PicPay: como a empresa ganhou espaço entre as grandes operadoras
Foi-se o tempo em que os meios de pagamentos brasileiros resumiam-se à apenas duas ou três grandes adquirentes no mercado. O cenário financeiro brasileiro mudou drasticamente e algumas empresas abocanharam grandes fatias desse mercado.
O PicPay é um grande exemplo de empresa que ofereceu inovação pronta e validada no momento certo. Atualmente com cerca de 50 milhões de usuários, a empresa é um dos grandes players do mercado e planeja crescer ainda mais.
A Boavista Tecnologia, empresa parceira do PicPay, organizou o webinário “Como o PicPay brigou e ganhou espaço entre as grandes operadoras financeiras”. Alexandre Goés, Diretor de Novos Negócios da nossa empresa, bateu um bate-papo com João Pagliuso, head de integração do PicPay.
Confira neste texto um resumo dos melhores momentos dessa conversa! Aproveite e veja abaixo a conversa na íntegra.
O início do PicPay
O PicPay está no mercado de pagamentos desde 2012. A empresa surgiu em Vitória, capital do Espírito Santo, com uma operação simples para oferecer soluções ágeis no cotidiano. A ideia era facilitar transações financeiras simples, como dividir a conta entre amigos em um churrasco, por exemplo.
Mas as origens humildes precisaram dar espaço para soluções mais sofisticadas para que as operações da empresa crescessem. Em 2019, um direcionamento estratégico dentro da empresa tomou como foco uma linha de ação: plugar a tecnologia do Picpay em todos os provedores de TEF.
O objetivo? Ser um meio de pagamento nas maquininhas das grandes adquirentes.
Com isso, a empresa ampliou os ambientes que oferecessem um dos seus principais benefícios: o atrito zero. Assim, para uma pessoa realizar um pagamento basta a utilização de um celular apontado para um QR Code.
Esse modelo foi validado e deu certo. Com o surgimento da pandemia de Coronavírus, o PicPay possuía a tecnologia certa para participar e apoiar os programas de governo na distribuição do dinheiro oriundo de benefícios.
“Temos no nosso DNA facilitar a vida das pessoas e ajudar o comerciante lojista de uma forma simples e prática”, disse João Pagliuso no webinário organizado pela Boavista Tecnologia.
A mudança nos meios de pagamento na Pandemia
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Para entender melhor o crescimento exponencial do PicPay na pandemia é preciso compreender melhor a mudança de comportamento no período.
Segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, 75% da população brasileira adotou algum meio de pagamento digital em decorrência da necessidade de distanciamento social.
Com essa mudança no comportamento, as empresas precisaram adotar novas estratégias. Cerca de 70% passaram a ofertar outras possibilidades de pagamento.
Dessas, 62% passaram a adotar carteiras digitais ou pagamentos via QR Code. Mesmo com o isolamento social rígido, principalmente entre os meses de abril e junho de 2020, 62% das lojas físicas passaram a adotar carteiras digitais. 2 anos atrás, o número era 13%
Como se pode observar, a adoção de pagamentos online ou digital foi de fato a solução encontrada pelo mercado de lidar com as restrições da pandemia.
Um cenário que o PicPay soube aproveitar.
Como a Boavista ajudou o PicPay a crescer no mercado?
Em uma parceria inédita, a Boavista Tecnologia desenvolveu uma ferramenta que garante agilidade e segurança para o PicPay.
Funcionando como um hub de conciliação de vendas, a solução desenvolvida pela empresa disponibiliza informações de vendas em layouts conciliáveis. Assim, os setores financeiros de grandes varejos podem controlar, de forma automática e diária, os pagamentos realizados via PicPay na frente de loja.
“Quando percebemos haviam dois caminhos. Um deles era desenvolver internamente. A outra forma é contratar uma empresa que já tenha expertise e que tivesse, principalmente, uma entrega rápida e com qualidade”, disse o head de integração do Picpay. “Foi o que fizemos (com a Boavista) e o retorno veio muito rápido. Como se diz: veio a cavalo! Ele completou a nossa oferta no segmento”, acrescentou Pagliuso.
Reforçando os serviços prestados a grandes clientes, a parceira PicPay e Boavista garante às empresas uma gestão mais segura e eficiente das informações de vendas. Esse controle é crucial para a saúde financeira de grandes redes varejistas e, ao possibilitar isso, o PicPay amplia as chances de ser aceita por players que dominam amplas fatias de mercados em expansão.
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