Delivery para supermercado | Blog da Boavista

Delivery para supermercado: tudo que você precisa saber

Delivery para supermercado: conheça tudo que você precisa saber para aplicar essa estratégia na sua empresa.

O seu supermercado vende através de delivery? Então, esse texto é para você.

As vendas por delivery foram impulsionadas pela pandemia. Afinal, em um cenário de isolamento social e restrições de circulação, comprar comida e outros itens via aplicativos de entrega se tornou, para muitos, a única opção.

Diante disso, vender via delivery passou a ser fundamental para se manter competitivo no mercado. Caso contrário, o negócio não se sustentará. Mas, não para por aí. Vender não é suficiente, é preciso, ainda, fazer a conciliação de vendas por delivery para ter a certeza de que o seu supermercado não terá prejuízos.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura.

O crescimento do delivery no Brasil nos últimos anos

Os números que envolvem o delivery no Brasil surpreendem. Dada a dimensão continental do nosso país, em 2020, representamos 48% do mercado de delivery em toda a América Latina, segundo aponta estudo da Statista.

Os impactos causados pela pandemia por aqui fizeram criar comportamentos, não somente para consumidores como também para empresas. A consultoria Food Consulting indica que 45% das empresas mapeadas começaram a adotar o serviço de entrega a domicílio durante a pandemia.

Os aplicativos de delivery foram bastante utilizados não somente por food service, mas também por supermercados e farmácias, principalmente. Ou seja, esse mercado sofreu um boom na pandemia e não parou por aí.

Quem são os principais players no mercado

Na hora de escolher um aplicativo, é preciso escolher as opções mais alinhadas ao perfil do seu supermercado e do seu público, como também atentar-se ao processo de conciliação dessas vendas.

Atualmente, os aplicativos mais populares são:

iFood

Segundo a pesquisa do QualiBest, é utilizado por 75% dos brasileiros, sendo a opção favorita de 60% dos usuários de aplicativos. A pandemia deu força à funcionalidade “mercado”, pois antes funcionava prioritariamente com restaurantes. No período da Black Friday, foram registrados mais de 2,5 milhões de pedidos.

CornerShop by Uber

Essa também é uma opção para quem deseja um aplicativo de entrega. A plataforma é utilizada principalmente para as compras em supermercado e, nos últimos dois anos, a sua expansão no Brasil foi maior do que em qualquer outro lugar do mundo.

Rappi

Este aparece como terceiro nas opções dos usuários de aplicativos, mas, quando o assunto é entrega de produtos gerais, é o primeiro a ser lembrado. O Rappi se destaca no mercado de aplicativos de delivery por ter um leque maior de estabelecimentos, fazer entregas mais rápidas e permitir o acompanhamento de todos os pedidos.

A importância da conciliação de vendas por delivery

O que fazer para implantar o delivery em supermercados é uma das grandes dúvidas dos lojistas. Mas, mesmo depois de superada essa fase, os questionamentos não param por aí.

Surge, então, um novo porém: o que fazer depois que essas vendas começaram a acontecer?

E não é por menos, afinal você terá mais um meio de pagamento sendo aceito no estabelecimento. Ou seja, mais uma porta de entrada para os clientes. Logo, é preciso fazer o acompanhamento desse dinheiro que entra para não sofrer prejuízos.

Por isso, dentro do processo de conciliação financeira, a conciliação de vendas por delivery se torna um processo extremamente importante e aliado na prevenção de perdas.

Imagine a seguinte situação:

Em seu supermercado você recebe vendas por delivery através de aplicativos, como Ifood e Rappi, no entanto, não tem controle sobre o fluxo de informações, tampouco das taxas cobradas pelas operadoras para cada transação.

Ao final do mês, adotar aplicativos para delivery pode ser sinônimo de dor de cabeça em vez de sucesso. Uma conciliação financeira automatizada pode ajudar a evitar esse problema.

Na conciliação de vendas por delivery, as informações registradas pelo seu sistema de gestão são confrontadas com as repassadas pelas operadoras (no caso, os aplicativos) e, em seguida, com os valores creditados em seus extratos bancários.

Esse processo é importante, pois, além de auditar se todas as vendas realizadas pelos aplicativos foram de fato pagas, mostra ainda se as operadoras cobraram as devidas tarifas por compras.

Então, como pode perceber, a conciliação de vendas por delivery vai muito além da conferência de valores e transações diárias. Ela demonstra o quanto de dinheiro o seu supermercado pode ou não estar perdendo.

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