Como controlar as vendas em cartão do seu restaurante em 5 dicas práticas?
Como anda o seu controle de vendas do restaurante? Se a resposta não for positiva, esse conteúdo é para você.
Planejar o crescimento da sua empresa e potencializar os resultados financeiros é o sonho de todo diretor financeiro.
Uma maneira eficaz de alcançar o sucesso, é acompanhando o desempenho do restaurante por meio de um controle eficiente das vendas.
Isso ajuda a direcionar as tomadas de decisões e concentrar os esforços em áreas que precisam de maior atenção.
Pensando em ajudar você a otimizar esse controle, confira a seguir algumas dicas práticas que vão mudar a maneira como você controla as vendas do seu restaurante hoje.
#1: Faça o registro diário de todas as suas compras e vendas
Parece informação repetida, mas não se engane.
Não registrar as compras e vendas é um dos piores erros que um restaurante pode cometer.
Afinal, para que você obtenha dados estruturados e reais para tomar decisões importantes é necessário levar essa dica em consideração.
Os recebimentos das vendas e os pagamento das compras devem estar alinhados para que o seu fluxo de caixa se mantenha positivo.
Portanto, certifique de fazer o registro diário destas informações:
- Produtos comprados e vendidos;
- Preço unitário e total;
- Formas de pagamento;
- Dados do cliente.
Com esses dados em mãos, você tem uma mina de ouro para tomar decisões estratégicas no seu restaurante e entender, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos, como os clientes compram, como pagam as suas compras e muito mais.
E tem mais: através dessas informações é possível potencializar o controle das vendas, trabalhar melhor o seu estoque e criar promoções mais eficientes para o seu restaurante.
#2: Acompanhe a sazonalidade das suas vendas
Assim como em outros segmentos, os restaurantes também possuem períodos sazonais
Portanto, para um bom controle de vendas, é importante identificar os dias com maior e menor fluxo de clientes na empresa.
Essa identificação será necessária para pensar na previsão e gerenciamento de demandas.
Para identificar essas sazonalidades, você pode responder à algumas perguntas:
- Quais são as datas comemorativas que atraem os seus clientes?
- Existe sazonalidade?
- Quais os dias da semana e do mês em que a equipe precisa estar completa no restaurante, por serem os mais movimentados?
- Em que horário do dia as vendas acontecem com maior concentração?
Com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante, é possível desenvolver ações e promoções mais atrativas para os seus clientes para os dias de menor movimento e otimizar a mão de obra em dias de alto fluxo.
Além disso, manter o controle do seu fluxo de caixa também auxilia no acompanhamento da sazonalidade. Baixe a nossa planilha gratuita:
#3: Dê uma atenção especial para as suas comandas
As vendas no seu restaurante podem acontecer em diferentes canais, correto?
- no balcão, com um atendente;
- com o garçom, diretamente nas mesas;
- através dos aplicativos de delivery;
- ou por meio do telefone.
Isso significa que há um grande volume de informações vindo de diferentes canais e que podem se perder em meio à correria do restaurante.
Além disso, se você ainda utiliza as velhas comandas de papel e processos manuais de vendas e controles, há um risco maior de perda de informações e, consequentemente, perdas financeiras, além do tempo em tabular as informações.
Portanto, é mais do que necessário ter em mente que os cuidados com os pedidos devem ser redobrados.
Afinal, essa falta de atenção é a principal causadora de perda de comandas, troca de informações e entrega errada de pedidos, que podem causar insatisfação aos seus clientes, uma alta taxa de rejeição, avaliações ruins nas plataformas digitais
e, por consequência, perdas financeiras.
#4: Organize o seu restaurante
Para ter vendas efetivas e um controle eficiente é importante ter um processo integrado.
E se tratando do segmento de restaurante, é necessário que as informações dos produtos, da produção, das vendas e do fechamento de caixa estejam totalmente alinhados.
Caso contrário, você pode ter sério problemas no atendimento e gerenciamento da empresa.
Com a rotina corrida de um restaurante, gerenciar todos esses dados manualmente pode se tornar um grande obstáculo.
Para isso, existem ferramentas de automação que podem auxiliar o gerenciamento das vendas do seu restaurante, agilizar as vendas, reduzir erros e possibilitar um controle efetivo, tornando esse processo simples, descomplicado, organizado e, é claro, automático.
#5: Não se esqueça do controle de vendas em cartões
Controlar as vendas em cartões também é um ponto fundamental para todo restaurante alcançar o sucesso financeiro, pois quase sempre as vendas em cartões representam mais de 60% das vendas.
Afinal, receber esse tipo de pagamento no seu estabelecimento é importante para obter uma vantagem competitiva.
No entanto, a falta de controle dessas vendas pode causar diversos riscos para a saúde financeira da empresa, como:
- transações duplicadas;
- fraudes, como o golpe da maquininha;
- recebimentos em contas bancárias erradas ou com valores errados;
- e outros.
No entanto, é praticamente impossível fazer o controle das vendas e recebimentos em cartões na mão, somente com planilhas ou cadernos, é necessário ter uma tecnologia apropriada, como um conciliador de cartões.
Essa ferramenta é capaz de automatizar o controle de vendas em cartões e tirar essa responsabilidade dos seus funcionários, possibilitando que eles foquem em atividades mais estratégicas para o seu restaurante.
Já que estamos falando de conferência das vendas em cartões, que tal ler o nosso guia completo da Conciliação de Cartões? Boa leitura!
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