Vendas em marketplace: saiba como sair na frente dos concorrentes - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Vendas em marketplace: saiba como sair na frente dos concorrentes

Quer entender como sair na frente dos concorrentes em vendas em marketplace? Preparamos esse conteúdo exclusivo para você!

O marketplace funciona como um grande shopping virtual. Por meio de sites específicos, criados para esse propósito, empresas e empreendedores autônomos fazem a divulgação e colocam seus produtos à venda em um mesmo espaço online.

Produtos de diversos segmentos se encontram em um site cujo objetivo é contribuir com os vendedores, atraindo um número maior de interessados pelo produto divulgado, e assim poder aumentar a cartela de clientes.

É uma opção de mercado que vem aumentando bastante no Brasil, tendo um grande ápice durante o período inicial da pandemia. De acordo com o site E-commerce Brasil, o marketplace cresceu 52% em 2020, movimentando R$ 73,2 bilhões para a categoria, com um total de 148,6 milhões de pedidos. Um crescimento de 38% em relação a 2019.

Mas, assim como todo serviço, é necessário entender como fazer uma boa divulgação do produto para que tenha um verdadeiro sucesso nas vendas, não bastando apenas colocar o produto no espaço online e esperar que ele possa ser rapidamente vendido como mágica.

Separamos para você algumas estratégias essenciais para sair na frente da concorrência em vendas no marketplace. Boa leitura!

Elaborando estratégias para vendas em marketplace

Um lugar com diversos tipos de produtos e uma variedade muito grande de pessoas tendo acesso àquele espaço, requer algumas estratégias para conseguir se destacar em meio a tanta concorrência.

Vencer tal competitividade pode não ser fácil, mas basta seguir alguns passos básicos e principais para que possa se destacar e chamar a atenção para o produto que está vendendo. Alguns deles estão listados abaixo:

Faça um boa gestão de preços observando o valor oferecido pela concorrência, calculando sua margem de lucro e buscando oferecer um preço competitivo;

Procure oferecer um bom preço de frete e melhorar no prazo de entrega do produto;

Faça um boa descrição do produto para que fique claro para as pessoas o que está sendo oferecido;

Produza e divulgue imagens nítidas e que demonstrem a qualidade do produto;

Observe quais produtos estão restritos para vendas.

Cuidados ao escolher vender pelo marketplace

Mesmo que esse seja um espaço muito lucrativo para os vendedores, alguns cuidados precisam ser tomados para fazer essa divulgação e, dessa forma, conseguir alcançar os melhores resultados.

• Faça um estudo para descobrir em qual plataforma o seu produto se encaixa mais. Entenda como ela funciona e quais são as condições de venda;

Fique de olho na concorrência, principalmente com aqueles que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço, podendo assim ter e melhorar ideias para o seu negócio;

Obtenha algum diferencial para o seu produto para colocá-lo em destaque, como oferecer promoções, descontos e maneirar no preço do frete;

• Sempre procure fazer a entrega dentro do prazo prometido. Isso cria mais confiança e interesse no serviço que está sendo ofertado e escolhido.

A importância de ter um parceiro para conciliação financeira

O marketplace possui um lado mais complexo quando se trata da questão financeira dos negócios. Afinal, quando se trabalha com a divulgação de muitos produtos de forma online e, por vezes, em mais de uma plataforma, é necessário fazer corretamente o balanço das receitas, gastos e lucros.

Nesse espaço de mercado é preciso registar em uma planilha não apenas o que foi vendido, mas também computar os pedidos cancelados e calcular as taxas dos diferentes marketplaces nos quais os produtos estão sendo divulgados, por exemplo.

Por isso, a importância de se ter um parceiro de conciliação. Para que todas as despesas, taxas e qualquer divergência financeira possam ser devidamente contabilizadas e dar uma maior tranquilidade e segurança para aqueles que utilizam da plataforma para divulgar seus produtos, é necessário conciliar as vendas.

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