Gestão de recebíveis em cartões: como implantar na minha empresa?
Para garantir maior segurança e proporcionar facilidade no parcelamento de compras, o uso de cartões tornou-se umas das formas de pagamento favorita pelos consumidores. O aumento de vendas requer dos negócios uma maior precisão na conciliação de cartões, principalmente quando se trata do controle de recebíveis em cartões de crédito.
Esse controle exige das empresas um maior tempo para efetuar as apurações e possibilitam maiores chances de erros.
Baixe gratuitamente a Planilha para Controle de Cartão de Crédito para empresas:
Neste post, vamos mostrar como realizar um controle de recebíveis em cartões mais eficaz. Confira:
Cadastre todos os tipos de recebíveis
Cadastrar todas as formas de recebimento envolve enumerar quais são as opções de pagamento que serão oferecidas e por meio de qual cartão será feito.
Hoje podem ser encontradas no mercado as opções de crédito à vista, crédito parcelado e débito à vista.
O cadastro das formas de recebimento é uma fase pré-venda, posterior a estipulação do contrato de recebimento. Ou seja, o acordo formal que a sua empresa faz com a operadora de cartão ou adquirente.
Existem vários tipos de contratos no mercado e você deve analisar qual traz melhores benefícios para você e sua empresa.
Registre os recebíveis em cartões de crédito
É muito importante anotar e monitorar todos os registros dos recebíveis em cartões. Entre as informações necessárias para este registro estão:
- Data da realização da venda;
- Valores ajustados;
- Bandeira do cartão;
- Tipo de operação realizada;
- Taxa de administração do cartão;
- Valor líquido recebido.
Se a transação realizada foi parcelada, informar:
- Número de parcelas;
- Valor parcelado a ser recebido;
- Data prevista para pagamento das parcelas em sua conta bancária.
A averiguação desse tipo de registro pode ser considerada bem complexa, por isso é primordial que você conte com o auxílio de uma boa ferramenta que estruture todos os dados referente às vendas por cartões e que controle automaticamente os recebimentos de crédito e débito, permitindo que você tenha o controle de todo fluxo de suas vendas. Uma ferramenta de conciliações de vendas em cartões poderá te auxiliar em tudo isso.
Pesquise sobre as bandeiras dos cartões
Essa análise pode te ajudar muito a ter uma clareza sobre as bandeiras mais utilizadas como meio de pagamento pelos seus clientes. Com essa informação, é possível até, em certos momentos do ano, negociar taxas e tarifas diferenciadas com as operadoras, e assim, obter uma melhor rentabilidade nas vendas em cartões para o seu negócio.
Também por meio da verificação dos extratos de vendas, disponíveis nos portais das operadoras, é possível identificar todos os dados das vendas, de maneira que você consiga ter uma ideia de previsibilidade dos recebíveis em cartões.
Monitore seus recebimentos de cartões de crédito
Para ter um controle dos recebíveis em cartões é necessário que você efetue um dimensionamento bem-feito e sem erros das entradas originárias destes cartões.
Por meio do monitoramento dos recebíveis é possível acompanhar se os pagamentos das vendas estão sendo realizados em conformidade com as taxas estabelecidas entre a empresa e as operadoras, além de poder verificar se estão ocorrendo dentro do prazo estipulado.
Por fim, não esqueça que aferir a projeção dos recebimentos em cartões é algo fundamental para a organização do fluxo de caixa, e colaborará de forma significativa, para o controle financeiro da sua empresa e filiais.
Conclusão
Neste momento, você aprendeu como realizar o controle de recebimento de cartão de crédito na sua empresa. Por isso, tenha sempre em mente que a tecnologia e a modernização são grandes aliadas dos empreendedores quando pensamos no aprimoramento do tempo, otimização nos processos e extinção dos erros.
Gostou do texto? Aproveite para ler também: Você comete esses erros na venda com cartão de crédito? Confira!
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter