Contestação de compra: como monitorar para evitar prejuízos
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Acesse o Site
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Vendas

Chargeback e cancelamentos? Como monitorar para evitar prejuízos à sua empresa

kelmapinheiro 13/11/2019

Você já ouviu falar em chargeback e cancelamento de compra ao realizar a conciliação financeira da sua empresa, certo?

Se a sua resposta é “não”, então já passou da hora de saber o que é e como pode afetar a gestão financeira da sua empresa.

Confira a seguir tudo sobre essa prática e qual o papel de um conciliador de vendas na prevenção dos cancelamentos de compra.

O que é chargeback?

A contestação de compra é o processo de devolução de uma transação, ou seja, acontece quando o proprietário do cartão de crédito solicita o cancelamento de uma compra. Geralmente, essa solicitação também é conhecida pelo termo chargeback.

Como sua empresa recebe a informação que ocorreu um chargeback?

Ao receber essa contestação, a administradora do cartão de crédito deve entrar em contato com a empresa que fez a venda – via carta ou e-mail – e pedir a confirmação da compra, geralmente, dentro de um prazo de 5 dias contando a partir da data da solicitação.

Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.

Mas, lembre-se: chargeback é diferente de arrependimento da compra.

É direito do cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, se arrepender de uma compra, mesmo que não tenha uma justificativa.

No entanto, ao se arrepender da compra, o cliente abre mão de receber o produto ou serviço.

O que, neste caso, é menos prejudicial do que o chargeback.

Quando acontece o chargeback?

Existem alguns fatores que podem ocasionar uma contestação de compra, confira quais são:

Quando o titular do cartão de crédito não reconhece a compra

Esta é uma das causas mais comuns da contestação.

Neste caso, o cliente recebe a fatura do cartão, mas não reconhece uma determinada compra, seja por esquecimento, fraude ou porque emprestou o cartão para terceiros e não lembra.

A contestação acontece porque o comprador entende que aquela compra foi realizada por uma terceira pessoa.

Quando o cliente ou a loja foram vítimas de uma fraude

A fraude pode acontecer de duas formas.

A autofraude, quando pessoas mal intencionadas recebem um produto e, ainda sim, alegam que não reconhecem a venda. Para isso, podem falsificar assinaturas ou utilizar informações de terceiros.

E a fraude por terceiro, quando os clientes reclamantes não efetuaram a compra, pois tiveram o seu cartão de crédito clonado ou roubado. Neste caso, a contestação de compra é um direito legal.

Quando o cliente não recebeu o produto

Neste caso, o produto pode não ter sido entregue por um erro dos correios, falhas na logística ou uma fraude.

Quando o cliente percebe que o produto está demorando, pode solicitar a contestação e pedir a devolução do dinheiro.

Como o chargeback pode impactar sua empresa?

A contestação de compra pode causar alguns problemas para sua empresa, como:

Prejuízo financeiro

O problema mais evidente causado pela contestação é o prejuízo financeiro.

Afinal, o lojista estava aguardando o recebimento da venda e, provavelmente, já estava planejando utilizar aquele dinheiro.

Esse problema não se resume apenas à perda financeira, mas também à complicações para a gestão do caixa da empresa.

Você pode ser descredenciado das adquirentes

Sim, é totalmente possível!

Caso sua empresa atinja um elevado índice de contestações de compras, pode ser descredenciada da sua adquirente. Exceto se a sua operadora entender que aquela situação pode ser revertida.

Como monitorar chargeback e cancelamento de compras e evitar prejuízos?

Evitar um chargeback não é uma tarefa impossível, por isso o e-Extrato Card, uma plataforma de conciliação de meios de pagamento, atua diretamente na auditoria dos chargeback e cancelamentos de compras.

Audita e monitora todas as suas vendas

O sistema e-Extrato Card consegue fazer a auditoria de todos os chargebacks de maneira automática.

Um dia após a solicitação de contestação, o sistema já notifica essa informação. Ou seja, quando um cliente solicitar a contestação de uma compra, a informação aparecerá para você de maneira descomplicada e prática.

Desta forma, é possível tratar o chargeback dentro do prazo, evitando problemas maiores no futuro.

Informa o número de contestações em um quadro de avisos

Para saber quantas contestações estão acontecendo na sua empresa, não é necessário fazer nenhuma pesquisa.

O sistema apresenta o número de chargebacks na página inicial, em um quadro de avisos. Você só precisa clicar, conferir em quais vendas aconteceram as contestações e procurar resolvê-las diretamente com a operadora.

Permite o envio do comprovante diretamente do sistema

No entanto, você sequer precisa sair do sistema para resolver o problema.

É possível conferir o número de chargebacks e em quais transações aconteceram e enviar o comprovante da venda com apenas um clique, sem precisar acessar outro sistema para tratar essa pendência.

Percebeu como ter a ferramenta certa é super importante para ajudar você a evitar grandes prejuízos?

Tags:chargebackconciliação de vendase-extrato card
181
Kelma Pinheiro

Diretora de People

Artigos relacionados

  • serviço de delivery

    5 lições aprendidas por quem usa serviço de delivery

  • marketplace no Brasil

    Marketplace no Brasil: conheça os 5 maiores players do mercado

12Comentários

  1. • 30/04/2019 at 12:55 pm

    Excelente Artigo! Importante lembrar que o direito de arrependimento existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online. Não sendo possível em loja física.

