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Gestão de Negócios

Centro de Serviços Compartilhados: o que é e quais as vantagens para grandes empresas

Luciano Oliveira 16/10/2020

Em tempos em que produtividade e redução de custos significam cada vez mais vantagem competitiva no mercado, um conceito está ganhando força nos últimos anos, especialmente nas grandes empresas: o de Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

O CSC é um modo de trabalho que preza especialmente pela constante otimização, padronização dos serviços e foco no core business. Mas, afinal, quais vantagens ele traz para o meu negócio? Como é possível aplicá-lo ao fluxo de trabalho?

Continue lendo este texto e tire as suas dúvidas.

O que é Centro de Serviços Compartilhados?

O conceito de Centro de Serviços Compartilhados, também conhecidos como Shared Services, nasceu na década de 1970, nos Estados Unidos, e só se estabeleceu no Brasil duas décadas mais tarde.

Isso se deu dentro de um movimento de abertura do país para grandes multinacionais e, nos anos recentes, pela necessidade de implementação da cultura digital em empresas dos mais variados portes e setores.

Um CSC basicamente é uma estrutura de centralização processual de serviços que não tenham relação direta com a atividade-fim de uma empresa. Ou seja, entre os departamentos que podem ser convertidos em um Centro de Serviços Compartilhados estão o de finanças, recursos humanos, marketing, contabilidade, tecnologia da informação, entre outros.

Um estudo da revista Fortune aponta que os Centros de Serviços Compartilhados são usados por 90% das cem maiores empresas do mundo. Grandes corporações contam com diversas unidades de atendimento, logo é fácil entender porque a metodologia é mais associada a elas.

Principais vantagens para grandes empresas

Em uma pesquisa realizada pela consultoria PWC Brasil, 93% das empresas entrevistadas reduziram custos com pessoal e 74% perceberam maior transparência nos processos.

Uma boa aplicação do Centro de Serviços Compartilhados confere inúmeras vantagens para as grandes empresas, como as que esses números representam. Listamos, a seguir, algumas outras vantagens do CSC.

Redução de custos

A partir da centralização e otimização das atividades, o primeiro impacto (e principal viabilizador do investimento) é a redução de custos no médio e longo prazo, seja pelo melhor balanceamento dos times, seja pela mitigação de erros que assolam os custos administrativos.

Facilidade na comunicação

O objetivo dos CSCs é fazer com que os diferentes departamentos de uma organização falem a mesma língua, e isso só é possível por meio da integração e comunicação que esse alinhamento favorece. Tal sinergia também melhora a qualidade dos serviços prestados, o que influencia na percepção do próprio cliente.

Aumento da produtividade

Com atividades mais padronizadas e unidades que possam direcionar seus respectivos focos para o core business da empresa, você terá equipes mais produtivas e que agregam mais valor ao consumidor final. Um CSC aliado a uma rotina de estímulo à produtividade traz um novo cenário na sua empresa.

Como implantar um CSC?

Apesar das semelhanças, cada implantação de Centros de Serviços Compartilhados deve ser focada nas necessidades específicas de uma empresa. Por isso, o primeiro passo é mapear quais setores terão seus processos compartilhados. Posteriormente, a busca é por softwares e outros tipos de ferramentas de gestão a serem utilizadas na metodologia.

Por fim, você deve treinar a sua companhia para a mudança de abordagem e aplicar uma gestão com indicadores que permitam o seu aperfeiçoamento.

A Boavista Tecnologia oferta soluções para grupos empresariais que possuem Centros de Serviços Compartilhados e que precisam unificar e conciliar informações financeiras.

Dentro da plataforma, as equipes de holdings ou grupos podem trabalhar com uma visão multibancos e/ou multiempresas na gestão e conciliação de cestas de serviços (gestão de contas bancárias). As ferramentas permitem também a gestão e conciliação de convênios de cobranças e pagamentos.

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Tags:centro de serviços compartilhadosgestão corporativagrupos empresariaisprocessos
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Luciano Oliveira

Diretor de Tecnologia | Boavista Tecnologia

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