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Pagamento recorrente: como usar cartões para fidelizar clientes

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), R$ 2,65 trilhões foram movimentados no país por meio de cartões apenas em 2021. O valor significa um crescimento de 33,1% no formato de pagamento recorrente em relação aos anos anteriores. Isso se deve, em parte, por essa ser uma das formas mais eficazes que empresas encontraram para auxiliar as compras de seus clientes.

E é claro que o mercado buscou formas de aproveitar ainda mais o crescimento da utilização desse meio de pagamento.

Dessa maneira, o pagamento recorrente surgiu como uma ótima maneira de fidelizar consumidores e ampliar o lucro para a corporação. Leia o artigo até o final e entenda melhor!

O que é pagamento recorrente?

Toda forma de transação que é feita de maneira regular, segura e automática pode ser considerada como pagamento recorrente. O processo ocorre da seguinte forma: na primeira cobrança, o comprador autoriza o serviço periódico, e as demais cobranças são realizadas nos mesmos termos.

O pagamento recorrente acontecerá até o momento em que o comprador decidir cancelar o serviço ou o produto, ou então, até que o prazo determinado tenha, de fato, expirado. Mesmo que o débito automático seja uma das formas mais populares de realizar esse tipo de pagamento, é possível também utilizar cartões de crédito.

Além disso, é importante frisar a imensa importância de adquirir novos meios de pagamento aos seus serviços. Oferecer ao consumidor uma opção diferenciada pode garantir um alto índice de satisfação.

Diferença entre parcelamento e pagamento recorrente

É comum existir dúvidas em relação ao pagamento recorrente e o pagamento parcelado. De fato, os dois apresentam similaridades muito próximas, mas, ainda assim, não são o mesmo tipo de serviço.

Como dito anteriormente, o pagamento recorrente trabalha, sim, com a opção de cartões de crédito. Porém, a transação é feita de forma automática no cartão de crédito do cliente. Logo, não há a necessidade do cliente se deslocar até o estabelecimento para realizar uma nova transação na data de vencimento desejada.

Caso a compra tenha sido pela internet, não é necessário inserir os dados de cartão em todas as novas cobranças, além de o limite do cartão não ser comprometido.

Já na modalidade de pagamento parcelado tradicional, os valores são geralmente divididos em parcelas de valores fixos e mensais. Além disso, a cobrança pode ou não conter juros. De qualquer forma, esta é a modalidade de pagamento mais utilizada para compras de produtos de custos elevados.

Pagamento recorrente com cartões

Oferecer ao cliente o formato de pagamento recorrente pode aumentar a fidelização do mesmo ao seu negócio. O motivo é que, como dito anteriormente, o limite total cartão do cliente não é tomado, já que somente uma parte do pagamento é descontado.

Isso entrega mais comodidade ao consumidor, que não precisa ficar preso as formas de pagamento tradicionais, como o dinheiro em espécie.

Além do cartão de crédito, o pagamento recorrente também pode ser feito na modalidade de débito em conta. Os dois são muito semelhantes, a diferença é que a cobrança é feita através de débito. Porém, ainda assim, se mantém a mesma característica de ser descontada todos os meses na data desejada.

Maiores vantagens do pagamento recorrente

A partir do momento que o pagamento recorrente com cartões é implementado, a fidelização de clientes se torna o primeiro de tantos benefícios. Entre eles, também pode-se citar:

  • Inovação;
  • Automação;
  • Praticidade;
  • Diversidade na forma de pagamento; entre outros.

Optar por serviços diferenciados, assim como o pagamento recorrente, é uma ótima alternativa de se manter competitivo no mercado , mostrando que o negócio está atento a novas tecnologias e inovações disponíveis.

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