Vendas não conciliadas: os impactos negativos em uma empresa
Você sabe os impactos negativos de vendas não conciliadas? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
A conciliação de vendas é uma atividade imprescindível para uma boa gestão financeira em qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação. Uma empresa que não sabe conciliar suas vendas, dificilmente consegue atingir um nível maior de eficiência e organização.
A conciliação está atrelada a diversas áreas presentes na gestão empresarial. Todos os tipos de conciliação são significativamente importantes para qualquer empresa que queira crescer.
Sendo assim, é de extrema importância a análise e a conciliação de vendas para que uma empresa saiba como agir na hora da tomada de decisão, aliando dados a resultados reais.
A seguir, vamos entender melhor o impacto de vendas não conciliadas em um negócio.
O que é conciliação de vendas?
A conciliação de vendas é uma estratégia de gestão responsável por comparar informações registradas no sistema de vendas de uma empresa com o extrato inferido pelas operadores de cartão.
Essa conciliação pode ser feita para lojas virtuais, como o e-commerce, por exemplo, além de delivery, pagamento online via pix, entre muitos outros. Assim, é uma ferramenta completa e abrangente no mercado.
Além disso, a conciliação de vendas permite ampliar os horizontes do empreendedor, que poderá criar previsões gerais dos lucros da empresa, além de garantir a segurança na hora de dar o próximo passo.
Dessa maneira, garante melhor organização, eficiência e gerenciamento dentro de uma empresa, que, por meio de dados, permite uma tomada de decisão mais segura, assertiva e produtiva.
Os impactos negativos de vendas não conciliadas
Uma empresa que não adota uma boa estratégia de conciliação de vendas, corre o risco de ficar estagnada, sem previsões de lucro e avanços.
Além disso, vendas não conciliadas favorecem a ocorrência de golpes e fraudes, já que não tem a análise real dos dados e pagamentos.
Além disso, sem a análise real e automatizada dos dados feitos na conciliação, a empresa não consegue criar previsões dos recebimentos para a operação de vendas.
Redes de supermercados têm em comum o grande desafio de realizar a sua conciliação de vendas de maneira assertiva e produtiva. Isso porque não é nada fácil fazer a conferência de todas as vendas realizadas via cartões de crédito ou débito em todas as lojas sem uma ferramenta especializada.
Essa dor estava sendo sentida por uma rede de supermercados de São Paulo, que tem 12 lojas distribuídas na capital paulista e em outros cinco municípios da região metropolitana. O cenário por lá não era nada interessante para o negócio: muita conciliação para pouca produtividade.
Um ótimo exemplo da importância da conciliação de vendas é uma rede de supermercados em São Paulo que, ao utilizar uma de nossas soluções, a conciliação passou a ser realizada, por opção, a cada sete dias. Acumular meses de vendas não conciliadas deixou de ser uma dor de cabeça para os gestores dessa rede.
Ou seja, é imprescindível buscar soluções na área de conciliação que tragam resultados reais dentro de uma empresa, podendo, assim, elevar o setor financeiro a outro nível.
Outro ponto importante a se destacar é que, caso não seja feita uma análise minuciosa utilizando a conciliação de vendas, a empresa não consegue visualizar a cobrança de taxas e conferir se estas estão corretas.
No geral, a falta de gestão de vendas pode prejudicar todo o progresso do negócio, já que não colabora com a relação entre fornecedor e cliente, além de não organizar, de fato, os gastos e o lucro.
Como eu faço a conciliação de vendas?
Para fazer a conciliação de vendas dentro da empresa, é necessário se atentar em alguns pontos essenciais na hora do recolhimento de dados. São estes:
– Vendas
– Recebimentos
– Taxas
– Chargebacks e descontos
– Cancelamentos internos
Com esses dados, é possível ter uma análise geral dentro da empresa, permitindo fazer a conciliação de todos os valores gastos e lucros.
Contudo, existem três tipos de conciliação que, juntas, são aliadas efetivas na hora de gerenciar as vendas, são elas:
– Conciliação de vendas: comparar se as vendas registradas no sistema conferem com as informações que estão na adquirente.
– Conciliação de pagamentos: analisar se todos os pagamentos vigentes foram efetuados;
– Conciliação bancária: comparar se os valores depositados na conta bancária coincidem com as informações dos adquirentes.
Atualmente, esse processo foi automatizado, ou seja, existem empresas e softwares capazes de providenciar a conciliação de vendas e toda a gestão financeira para você!
Por isso, a Boavista Tecnologia, por meio de plataforma de gerenciamento, coloca você no centro da gestão e otimiza seus resultados! Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração!
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