Ferramentas de Automação: as 7 melhores para sua estratégia
Em um mercado altamente competitivo e qualificado, é fundamental tornar o seu trabalho mais eficiente e produtivo, com um melhor uso dos recursos disponíveis para, assim, gerar melhores resultados. Para atingir o objetivo, as ferramentas de automação são ideais, principalmente, porque otimizam os processos dentro do Marketing.
A falta de tempo e o orçamento apertado costumam ser problemas para quem trabalha como gestor na área de marketing.
Diante disso, é preciso conhecer estratégias e soluções que permitam que você faça uma utilização mais eficiente e precisa dos recursos disponíveis para a sua área e, assim, consiga obter resultados melhores.
Conhecer, por exemplo, algumas ferramentas de automação de marketing pode tornar as suas estratégias mais baratas e eficientes. Inclusive, essas soluções trazem outro benefício para o seu negócio: menos tempo em tarefas burocráticas e operacionais. Com isso, você e a sua equipe podem se concentrar em atividades mais estratégicas.
Quer saber mais sobre automação, os benefícios de adotar essa estratégia e, é claro, as melhores soluções e ferramentas disponíveis no mercado? Então, continue a leitura deste artigo, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e comece a tornar o seu plano de marketing ainda mais eficiente. Acompanhe!
O que é automação de Marketing?
Acompanhar as mudanças e novidades que surgem a todo instante com a transformação digital não é uma tarefa fácil. Simplificar se torna algo obrigatório para quem quer realizar ações que, de fato, gerem resultados positivos. E, quando se fala em simplicidade e eficiência, as ferramentas de automação são as respostas.
Mas, afinal, o que é automação de marketing? Se trata de um processo de otimização das tarefas de uma organização. Ou seja, utilizar diferentes softwares e ferramentas para realizar atividades mais burocráticas e que demandam muito tempo de um profissional ou equipe.
No mercado, existem diversas ferramentas de automação, que servem para diferentes objetivos. Por exemplo:
- para a sua estratégia de email marketing;
- para a segmentação de leads;
- para o atendimento via chat ao cliente;
- ou mesmo para o gerenciamento das redes sociais da sua empresa.
Na prática, o objetivo de utilizar ferramentas de automação dentro de uma empresa é, justamente, realizar um melhor aproveitamento do tempo de cada profissional. Em vez de passar horas compilando dados, você vai contar com um software para esse trabalho e, enquanto isso, pode focar tarefas mais estratégicas.
Com a transformação digital, automatizar algumas das tarefas do Marketing se torna ainda mais fundamental. Em um cenário de ampla concorrência pela atenção e os recursos do consumidor, é importante extrair o máximo da sua equipe em busca de melhores resultados. Caso contrário, a tendência é ficar para trás.
Quais os benefícios ao adotar essa estratégia?
Automatizar os processos dentro de uma organização é, portanto, uma necessidade cada vez maior para as empresas.
Para que você não fique com dúvidas em relação à eficiência dessa estratégia, listamos abaixo alguns dos principais benefícios ao utilizar diferentes ferramentas de automação. Veja só quais são eles!
Redução de custos
Reduzir custos é uma meta de qualquer negócio e, ao automatizar os processos internos, você consegue alcançar esse objetivo sem perder eficiência. Muitas vezes, o trabalho realizado é ainda melhor, mesmo com os custos reduzidos.
Maior produtividade
Realizar um trabalho de gestão de tempo não é fácil e, muitas vezes, o profissional acaba envolvido em diversas atividades ao mesmo tempo, sem conseguir um bom desempenho em nenhuma delas.
Com as tarefas burocráticas automatizadas, a produtividade aumenta, com a mudança de foco para atividades mais estratégicas.
Engajamento com o cliente
Criar um relacionamento próximo com o consumidor deve ser o principal objetivo para quem busca o sucesso atualmente.
A comunicação com o consumidor passa a ser realizada de maneira mais eficiente, gerando retornos mais nítidos com as suas campanhas, seja pelo email marketing, seja com as redes sociais, por exemplo.
Monitoramento das ações
Monitorar as suas ações e campanhas é algo obrigatório, afinal, é preciso estar atento ao que funciona e o que precisa ser melhorado. Muitas das ferramentas de automação fornecem relatórios completos sobre o desempenho das suas atividades e, assim, você garante sempre a maior eficiência das suas ações de marketing.
Quais são as 7 melhores ferramentas de automação?
Gostou de saber sobre os benefícios dessas soluções? Que tal, então, conhecer as 7 melhores ferramentas de automação? Para que você encontre o software ideal para o seu negócio, listamos as melhores opções logo abaixo. Confira!
1. RD Station
Uma das ferramentas de automação mais utilizadas no Brasil, a RD Station é uma referência dentro do Marketing Digital.
Esse SaaS oferece diversos recursos de automação, como criação de landing pages, disparo de emails, alimentação dos fluxos de nutrição e até mesmo análise dos leads gerados.
Para quem busca um real engajamento com a persona, essa solução é ideal, especialmente, para quem investe tempo e recursos em uma estratégia voltada para o email marketing. Com a RD Station, você passa a controlar ainda mais as suas ações e campanhas, garantindo um desempenho ainda melhor.
2. MailChimp
Quando falamos em Inbound Marketing e engajamento com o cliente, o email marketing é peça-chave para a eficiência e o bom desempenho dessa estratégia. Não por acaso, outra ferramenta de automação relevante é o MailChimp, com foco na otimização das campanhas de email das empresas.
De forma gratuita, você consegue realizar o agendamento e monitoramento das suas campanhas de email marketing.
A ferramenta pode ser integrada ao e-commerce e, assim, identificar, por exemplo, o cliente que abandonou o carrinho antes de finalizar a compra e, automaticamente, enviar uma mensagem incentivando ele a realizar a transação.
3. HubSpot
A HubSpot é, sem dúvidas, uma das ferramentas de automação mais completas do mercado. Além de disponibilizar o gerenciamento das suas campanhas de email marketing, a solução ainda oferece um serviço de CRM completo, que trabalha diretamente no relacionamento com o consumidor.
Análises e relatórios do desempenho das suas campanhas, blogs e landing pages também são um diferencial desse software.
Outra vantagem é o gerenciamento de leads, que é facilitado por conta de um lead scoring, uma pontuação que indica quais usuários estão mais próximos de uma conversão, aumentando as suas chances de sucesso.
4. Active Campaign
Com o foco também nas campanhas de email marketing, o Active Campaign tem como principal diferencial a possibilidade de ter acesso ao local em que o lead recebeu determinada mensagem. Assim, pode facilitar a realização de ações omnichannel para quem possui lojas físicas e virtuais.
Além disso, essa ferramenta ainda disponibiliza outras opções de comunicação com os clientes: SMS, redes sociais ou serviço de chat em suas páginas. Com isso, você vai garantir que a sua persona vai ser impactada com as suas ações, escolhendo o canal que ela mais utiliza ou mais a agrada.
5. Infusionsoft
Para quem administra uma pequena empresa ou uma equipe mais enxuta, a Infusionsoft é a solução ideal. As funções oferecidas são básicas, porém, muito úteis para precisa criar ações personalizadas de forma automática e com foco em melhorar o aproveitamento do tempo e recursos disponíveis.
Além de tornar o gerenciamento das suas campanhas de email uma tarefa mais simples, a solução facilita o trabalho de monitoramento do consumidor, permitindo que você conheça mais sobre quem você quer impactar. A criação de landing pages — de forma simples e eficaz — também é uma funcionalidade.
6. Pardot
As equipes de marketing e vendas devem trabalhar em conjunto para conseguir melhores resultados, certo? O Pardot tem como objetivo, justamente, facilitar a integração entre as duas áreas. Melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar o engajamento e fechar mais negócios são os pilares da ferramenta.
A ideia é reduzir os ciclos de vendas por meio de um trabalho de CRM e gerenciamento de leads. Além disso, você vai contar com inúmeros relatórios que vão tornar a análise das suas estratégias mais eficaz. Dessa forma, é possível identificar quais ações estão funcionando e aquelas que precisam ser otimizadas.
7. Leadlovers
Como o nome indica, o foco dessa ferramenta são os leads. Todas as funcionalidades são voltadas exclusivamente para o gerenciamento e segmentação de leads. Além de possibilitar a criação de e-mails personalizados para o consumidor, é possível criar páginas por meio dos modelos disponíveis de maneira simples e fácil.
Portanto, se você quer vender mais por meio da internet, contar com uma solução como o Leadlovers pode ser um diferencial, disponibilizando conteúdos personalizados, inclusive, uma área voltada para que você ofereça cursos e materiais online aos seus clientes.
Como vimos, as ferramentas de automação são excelentes soluções para quem busca por maior produtividade e eficiência das ações e estratégias da equipe de marketing, seja para cuidar das redes sociais, seja para otimizar o fluxo de nutrição de leads e até mesmo oferecer um atendimento mais completo ao consumidor.
Agora que você já sabe quais são as melhores opções de ferramentas de automação disponíveis no mercado e como elas ajudam o seu negócio, que tal se aprofundar no impacto dessa estratégia nas suas conversões? Saiba como melhorar os seus resultados e aumente a produtividade com a automação de marketing e vendas!
Conteúdo produzido por Rock Content.
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