    Responder

    1. http://Mara%20Lins • 30/04/2019 at 1:15 pm

      É verdade, Gabriel. Muito obrigada por sua contribuição. 🙂

      Responder

  2. http://Francisco • 05/07/2019 at 4:07 pm

    Fui contestado por um cliente e não fui notificado, extornaram a compra e não sei como proceder.

    Responder

    1. http://Mara%20Lins • 08/07/2019 at 8:19 am

      Oi Francisco, tudo bem? Geralmente as adquirentes enviam a notificação através do seu e-mail ou por carta. Infelizmente, existe um prazo para resolver esta notificação que, caso não resolvida, a compra é extornada.

      O ideal é você obter uma ferramenta que possa informar com antecedência sempre que houver uma contestação desse tipo, desta forma você evita perdas financeiras. 🙂

      Responder

  3. • 25/07/2019 at 11:30 am

    bom dia eu recebi um e-mail sobre uma contestação, porém enviei toda a documentação solicitada, ainda corro algum risco de não receber?

    Responder

    1. http://Kelma%20Pinheiro • 25/07/2019 at 11:35 am

      Oi, tudo bem? 🙂 Depois de enviar a documentação, é importante você entrar em contato com a sua adquirente para ficar por dentro do andamento desse processo.

      Mas como você possui o extrato da venda e pode comprovar que ela realmente ocorreu, é certo que você irá receber o valor corretamente.

      Responder

      1. http://Luciana%20Carlos%20dos%20Santos • 22/01/2020 at 11:29 pm

        Quando você vai em um feirão de automóveis comparar um veículo, dá um sinal parcelado no cartão de crédito e o vender diz que se o carro não passar na vistoria cautelar ele devolve o valor…Então, o carro não passa na vistoria por ter avarias na longarina com 15 cm, colocando a vida do comprador e família em risco e as seguradoras não aceitam seguro…o comprador requer o dinheiro e o lojista, não quer reaver ou fica buscando empecilho para cancelar ou estornar o valor …Uma vez que, não foi retirado o produto, não foi feito transferência do produto e nem um contrato…Somente assinado um recibo de pagamento de um sinal no cartão..
        COMO EU FICO? PERCO O DINHEIRO?

        Responder

  4. http://Luciana%20Carlos%20dos%20Santos • 22/01/2020 at 11:31 pm

    Quando você vai em um feirão de automóveis comparar um veículo, dá um sinal parcelado no cartão de crédito e o vender diz que se o carro não passar na vistoria cautelar ele devolve o valor…Então, o carro não passa na vistoria por ter avarias na longarina com 15 cm, colocando a vida do comprador e família em risco e as seguradoras não aceitam seguro…o comprador requer o dinheiro e o lojista, não quer reaver ou fica buscando empecilho para cancelar ou estornar o valor …Uma vez que, não foi retirado o produto, não foi feito transferência do produto e nem um contrato…Somente assinado um recibo de pagamento de um sinal no cartão..
    COMO EU FICO? PERCO O DINHEIRO?

    Responder

  5. http://FLAVIA%20GRACIELE%20MARTINS%20GOMES • 14/03/2020 at 2:22 am

    Ola boa noite fiz uma venda recebi o chargebank enviei os documentos para um email errado e depois recebo outro email falando que havia acabado o prazo o que devo fazer?

    Responder

    1. http://Xavier • 19/05/2020 at 6:47 pm

      Entre em contato com a adquirente.

      Responder

  6. http://Salvenice • 06/04/2020 at 8:10 am

    Tive uma venda contestada em novembro/2019 e até hj 06/04/2020 não tive retorno se irão ou não aceitar a minha defesa e me devolver o dinheiro, apesar de já ter entrado em contato com a operadora da máquina de cartão de crédito várias vezes. Existe algum prazo para eles retornarem?

    Responder

    1. http://Xavier • 19/05/2020 at 6:50 pm

      Se já ocorreu o débito e vc não teve retorno da documentação, provavelmente não foi aceito pelo banco emissor.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

post anterior
5 tendências para supermercados em 2020
próximo post
Como fazer um Estudo de Viabilidade Econômica na sua empresa

Categorias

Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

    Siga-nos:

Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

Categorias

  • Administração do tempo
  • Antecipação de Recebíveis
  • Aplicativos de Delivery
  • Automação de Processos
  • Conciliação bancária
  • Conciliação de Cartão
  • Conciliação de Recolhimento de Numerários
  • Conciliação Financeira
  • Conciliação Financeira
  • Conciliador e-Extrato
  • Gestão de cobrança
  • Gestão de Negócios
  • Gestão Financeira
  • Pagamentos
  • Pix
  • Setor bancário
  • Tecnologia
  • Vendas

Tags

antecipação de recebíveis automação de processos auxílio emergencial banco central caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito cessão de recebíveis conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de meios de pagamento conciliação de pagamentos conciliação de recolhimento de numerários conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery desbancarizados e-commerce gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira inovação maquininha Marketplace meios de pagamento máquina de cartão open banking pagamentos pandemia pix POS qr code setor financeiro tecnologia tesouraria transformação digital transporte de valores vendas vendas on-line