Gestão de cartões: 4 maneiras de evitar problemas na gestão das vendas Gestão de cartões: 4 maneiras de evitar problemas na gestão das vendas

Gestão de vendas: 4 motivos para fazer conciliação

Você é gestor de varejo e encontra dificuldades na gestão de vendas em cartão da sua loja?

Felizmente, existem sistemas de conciliação e ferramentas do gênero que podem auxiliar muito nesse quesito.

Além de favorecer um melhor controle, eles ainda ajudam no gerenciamento do fluxo de recebíveis e aprimoram a gestão financeira de seu negócio.

Você sabe para quem vendeu, qual é a bandeira, a operadora que processou a venda, o domicílio bancário e assim por diante.

Confira a seguir 4 motivos para fazer a gestão de vendas através de um sistema de conciliação de cartões:

1. Evita fraudes e permite gerenciar as contestações de compras (chargebacks)

Ser fraudado é um dos piores pesadelos de qualquer empresa.

Infelizmente, mesmo com códigos de segurança e chips, você está sujeito a golpes que podem causar sérios danos à rentabilidade da empresa.

Isso também vale para as contestações de compras (chargebacks), situações onde o cliente solicita o cancelamento de uma compra junto à emissora do cartão, provavelmente feita com um cartão clonado, para se obter o estorno da compra.

Um ponto fundamental para o gerenciamento efetivo de chargeback é a rápida identificação das contestações.

Assim, há como evitar que as contestação se transformem em chargebacks e gerem prejuízos para o lojista.

Existe um prazo determinado pelas operadoras, para que o lojista avalie e responda às contestações. Em e-commerce, por exemplo, onde as vendas são de alto risco, a tratativa de uma contestação deve ocorrer no mesmo dia. Sem a rápida identificação, corre-se o risco do produto sair da loja e o pagamento ser estornado posteriormente.

2. Otimiza a gestão de recebimentos de cartões

Se você concilia as vendas, também exerce um controle efetivo sobre as taxas aplicadas nas transações via cartões. Assim, há como ter certeza de que tudo que foi vendido está sendo realmente pago pelas operadoras, com taxas e prazos corretos.

Controlar o fluxo de caixa com assertividade torna-se uma tarefa mais viável e precisa, porque há acesso ao que já foi recebido em vendas e ao que será.

A equipe ganha em produtividade e pode ter uma melhor performance em outras atividades. Afinal, conciliar vendas de modo automatizado evita perder tempo com a busca por informações e resolução de problemas.

Lembre-se: conferências manuais custam mais tempo e demandam um maior investimento operacional.

3. Impede cobranças indevidas

A centralização de dados referentes às operadoras e bandeiras — bem como dos recebimentos já ocorridos na conta bancária, parcelas a receber e vendas em processamento — fornece uma visualização concreta das transações em cartões que aconteceram em sua empresa.

Assim, sua empresa fica longe das cobranças inconsistentes por parte das operadoras, que geralmente exigem uma taxa de administração acordada em contrato.

Isso também se aplica à cobrança de aluguel das máquinas de cartão, que podem aparecer com um valor diferente daquele contratado.

Por isso a conferência precisa ser feita por meio de um conciliador automático, capaz de identificar eventuais erros em todo o ciclo de vendas.

Inclusive atrasos e faltas no pagamento das vendas, fatos que geralmente ocorrem por falhas de comunicação entre as máquinas de cartão e as operadoras, onde a troca de dados ocorre via internet.

4. Aprimora o monitoramento das taxas

Conciliar cartões também é útil porque ajuda a monitorar o pagamento das vendas na conta bancária da empresa.

Assim, é possível conferir se os pagamentos são feitos de acordo com as taxas acordadas. Além de conferir se estão acontecendo dentro do prazo estabelecido.

Além disso, os registros das vendas ficarão devidamente armazenados e terão um acesso descomplicado. Por consequência, não haverá nenhuma dificuldade em usar esses dados para fins de balanço ou integração com ERP´s.

Conciliação de vendas automatizada é uma solução que provê a economia de tempo e ajuda na prevenção de fraudes.

Desta maneira, é possível fazer uma conferência acurada de suas vendas. Assim, você privilegia a otimização dos processos internos de sua empresa e faz com que muitas tarefas sejam facilitadas.

Se você gostou dessas informações e quer entender mais sobre o assunto, aproveite para ler também: Conciliação de cartão: Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto

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