as diferenças

      • pagamentos digitais

        Pagamentos digitais em supermercados: confira as vantagens

      Teste

      post anterior
      Link de pagamento: como vender sem maquininha ou loja virtual
      próximo post
      Banco Digital: inovação aquece mercado de cartões

      Categorias

      Esteja sempre à frente no mercado financeiro!

      Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.

      Assine a Newsletter

      Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

        Siga-nos:

      Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

      Categorias

      • Administração do tempo
      • Antecipação de Recebíveis
      • Aplicativos de Delivery
      • Automação de Processos
      • Clientes
      • Conciliação bancária
      • Conciliação de Cartão
      • Conciliação de Recolhimento de Numerários
      • Conciliação Financeira
      • Conciliação Financeira
      • Conciliador e-Extrato
      • Eventos
      • Gestão de cobrança
      • Gestão de Negócios
      • Gestão Financeira
      • Pagamentos
      • Pix
      • Setor bancário
      • Supermercado
      • Tecnologia
      • Varejo
      • Vendas

      Tags

      antecipação de recebíveis automação de processos auxílio emergencial banco central caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito cessão de recebíveis conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de meios de pagamento conciliação de pagamentos conciliação de recolhimento de numerários conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery desbancarizados e-commerce gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira maquininha Marketplace meios de pagamento máquina de cartão open banking pagamentos pandemia picpay pix POS qr code setor financeiro tecnologia tesouraria varejo vendas vendas on-line vendas por delivery