Descubra a diferença entre operadoras, adquirentes e bandeiras de cartão de crédito
Quem acha que fazer compras com cartão de crédito é algo simples não tem ideia de todo o processo complexo que existe por trás de cada transação e de quantas entidades responsáveis participam de toda essa ação que acontece em questão de segundos.
Vamos falar um pouco sobre essas entidades? Você sabe qual a diferença entre operadora, adquirente e bandeiras de cartão de crédito? Continue lendo e descubra.
O que é uma Operadora de Cartão?
As operadoras são empresas ou programas derivados de instituições financeiras que assumem a responsabilidade por todo o procedimento de emissão de cartão e análise de créditos dos cartões.
São elas também que fazem todo o relacionamento com o cliente final em caso de problemas como compra duplicada ou contestação de compra.
Elas também são responsáveis por estabelecer algumas taxas e fazer a cobrança em casos de inadimplência dos pagamentos.
Por isso é importante ter conhecimento e um bom relacionamento com as operadoras, assim é possível fazer reajustes de taxas, renegociações de dividas e aumentar limite de crédito.
Qual operadora é a mais indicada?
A melhor operadora é relativa, pois as prioridades e necessidades de cada uma são diferentes, mas existem alguns detalhes que se deve observar com cuidado:
- Segurança: pesquise bem sobre o histórico das operadoras em relação à fraudes e vazamentos de dados. Suas informações bancárias são dados extremamente importantes e valiosos, por isso tenha certeza de que seus dados estarão seguros na operadora;
- Anuidade: a anuidade é uma taxa cobrada pelas operadoras que é relativa ao uso do cartão e aos custos de manutenção, administração e monitoramentos e administração do cartão. Essa taxa é variável e na maioria dos casos pode ser negociada, por isso preste bastante atenção a esse ponto quando estiver pesquisando;
- Processos internos: cada instituição tem seus processos internos e suas políticas de crédito, essas informações são geralmente públicas, então no momento da pesquisa veja quais são as condições estabelecidas que mais se encaixam às suas expectativas e possibilidades;
- Vantagens: nem só de taxas se faz uma operadora, para atrair o público e conseguir mais clientes, as operadoras implantam programas de vantagens e benefícios. Pesquise bem, veja os custos e quais são as vantagens que se adequam ao seu perfil.
O que é uma Adquirente?
As adquirentes, também conhecidas com credenciadoras, funcionam como uma ponte entre os clientes e o estabelecimento. São essas adquirentes que possibilitam os estabelecimentos de aceitarem que os clientes façam compras por meio de cartão.
Quando uma compra é aprovada, as adquirentes recebem o dinheiro do consumidor e ficam responsáveis pelo repasse dos valores de compra para os estabelecimentos, as datas desse repasse são acordadas durante a negociação e a assinatura do contrato.
Da mesma forma, são negociadas as taxas de uso que variam de acordo com cada transação: débito, crédito à vista, crédito parcelado etc.
Qual a melhor maquininha ou adquirente?
As adquirentes centralizam a maior parte das transações e cobrem a maioria dos estabelecimentos. Algumas que podemos citar são: Cielo, Rede, Stone e PagSeguro, por exemplo.
As adquirentes são responsáveis por fornecer as famosas maquininhas que caíram no gosto dos estabelecimentos e ajudaram a popularizar e democratizar o uso do cartão de crédito, deixando o processo muito mais acessível.
Muito se discute acerca de qual é a melhor maquininha e existe praticamente uma guerra no mercado para ver quem conquista mais clientes.
É certo afirmar que cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante fazer um estudo antes de escolher qual maquininha adotar.
O que são bandeiras de cartão de crédito?
As bandeiras de cartão de crédito são como as marcas de cada cartão; elas funcionam junto com a operadora, no caso o emissor do cartão, e atuam em conjunto na concessão de crédito e nas diversas permissões de compra dos consumidores.
As bandeiras são o órgão mais influentes no mercado de compras em cartão, pois são elas que regulam pontos importantes como limite de crédito, parcelamento, cobertura do cartão (nacional ou internacional).
Também cabe a elas manterem um relacionamento ativo com as operadoras permitindo, ou não, que elas façam transações dos seus cartões.
De modo geral, no momento da compra em cartão de crédito, as bandeiras entram em contato com o banco para checar o limite de crédito ou o dinheiro em conta do cliente e, a partir de então autorizam, ou não, a transação para as adquirentes.
Todo esse processo acontece no curto espaço de tempo, entre o momento em que o cliente digita a senha e o processamento da compra.
Extra: Você sabe o que é gateway?
Em compras on-line não existem maquininhas, certo? Já que tudo é feito digitalmente, outra ferramenta surge para fazer a ponte entre o consumidor e a loja, assumindo o papel da adquirente e viabilizando a comunicação entre cliente, lojista e operadoras de cartão e, também, as bandeiras de cartão.
Trata-se do gateway de pagamento, um programa que o e-commerce usa para processar os pagamentos on-line. Desta forma, quando uma compra é realizada, o gateway entra em contato com uma adquirente e então se faz a análise necessária para se saber se a compra vai ser ou não autorizada.
E agora? Aprendeu a diferença entre operadoras, adquirentes e bandeiras de cartão? Assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos diretamente no seu e-mail! É só preencher o formulário abaixo.
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