Você sabe o que são adquirentes e subadquirentes? Com as vendas por cartões tomando uma fatia do mercado cada vez maior e gerando mais dinheiro, é preciso dominar os principais conceitos e estratégias. Apenas assim você consegue melhorar seu poder negociação.
Dentro das vendas digitais, existem diversos fatores que influenciam no processo, que vão desde a iniciação do pedido até a liberação do dinheiro. Portanto, é preciso conhecer as melhores formas de otimizar esse processo.
Continue lendo o post e entenda a diferença entre adquirentes e subadquirentes e quais são as vantagens de negociar em cada uma delas.
O que são adquirentes e subadquirentes? Entenda as diferenças
Vamos entender os conceitos de adquirentes e subadquirentes;
Começando pelas adquirentes, que são as responsáveis por fazer a comunicação entre a loja e as entidades financeiras, como bancos e outras. Ou seja, eles mediam as transações financeiras, recolhendo dados financeiros do comprador e repassando ao lojista.
Existem diversos exemplos de empresas que fazem isso no Brasil como as credenciadoras Rede, Cielo, Stone e diversas outras. Ou seja, as principais empresas de maquininhas de cartão. Por conta da importância desse trabalho, essas empresas necessariamente devem ter um conjunto de certificações, de modo a garantir a segurança e a eficiência das transações.
Um pouco abaixo deles, existem as subadquirentes. Elas também são intermediadoras de pagamento, que fazem a ligação entre adquirente, lojistas e público. Na sua maioria, são usados por lojas menores, por serem simples de integrar e baratos. Contudo, existem subadquirentes que são grandes corporações, como a Magazine Luiza, por exemplo.
Por meio deles, é possível que os pequenos negócios ofereçam pagamentos em cartão de crédito e débito. A vantagem do subadquirente é que não existe necessidade de se filiar a outras instituições, o que diminui bastante a burocracia do processo.
Gateway de pagamentos: uma alternativo para adquirentes e subadquirentes
Antes de entrar em detalhes de como funcionam os conceitos acima, é preciso abordar mais um: o gateway de pagamentos. Ele é um sistema de pagamento semelhante ao subadquirente, sendo que é recomendado para grandes e-commerces, pois a cobrança é por volume de transações realizadas.
Agora que você já entendeu o conceito de adquirentes e subadquirentes, podemos ver como funciona o fluxo de compras em cartões. Então, imagine que uma pessoa efetuou uma compra, informando os dados para a loja.
Os primeiros a entrarem em ação, quando existentes, são as subadquirentes ou os gateways, que repassam essas informações para o adquirente. Esse, entra em contato com as bandeiras de cartão que checam com instituição financeira se há limite financeiro para liberar ou não a compra.
Adquirentes e subadquirentes: as vantagens e desvantagens
Com os conceitos mais claros, é possível entender qual é o melhor caminho para sua empresa. Afinal, ambos têm suas vantagens e desvantagens. Ambos podem oferecer mais praticidade para sua empresa, já que permitem recebimento de pagamentos digitais, que dominam o comportamento do consumidor atual.
Um ponto positivo da adquirente é que o custo por transação é menor. Como mencionado acima, funciona por meio do volume de transações. Portanto, você pode apresentar o seu volume e negociar preços menores, se espera que a quantidade de negociações seja grande o suficiente.
Um problema das adquirentes é que não existem serviços de gateway e antifraude integrados. Isso significa que é preciso procurar alternativas independentes para fazer esse processo.
Outra característica é que a adquirente pode ser integrada a bancos emissores. Se você usar uma única opção integrada a um banco, pode limitar bastante seu poder de negociação. Fazer isso pode parecer prático, mas você está pagando um preço muito alto.
O ideal é mostrar o seu volume de transações para diversos adquirentes e poder negociar com cada um deles.
Por outro lado, a subadquirente é um método com um custo de implementação mais baixo e mais simples de integrar a sua empresa. Geralmente, empresas que prestam esse serviço têm parcerias com as maiores adquirentes do mercado, o que facilita o processo.
É essa integração que protege sua empresa de fraudes, que podem prejudicar o seu faturamento.
Na prática, funciona assim: adquirentes precisam de um volume de transações X para valer a pena. O seu volume, sozinho, não chega lá. Mas, o subadquirente reúne outras empresas que também tem um volume baixo, para que juntas seja o suficiente.
Como negociar com adquirentes e subadquirentes?
Agora, vamos falar sobre a negociação com adquirentes e subadquirentes. Existem alguns pontos a destacar para ter uma ótima negociação. O primeiro, como vimos acima, é procurar trabalhar com mais de uma opção, de modo a poder comparar e entender qual é a opção mais vantajosa.
Além disso, é fundamental que você tenha informações. Apresente a expectativa do volume de vendas para cada período de tempo. Também é interessante conhecer o foco das suas vendas, como as vendas parceladas, por exemplo. É nelas que você vai colocar seu maior esforço para negociar o preço.
A melhor fonte de argumentos para negociação vem do seu histórico. Você não deve deixar e aproveitar suas vantagens.
Por exemplo, compare o seu histórico de faturamento com o do mercado geral e, se estiver acima, use isso para encontrar taxas melhores. Se o seu ticket médio é alto, isso é uma vantagem. Na prática, quanto menor o ticket, maior é a taxa por transação.
Também é importante ter alguns meses de faturamento com a própria empresa, de modo que possa ver na prática como é o faturamento do seu negócio.
O mais importante é ter paciência. Se prepare bem para a negociação e tenha uma ideia dos valores praticados no mercado. A não ser que a proposta seja incrível, jamais aceite na primeira negociação. Assim, você evita tomar decisões precipitadas e pode negociar melhor em outro momento.
Conclusão
Adquirentes e subadquirentes são uma parte fundamental do processo de vendas online. Agora que você já sabe melhor a diferença entre eles, pode entender qual é o melhor para seu negócio. Além disso, você também aprendeu como usar as informações e características da sua loja para ter mais poder de negociação.
É importante acertar bem nessa escolha e conseguir negociar um bom valor, pois as taxas de adquirentes e subadquirentes têm um impacto direto no seu faturamento. Se você não as conhece, pode estar ganhando bem menos do que poderia.
Agora você já sabe o que são adquirentes e subadquirentes.
Se gostou do post, lembre-se de assinar nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de todas as novidades do mercado de pagamentos e toma as melhores decisões financeiras para sua empresa!
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter