A Black Friday está se aproximando e os consumidores já começaram a se preparar para a data, pesquisar preços e decidir suas compras. Esse ano ela vai acontecer no dia 29 de Novembro, você já começou a se preparar?
Uma pesquisa realizada pela plataforma de comparação de preços Zoom mostrou que 95% dos respondentes pretende comprar algo na Black Friday de 2019. E essa pode ser a oportunidade perfeita para você impulsionar as suas vendas e otimizar os seu lucros.
Outro ponto interessante revelado em uma pesquisa divulgada pelo Google é que esse ano a quantidade de pessoas que pretendem comprar em lojas físicas é praticamente a mesma que em lojas virtuais.
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Mas o que é a Black Friday?
É importante começar um falando um pouco sobre o que é a Black Friday e qual é a sua principal proposta.
A Black Friday acontece na quarta sexta-feira de Novembro, um dia após o famoso dia de Ação de Graças típico dos Estados Unidos.
Esse evento ocorre por que o feriado de ação de graças marca o início das festas de fim de ano e o começo da procura pelas compras de Natal. Influenciando os lojistas a renovarem seus estoques e os consumidores a procurarem pelos melhores preços.
Hoje a Black Friday é a data em que as lojas participantes fazem as melhores ofertas possíveis com o objetivo de acabar com todo o seu estoque existente e aí então renovar totalmente os seus produtos com foco nas festas de fim de ano.
No Brasil a Black Friday chegou em 2010 e foi feita exclusivamente online, com cerca de quarenta lojas participantes. Mas hoje a data já está consolidada no nosso país e ganhou o coração dos brasileiros.
Mas se você é um navegante de primeira viagem e quer se aventurar nesse vasto oceano que é a Black Friday, não se preocupe, nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos e se preparar para a data.
5 motivos para aderir à Black Friday
1. Atrair novos clientes e reforçar a marca
Lembre-se que ao aderir a uma ação grandiosa como a Black Friday é importante destinar uma verba especial para a divulgação das suas promoções, tanto nas redes sociais quanto em mídias offline,
Essa ação de publicidade vai garantir que muitos olhares se voltem para a sua marca, e para a sua loja também. Desta forma você ganhará novos clientes e fortalecerá a imagem da sua marca.
2. Fidelizar novos clientes
Por mais que a Black Friday seja uma data pontual, através dela você pode fidelizar clientes que vão consumir no seu negócio durante todo o resto do ano. E isso é o que todos querem, não é mesmo? Mas essa tarefa não é fácil.
Invista em um boa experiência para o seu cliente, independente de qual for o ambiente, tanto no momento da venda quanto no pós-venda. Fazer com que os consumidores se sintam valorizados é fundamental no processo de fidelização dos clientes.
3. Destacar-se dos concorrentes
Esse é o momento de deixar os seus concorrentes para trás e alavancar as suas vendas.
Mas antes de tudo faça uma pesquisa completa sobre como os seus concorrentes se comportaram nas black fridays dos anos anteriores, essa ação vai te ajudar a ver o que eles já realizaram e como você pode fazer melhor.
Procure também inovar e fazer promoções diferentes e mais vantajosas para o público, isso vai te diferenciar e fazer com que o seu negócio brilhe mais nos olhos dos clientes.
4. Aquecer vendas
A Black Friday marca o início do “boom de vendas” de fim de ano, isso por que ela coincide com o recebimento do 13º salários dos trabalhadores e com as festas de fim de ano: o natal e o ano novo.
Por isso aproveite esse período para se preparar e aquecer as vendas do seu negócio, faça também uma análise de quais são os produtos com maior saída e os mais procurados.
Esse é o um momento oportuno para que você também possa compensar as baixas de vendas dos meses anteriores e correr atrás de bater a meta de vendas.
5. Desencalhar estoque
O período da Black Friday é ideal para que você dê circulação àqueles produtos que têm pouca ou nenhuma saída. São aqueles que estão encalhado no seu estoque a muito tempo só ocupando espaço.
Aproveite a data e faça uma promoção bastante atrativa para queimar o estoque parado que você tem e aproveitar para renovar o seu estoque com produtos melhores e que tenham mais saída ao longo do ano.
Mas lembre-se, antes de fazer uma promoção é importante fazer um cálculo de precificação para saber até quanto você pode baixar o preço para ainda ter algum lucro.
4 ações que vão te ajudar a se preparar para a Black Friday
1. Faça boas promoções
O grande destaque, e principal objetivo, da Black Friday são as promoções agressivas e bastante vantajosas para os consumidores. Todo mundo gosta de economizar dinheiro fazendo uma compra com um bom desconto.
Mas do ponto de vista dos donos de negócios isso pode ser uma pedra no sapato, nem sempre as promoções são feitas com um estratégia definida e essa ação feita sem planejamento pode acabar se tornando um prejuízo.
Por isso é importante que antes de definir o desconto que será concedido você tenha claro na sua mente quais são todos os seus custos e sua margem de lucro, assim você terá o controle de saber quanto você pode abater do preço dos produtos e ainda ser lucrativo para o seu negócio.
2. Fique de olho no seu estoque
É extremamente importante que durante todo o período da Black Friday você faça um acompanhamento minucioso no seu estoque. Pense que você fará um grande volume de vendas, então é necessário que você tenha um controle para não deixar que nenhum produto falte.
Mas não pense que só é preciso fazer essa ação durante a black friday, é importante que antes e depois da data seja feito um inventário completo e preciso. Isso te dá segurança para saber se a quantidade de produtos em estoque bate com a quantidade que foi vendida.
3. Invista na divulgação
Que muita gente quer aproveitar a data todo mundo sabe. Mas não é por isso que você deve deixar de divulgar as suas lojas e ofertas.
Investir em uma ação de marketing é fundamental para que você se diferencie dos concorrentes e alcance um maior número de pessoas.
Foque a publicidade do seu negócio nos seus diferenciais competitivos, sejam eles os seus preços, as formas de pagamento ou a variedade de produtos.
Lembre também que apesar de que algumas pessoas preferirem comprar em lojas físicas, a maior parte da pesquisa acontece online, então é importante se certificar de que as suas ofertas apareceram nessas pesquisas.
4. Prepare o seu setor financeiro
Vendas à vista, no débito, parceladas, em cheque ou no boleto! São muitas opções de pagamento e muitas entradas para dar de conta.
É importante deixar o seu setor financeiro preparado para o alto volume de transações e para alguns problemas que possam surgir.
Além de tudo é importante ficar atento para ver se o dinheiro que está entrando está de acordo com o esperado e também se não existirá nenhum chargeback ou erro na cobrança de tarifas.
Todos os cuidados são necessário para garantir o sucesso financeiro da sua empresa.
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