Controle de vendas do seu restaurante: 7 dicas práticas

Como controlar as vendas em cartão do seu restaurante em 5 dicas práticas?

Como anda o seu controle de vendas do restaurante? Se a resposta não for positiva, esse conteúdo é para você.

Planejar o crescimento da sua empresa e potencializar os resultados financeiros é o sonho de todo diretor financeiro.

Uma maneira eficaz de alcançar o sucesso, é acompanhando o desempenho do restaurante por meio de um controle eficiente das vendas.

Isso ajuda a direcionar as tomadas de decisões e concentrar os esforços em áreas que precisam de maior atenção.

Pensando em ajudar você a otimizar esse controle, confira a seguir algumas dicas práticas que vão mudar a maneira como você controla as vendas do seu restaurante hoje.

#1: Faça o registro diário de todas as suas compras e vendas

Parece informação repetida, mas não se engane.

Não registrar as compras e vendas é um dos piores erros que um restaurante pode cometer.

Afinal, para que você obtenha dados estruturados e reais para tomar decisões importantes é necessário levar essa dica em consideração.

Os recebimentos das vendas e os pagamento das compras devem estar alinhados para que o seu fluxo de caixa se mantenha positivo.

Portanto, certifique de fazer o registro diário destas informações:

  • Produtos comprados e vendidos;
  • Preço unitário e total;
  • Formas de pagamento;
  • Dados do cliente.

Com esses dados em mãos, você tem uma mina de ouro para tomar decisões estratégicas no seu restaurante e entender, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos, como os clientes compram, como pagam as suas compras e muito mais.

E tem mais: através dessas informações é possível potencializar o controle das vendas, trabalhar melhor o seu estoque e criar promoções mais eficientes para o seu restaurante.

#2: Acompanhe a sazonalidade das suas vendas

Assim como em outros segmentos, os restaurantes também possuem períodos sazonais

Portanto, para um bom controle de vendas, é importante identificar os dias com maior e menor fluxo de clientes na empresa.

Essa identificação será necessária para pensar na previsão e gerenciamento de demandas.

Para identificar essas sazonalidades, você pode responder à algumas perguntas:

  • Quais são as datas comemorativas que atraem os seus clientes?
  • Existe sazonalidade?
  • Quais os dias da semana e do mês em que a equipe precisa estar completa no restaurante, por serem os mais movimentados?
  • Em que horário do dia as vendas acontecem com maior concentração?

Com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante, é possível desenvolver ações e promoções mais atrativas para os seus clientes para os dias de menor movimento e otimizar a mão de obra em dias de alto fluxo.

Além disso, manter o controle do seu fluxo de caixa também auxilia no acompanhamento da sazonalidade. Baixe a nossa planilha gratuita:


#3: Dê uma atenção especial para as suas comandas

As vendas no seu restaurante podem acontecer em diferentes canais, correto?

  • no balcão, com um atendente;
  • com o garçom, diretamente nas mesas;
  • através dos aplicativos de delivery;
  • ou por meio do telefone.

Isso significa que há um grande volume de informações vindo de diferentes canais e que podem se perder em meio à correria do restaurante.

Além disso, se você ainda utiliza as velhas comandas de papel e processos manuais de vendas e controles, há um risco maior de perda de informações e, consequentemente, perdas financeiras, além do tempo em tabular as informações.

Portanto, é mais do que necessário ter em mente que os cuidados com os pedidos devem ser redobrados.

Afinal, essa falta de atenção é a principal causadora de perda de comandas, troca de informações e entrega errada de pedidos, que podem causar insatisfação aos seus clientes, uma alta taxa de rejeição, avaliações ruins nas plataformas digitais

e, por consequência, perdas financeiras.

#4: Organize o seu restaurante

Para ter vendas efetivas e um controle eficiente é importante ter um processo integrado.

E se tratando do segmento de restaurante, é necessário que as informações dos produtos, da produção, das vendas e do fechamento de caixa estejam totalmente alinhados.

Caso contrário, você pode ter sério problemas no atendimento e gerenciamento da empresa.

Com a rotina corrida de um restaurante, gerenciar todos esses dados manualmente pode se tornar um grande obstáculo.

Para isso, existem ferramentas de automação que podem auxiliar o gerenciamento das vendas do seu restaurante, agilizar as vendas, reduzir erros e possibilitar um controle efetivo, tornando esse processo simples, descomplicado, organizado e, é claro, automático.

#5: Não se esqueça do controle de vendas em cartões

Controlar as vendas em cartões também é um ponto fundamental para todo restaurante alcançar o sucesso financeiro, pois quase sempre as vendas em cartões representam mais de 60% das vendas.

Afinal, receber esse tipo de pagamento no seu estabelecimento é importante para obter uma vantagem competitiva.

No entanto, a falta de controle dessas vendas pode causar diversos riscos para a saúde financeira da empresa, como:

  • transações duplicadas;
  • fraudes, como o golpe da maquininha;
  • recebimentos em contas bancárias erradas ou com valores errados;
  • e outros.

No entanto, é praticamente impossível fazer o controle das vendas e recebimentos em cartões na mão, somente com planilhas ou cadernos, é necessário ter uma tecnologia apropriada, como um conciliador de cartões.

Essa ferramenta é capaz de automatizar o controle de vendas em cartões e tirar essa responsabilidade dos seus funcionários, possibilitando que eles foquem em atividades mais estratégicas para o seu restaurante.

Já que estamos falando de conferência das vendas em cartões, que tal ler o nosso guia completo da Conciliação de Cartões? Boa leitura!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste