Gateway de pagamento: saiba como ele funciona na prática
Percebeu como as vendas online estão crescendo rapidamente? E com o objetivo de fornecer aos clientes uma plataforma simples e segura, esse processo de expansão requer um gateway de pagamento eficiente que aumentará a fidelidade do cliente e, por sua vez, as suas vendas e o seu lucro.
Sabemos que transações financeiras precisam de atenção redobrada, principalmente quando realizadas virtualmente. Qualquer erro pode trazer prejuízos não só para o negócio, mas também para o cliente, que não irá voltar após passar por uma experiência negativa.
O gateway de pagamento é a funcionalidade que realiza essa integração entre o negócios e as instituições financeiras, ou seja, ele é uma ponte essencial entre o banco, a operadora do cartão e o cliente.
Agora vamos explicar o que é um gateway de pagamento, como ele funciona, seus benefícios e as vantagens que ele possibilita para o seu negócio.
O que é um gateway de pagamento?
Um gateway de pagamento é a tecnologia que captura e transfere dados de pagamento do cliente para o vendedor. É ele que mantém o ecossistema de pagamentos funcionando sem problemas, pois permite que os pagamentos sejam conciliados e efetivados para consumidores e empresas.
Quando ouvir essa palavra, lembre-se que se trata da tecnologia que captura e transfere dados de pagamento do cliente para os operadores bancários e, em seguida, transfere a aceitação ou recusa do pagamento de volta ao cliente.
O termo inclui não apenas os dispositivos físicos de leitura de cartões encontrados em lojas físicas, mas também os portais de processamento de pagamentos encontrados em lojas online:
- Nas lojas físicas: os gateways de pagamento são representados pelos terminais de ponto de venda (POS) usados para aceitar informações de cartão de crédito por cartão ou por smartphone;
- Nas lojas online: os gateways de pagamento são os portais de “checkout” usados para inserir informações de cartão de crédito e efetivar as vendas.
Se você pensa em fazer o melhor trabalho na gestão financeira da sua empresa, não precisa ser um especialista em gateway de pagamento, mas vale a pena entender o básico de como funciona quando a operação sai do seu cliente para sua conta bancária.
É necessário ter um gateway de pagamento?
Você pode estar pensando “por que minha empresa precisa de um gateway de pagamento se é apenas um intermediário?”
Antes de respondermos a essa pergunta, vamos dar um passo atrás e destacar que o pagamento online é processado como uma transação sem cartão. O cartão do cliente não pode ser passado fisicamente em um terminal POS, como faria normalmente se processasse o pagamento em uma loja física.
Portanto, você só pode confiar nas informações do cartão que o cliente está inserindo na página de pagamento. Mas, como você pode ter certeza de que o cartão que o cliente está usando é o cartão dele?
Em transações sem cartão, o risco de fraude é significativamente maior, e é aí que um gateway de pagamento faz seu trabalho: valida todas as informações de pagamento, por isso ele é essencial.
Quanto custa um gateway de pagamento?
Os gateways de pagamento normalmente cobram uma combinação de taxas de configuração inicial, uma taxa mensal fixa e uma pequena taxa para cada transação.
Alguns gateways também podem cobrar uma fração de cada compra, sejam centavos na maioria das transações com cartão. Também pode haver taxas para equipamentos e instalação.
O que um gateway de pagamento faz?
Com esse entendimento até aqui, fica mais fácil perceber o que esse sistema faz na prática. Ele cumpre com diversas funções diferentes, todas relacionadas com esse fluxo de pagamento:
- Um gateway de pagamento válida os detalhes do cartão do cliente com segurança;
- Garante que os valores estejam disponíveis após a aprovação dos pagamentos;
- Permite que as empresas sejam pagas;
- Ele atua como uma interface entre todos os envolvidos no fluxo de pagamento;
- Criptografa detalhes confidenciais de cartão de crédito;
- Garante que as informações sejam passadas com segurança do cliente para o banco adquirente, por meio do comerciante.
Ou seja, o gateway de pagamento funciona como intermediário entre seu cliente e o lojista, garantindo que a transação seja realizada com segurança e agilidade. Como esse intermediário durante o processamento do pagamento, o gateway gerencia os detalhes confidenciais do cartão do cliente entre o adquirente e o comerciante.
Como funciona um gateway de pagamento?
Que tal identificar os principais participantes dos pagamentos para entender como o gateway funciona?
Quando um cliente clica no botão “Pagar” em seu site, estes são os principais atores envolvidos no processo:
- O comerciante: é você, ou seja, um negócio online que opera em qualquer segmento (viagens, varejo, eletrônicos, serviços, entre outros), oferecendo um produto ou serviço aos clientes;
- O cliente: o cliente, também chamado de titular do cartão, que deseja acessar os produtos ou serviços que o comerciante está vendendo e inicia a transação;
- O banco emissor: é o banco do cliente que emite o cartão de crédito ou débito do titular do cartão, como Visa e Mastercard;
- O adquirente: também conhecido como banco adquirente, o adquirente é a instituição financeira que mantém a conta bancária do comerciante. O banco passa as transações do comerciante para o banco emissor para receber o pagamento.
4 benefícios do uso de um gateway de pagamentos
Um gateway de pagamento é o guardião dos dados de pagamento do seu cliente. Mas além do gerenciamento de pagamentos, esse sistema também fornece uma série de benefícios para qualquer organização. Confira os 4 principais agora!
1. Evita fraudes nos pagamentos
O que aconteceria se você tirasse o gateway de pagamento do fluxo de pagamento online? Os fraudadores teriam acesso mais fácil aos dados do cartão que você processa, expondo sua empresa a fraudes e estornos.
Além disso, os fraudadores também encontrariam maneiras adicionais de iniciar transações ilegítimas, deixando você ainda mais exposto a fraudes e prejudicando a reputação da sua marca.
2. Atende uma demanda online que só cresce nos últimos anos
Com a pandemia, todo mundo conseguiu perceber que efetuar compras online, seja por sites ou aplicativos, é algo indispensável na nossa rotina. Para as empresas, é a melhor forma de continuar operando 24 horas por dia e 7 dias na semana. E é justamente o gateway de pagamento que permite esse funcionamento.
O Brasil é o mercado de comércio eletrônico mais importante da América Latina e um dos que mais cresce no mundo em termos de transformação digital. Um sistema de pagamento sofisticado é fundamental para ter uma transação fácil e bem-sucedida.
3. É conveniente para o público
Os compradores podem comprar e fazer pagamentos a qualquer hora e em qualquer lugar. Um dos benefícios destacados do gateway de pagamento online é que torna os pagamentos muito mais convenientes e fáceis do que nunca.
Além disso, não há limite de tempo dentro do dia como horário de funcionamento das lojas físicas.
4. Entrega a melhor experiência para o usuário
Uma plataforma de pagamento elaborada com cuidado oferece mais do que apenas uma solução de pagamento. Ele fornece uma experiência positiva para o usuário em tempo real. Afinal, todo mundo quer fechar uma compra e o pagamento da forma mais simples e prática possível.
Com um clique, um comprador pode selecionar seus produtos e adicioná-los aos seus carrinhos. Além disso, eles podem até guardá-los para compras posteriores com mais considerações. A plataforma salva as informações de forma segura para a próxima compra, para que os lojistas e compradores não precisem preencher sempre.
Parece que os benefícios do gateway de pagamento online são numerosos? E são mesmo! Mas sabemos que encontrar o parceiro de pagamento online certo é uma decisão fundamental para o seu negócio, e é por isso que convidamos você para conhecer aqui e agora as melhores soluções para a gestão financeira do seu negócio!
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