O que é contestação de compra? Tudo o que você precisa saber
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Site
  • Blog
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Vendas

Chargeback e cancelamento: como monitorar para evitar prejuízos à sua empresa

Felipe Costa 13/11/2019

Você já ouviu falar em chargeback e cancelamento de compra ao realizar a conciliação financeira da sua empresa, certo?

Se a sua resposta é “não”, então já passou da hora de saber o que é e como pode afetar a gestão financeira da sua empresa.

Confira a seguir tudo sobre essa prática e qual o papel de um conciliador de vendas na prevenção de chargeback e cancelamento de compra.

O que é chargeback?

É o processo de devolução de uma transação, ou seja, acontece quando o proprietário do cartão de crédito solicita o cancelamento de uma compra. É diferente do Direito de Arrependimento, assegurado no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

No Direito de Arrependimento, o consumidor tem o prazo de 7 dias, após o recebimento do seu produto feita em um e-commerce, para realizar a solicitação formal do arrependimento da compra. Nesse caso, há o ressarcimento do valor pago no produto, durante o período.

Já o chargeback é um pedido de cancelamento que o consumidor tem o direito de fazer quando desconhece uma compra, há suspeita de fraude, duplicidade de transações e/ou recebe um produto com avarias ou diferente do que esperava.

Como sua empresa recebe a informação que ocorreu um chargeback?

Ao receber essa contestação, a administradora do cartão de crédito deve entrar em contato com a empresa que fez a venda – via carta ou e-mail – e pedir a confirmação da compra, geralmente, dentro de um prazo de 5 dias contando a partir da data da solicitação.

Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.

Mas, lembre-se: chargeback é diferente de arrependimento da compra.

É direito do cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, se arrepender de uma compra, mesmo que não tenha uma justificativa.

No entanto, ao se arrepender da compra, o cliente abre mão de receber o produto ou serviço.

O que, neste caso, é menos prejudicial do que o chargeback.

Quando acontece o chargeback?

Existem alguns fatores que podem ocasionar uma contestação de compra, confira quais são:

Quando o titular do cartão de crédito não reconhece a compra

Esta é uma das causas mais comuns da contestação.

Neste caso, o cliente recebe a fatura do cartão, mas não reconhece uma determinada compra, seja por esquecimento, fraude ou porque emprestou o cartão para terceiros e não lembra.

A contestação acontece porque o comprador entende que aquela compra foi realizada por uma terceira pessoa.

Quando o cliente ou a loja foram vítimas de uma fraude

A fraude pode acontecer de duas formas.

A autofraude, quando pessoas mal intencionadas recebem um produto e, ainda sim, alegam que não reconhecem a venda. Para isso, podem falsificar assinaturas ou utilizar informações de terceiros.

E a fraude por terceiro, quando os clientes reclamantes não efetuaram a compra, pois tiveram o seu cartão de crédito clonado ou roubado. Neste caso, a contestação de compra é um direito legal.

Quando o cliente não recebeu o produto

Neste caso, o produto pode não ter sido entregue por um erro dos correios, falhas na logística ou uma fraude.

Quando o cliente percebe que o produto está demorando, pode solicitar a contestação e pedir a devolução do dinheiro.

Como o chargeback pode impactar sua empresa?

A contestação de compra pode causar alguns problemas para sua empresa, como:

Prejuízo financeiro

O problema mais evidente causado pela contestação é o prejuízo financeiro.

Afinal, o lojista estava aguardando o recebimento da venda e, provavelmente, já estava planejando utilizar aquele dinheiro.

Esse problema não se resume apenas à perda financeira, mas também à complicações para a gestão do caixa da empresa.

Você pode ser descredenciado das adquirentes

Sim, é totalmente possível!

Caso sua empresa atinja um elevado índice de contestações de compras, pode ser descredenciada da sua adquirente. Exceto se a sua operadora entender que aquela situação pode ser revertida.

Como monitorar chargeback e cancelamento de compras e evitar prejuízos?

Evitar um chargeback não é uma tarefa impossível, por isso o e-Extrato Card, uma plataforma de conciliação de meios de pagamento, atua diretamente na auditoria dos chargeback e cancelamento de compras.

Audita e monitora todas as suas vendas

O sistema e-Extrato Card consegue fazer a auditoria de vendas, chargeback e cancelamento de maneira automática.

Um dia após a solicitação de contestação, o sistema já notifica essa informação. Ou seja, quando um cliente solicitar a contestação de uma compra, a informação aparecerá para você de maneira descomplicada e prática.

Desta forma, é possível tratar chargeback e cancelamento dentro do prazo, evitando problemas maiores no futuro.

Informa o número de contestações em um quadro de avisos

Para saber quantas contestações estão acontecendo na sua empresa, não é necessário fazer nenhuma pesquisa.

O sistema apresenta o número de chargebacks e cancelamento na página inicial, em um quadro de avisos. Você só precisa clicar, conferir em quais vendas aconteceram as contestações e procurar resolvê-las diretamente com a operadora.

Permite o envio do comprovante diretamente do sistema

No entanto, você sequer precisa sair do sistema para resolver o problema.

É possível conferir o número de chargeback e cancelamento e em quais transações aconteceram e enviar o comprovante da venda com apenas um clique, sem precisar acessar outro sistema para tratar essa pendência.

Percebeu como ter a ferramenta certa é super importante para ajudar você a evitar grandes prejuízos?

Tags:chargebackconciliação de vendase-extrato card
252
Felipe Costa

Especialista em Conciliação Financeira | Boavista Tecnologia

    Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


      Artigos relacionados

      • Dia das Mães no Varejo: Como Evitar Erros e Otimizar a Conciliação de Recebíveis

      • Planilhas Financeiras: riscos

        Planilhas de Conciliação Financeira: entenda os Riscos para Sua Empresa 

      Teste

      post anterior
      5 tendências para supermercados em 2020
      próximo post
      Cashback: o que é e quais as vantagens para o seu negócio

      Categorias

      Esteja sempre à frente no mercado financeiro!

      Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.

      Assine a Newsletter

      Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

        Siga-nos:

      Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

      Categorias

      • Administração do tempo
      • Antecipação de Recebíveis
      • Aplicativos de Delivery
      • Automação de Processos
      • Clientes
      • Conciliação bancária
      • Conciliação de Cartão
      • Conciliação de Recolhimento de Numerários
      • Conciliação Financeira
      • Conciliação Financeira
      • Conciliador e-Extrato
      • Eventos
      • Gestão de cobrança
      • Gestão de Negócios
      • Gestão Financeira
      • Pagamentos
      • Pix
      • Setor bancário
      • Supermercado
      • Tecnologia
      • Varejo
      • Vendas

      Tags

      antecipação de recebíveis automação de processos auxílio emergencial banco central caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito cessão de recebíveis conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de meios de pagamento conciliação de pagamentos conciliação de recolhimento de numerários conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery desbancarizados e-commerce gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira maquininha Marketplace meios de pagamento máquina de cartão open banking pagamentos pandemia picpay pix POS qr code setor financeiro tecnologia tesouraria varejo vendas vendas on-line vendas por delivery