7 Indicadores financeiros estratégicos chave para o seu negócio
Dentre os diversos indicadores financeiros estratégicos já citados, podemos destacar indicadores que classificamos como estratégicos.
Esses indicadores de desempenho são analisados pelos Gestores, Diretores e Conselheiros, pois são fundamentais para muitas decisões empresariais que são tomadas a partir das interpretações destes números juntamente com as avaliações dos cenários planejados.
A execução do Planejamento Estratégico da empresa depende diretamente dos indicadores que falaremos neste post, pois eles é que são os responsáveis de medir a eficiência do resultado financeiro.
Principais Indicadores Financeiros Estratégicos
1. Indicadores de Rentabilidade
Os indicadores de rentabilidade servem para medir a capacidade econômica da empresa, isto é, evidenciam o grau de êxito econômico obtido pelo capital investido da empresa.
Ao avaliar a rentabilidade, os investidores terão condições de decidir se vale a pena manter o empreendimento, se é interessante economicamente aplicar mais capital no negócio ou se a companhia está proporcionando retorno inferior a outras oportunidades de investimento disponíveis. Ou seja, indicadores de estrutura de capital do negócio, onde a empresa pode avaliar a margem líquida a médio e longo prazo, além do seu ponto de equilíbrio para gerar lucro.
Alguns indicadores de rentabilidade importantes são citados abaixo:
Giro do Ativo
Analisa a razão entre as vendas líquidas da empresa em relação ao ativo total.
Avalia a representatividade do faturamento em relação ao capital investido.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Giro do Ativo = Vendas Líquidas / Ativo Total
Retorno sobre o Patrimônio (ROE) / Rentabilidade do Patrimônio Líquido
O ROE se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos.
Demonstra qual a taxa de rentabilidade obtida pelo Capital Próprio investido na empresa e revela quanto a empresa ganhou de Lucro Líquido para cada R$ 1,00 de Capital Próprio investido.
Podemos dizer que a parte mais interessada neste indicador são os acionistas.
Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.
O cálculo é feito da seguinte forma:
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Liquido) x 100
EBITDA
Representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, depreciações e amortizações.
É um dos indicadores mais utilizados hoje no meio empresarial, inclusive para comparação com o mercado.
O cálculo é feito da seguinte forma:
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
2. indicadores financeiros estratégicos: endividamento
Eles demonstram, assim como os índices de liquidez, a situação financeira da empresa, também devendo ser analisados em comparação às médias das empresas do segmento.
Eles mostram o grau (quantidade) de endividamento e a composição (qualidade) desse endividamento.
Imobilização do Patrimônio Líquido
Representa quanto do Patrimônio Líquido da empresa está aplicado no Ativo Permanente, ou seja, o quanto do Ativo Permanente da empresa é financiado pelo seu Patrimônio Líquido, mostrando a maior ou menor dependência de recursos de terceiros.
Quanto mais a empresa investir no Ativo Permanente, menos recursos próprios sobrarão para o Ativo Circulante e maior será a dependência a capitais de terceiros para o financiamento do Ativo Circulante.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Imobilização do Patrimônio Líquido = Ativo Permanente / Patrimônio Líquido
Indicadores de Liquidez
Mostram a condição da empresa de saldar suas dívidas e avaliam sua estrutura de endividamento.
Capital de Giro Líquido (CGL)
É conhecida como a folga financeira, ou seja, é o recurso disponível que permite a empresa funcionar e rodar seus estoques.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante.
Indicadores de Atividade
Eles demonstram o tempo que “a empresa demora, em média, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque.
Através deles, também é possível verificar se o valor dos ativos é razoável, alto demais ou baixo demais em relação ao nível de venda atual e projetado.
Os indicadores de atividade indicam as rotações sofridas pelo capital e por valores empregados na produção, indicando quantas vezes foram empregados e recuperados.
indicadores financeiros estratégicos: necessidade de Capital de Giro (NCG)
É o valor total mínimo que a empresa precisa ter em caixa. Este valor serve para que a empresa consiga honrar suas obrigações e manter as operações necessárias não parando por falta de recursos financeiros.
O cálculo é feito da seguinte forma:
NCG = Prazo Médio de Recebimento – Prazo Médio de Pagamento
Por fim, é importante ressaltarmos que os Indicadores Financeiros Estratégicos são extremamente importantes para a gestão financeira e para a tomada de decisões de empresas. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos sobre gestão financeira. É só preencher o formulário.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter