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Gestão de Negócios

7 Indicadores financeiros estratégicos chave para o seu negócio

marketing 25/11/2019

Dentre os diversos indicadores financeiros estratégicos já citados, podemos destacar indicadores que classificamos como estratégicos.

Esses indicadores de desempenho são analisados pelos Gestores, Diretores e Conselheiros, pois são fundamentais para muitas decisões empresariais que são tomadas a partir das interpretações destes números juntamente com as avaliações dos cenários planejados.

A execução do Planejamento Estratégico da empresa depende diretamente dos indicadores que falaremos neste post, pois eles é que são os responsáveis de medir a eficiência do resultado financeiro.

Principais Indicadores Financeiros Estratégicos

1. Indicadores de Rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade servem para medir a capacidade econômica da empresa, isto é, evidenciam o grau de êxito econômico obtido pelo capital investido da empresa.

Ao avaliar a rentabilidade, os investidores terão condições de decidir se vale a pena manter o empreendimento, se é interessante economicamente aplicar mais capital no negócio ou se a companhia está proporcionando retorno inferior a outras oportunidades de investimento disponíveis. Ou seja, indicadores de estrutura de capital do negócio, onde a empresa pode avaliar a margem líquida a médio e longo prazo, além do seu ponto de equilíbrio para gerar lucro.

Alguns indicadores de rentabilidade importantes são citados abaixo:

Giro do Ativo

Analisa a razão entre as vendas líquidas da empresa em relação ao ativo total.

Avalia a representatividade do faturamento em relação ao capital investido.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Giro do Ativo = Vendas Líquidas / Ativo Total

Retorno sobre o Patrimônio (ROE) / Rentabilidade do Patrimônio Líquido

O ROE se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos.

Demonstra qual a taxa de rentabilidade obtida pelo Capital Próprio investido na empresa e revela quanto a empresa ganhou de Lucro Líquido para cada R$ 1,00 de Capital Próprio investido.

Podemos dizer que a parte mais interessada neste indicador são os acionistas.

Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

O cálculo é feito da seguinte forma:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Liquido) x 100

EBITDA

Representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, depreciações e amortizações.

É um dos indicadores mais utilizados hoje no meio empresarial, inclusive para comparação com o mercado.

O cálculo é feito da seguinte forma:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

2. indicadores financeiros estratégicos: endividamento

Eles demonstram, assim como os índices de liquidez, a situação financeira da empresa, também devendo ser analisados em comparação às médias das empresas do segmento.

Eles mostram o grau (quantidade) de endividamento e a composição (qualidade) desse endividamento.

Imobilização do Patrimônio Líquido

Representa quanto do Patrimônio Líquido da empresa está aplicado no Ativo Permanente, ou seja, o quanto do Ativo Permanente da empresa é financiado pelo seu Patrimônio Líquido, mostrando a maior ou menor dependência de recursos de terceiros.

Quanto mais a empresa investir no Ativo Permanente, menos recursos próprios sobrarão para o Ativo Circulante e maior será a dependência a capitais de terceiros para o financiamento do Ativo Circulante.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Imobilização do Patrimônio Líquido = Ativo Permanente / Patrimônio Líquido

Indicadores de Liquidez

Mostram a condição da empresa de saldar suas dívidas e avaliam sua estrutura de endividamento.

Capital de Giro Líquido (CGL)

É conhecida como a folga financeira, ou seja, é o recurso disponível que permite a empresa funcionar e rodar seus estoques.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante.

Indicadores de Atividade

Eles demonstram o tempo que “a empresa demora, em média, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque.

Através deles, também é possível verificar se o valor dos ativos é razoável, alto demais ou baixo demais em relação ao nível de venda atual e projetado.

Os indicadores de atividade indicam as rotações sofridas pelo capital e por valores empregados na produção, indicando quantas vezes foram empregados e recuperados.

indicadores financeiros estratégicos: necessidade de Capital de Giro (NCG)

É o valor total mínimo que a empresa precisa ter em caixa. Este valor serve para que a empresa consiga honrar suas obrigações e manter as operações necessárias não parando por falta de recursos financeiros.

O cálculo é feito da seguinte forma:

NCG = Prazo Médio de Recebimento – Prazo Médio de Pagamento

Por fim, é importante ressaltarmos que os Indicadores Financeiros Estratégicos são extremamente importantes para a gestão financeira e para a tomada de decisões de empresas. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos sobre gestão financeira. É só preencher o formulário.


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