Quer entender tudo sobre o mercado de cartões e conhecer os bastidores? Então, continue a leitura.
Aceitar cartões como meio de pagamento é essencial atualmente. A popularização dos cartões de crédito e débito proporcionou uma série de vantagens para os consumidores e para as empresas. Contudo, para que isso seja possível há uma série de processos e entidades envolvidas.
Neste artigo, iremos explicar de forma breve como funciona o mercado de cartões, quais riscos para a sua empresa e como tirar o máximo proveito do uso desta tecnologia.
O papel de cada player no mercado de cartões
- O consumidor é o portador do cartão;
- A empresa é a loja (física ou virtual) que aceita este meio como forma de pagamento;
- A credenciadora é responsável por fazer o cadastro e administrar o que a empresa tem a receber;
- O emissor é responsável por disponibilizar o cartão para o consumidor;
- A bandeira é uma espécie de “marca” do cartão.
O emissor disponibiliza o cartão para o consumidor. Geralmente é um banco, mas não necessariamente deve ser. Este se beneficia cobrando a anuidade do cartão e também lucra com os juros cobrados quando o consumidor atrasa o pagamento e entra no rotativo.
O consumidor pode contar com um meio de pagamento mais prático e seguro e um prazo a mais para fazer o pagamento de produtos ou serviços. Em alguns casos, também pode participar de programas de bonificação de acordo com o consumo.
Quando a empresa passa a disponibilizar a seus clientes a opção de pagar com cartão, ela corre menos riscos de levar calotes e pode oferecer mais opções e condições de pagamento. Consequentemente, o negócio se torna mais competitivo.
Também é possível evitar os riscos de roubos e assaltos uma vez que não precisam ser transportados para os bancos. O empresário também pode contar com a possibilidade de adiantar o recebimento das compras que forem parceladas.
A credenciadora (também conhecida como operadora ou adquirente) é responsável por gerenciar os recebíveis que a empresa tem a receber em relação a suas vendas. Para prestar este serviço, ela cobra uma taxa em cada uma das vendas realizadas. Além disso, a adquirente também cobra a taxa de conectividade para operacionalizar as transações e oferece terminais (maquininhas) para aluguel.
A bandeira do cartão é uma espécie de “marca”. Esta é a instituição responsável por definir protocolos de comunicação e investir no desenvolvimento da tecnologia e da infraestrutura. A bandeira cobra tarifa de acesso das adquirentes e dos emissores para então conectá-los.
Mercado de cartões: o processo por trás da venda
Quando o consumidor se dirige até estabelecimento e opta por pagar pelo produto ou serviço através de cartão, a empresa disponibiliza a maquininha (POS ou TEF) para que a transação seja realizada.
Quando o cartão é passado, os dados da venda são enviados para a operadora. Esta então se conecta com a bandeira para identificar o emissor e checar se a transação é possível. Se cliente tem saldo disponível ou limite no crédito, então a operadora é notificada e a transação é autorizada.
Para concluir o processo, a requisição é retornada para o dispositivo da empresa, o recibo é impresso e a venda é concluída.
Mercado de cartões: quais os riscos
Ainda que boa parte do processo seja automático, ele não é 100% seguro e pode trazer prejuízos quando não é feito um acompanhamento adequado. Há problemas que acontecem devido a falhas na infraestrutura, nos dispositivos ou em processos da operadora, ou da própria empresa. Entre os fatores que podem causar prejuízo, podemos citar:
- Vendas não registradas (até 2% das vendas não são computadas pela operadora;
- Cancelamentos e chargebacks fraudulentos;
- Troca de POS;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Antecipação sem acompanhamento adequado;
- Entre outros;
Como potencializar seus ganhos
Apesar dos riscos do mercado de cartões, vender por esse meio de pagamento ainda vale muito a pena e aumenta a competitividade do seu negócio. Fazer a conciliação das vendas em cartão é essencial para evitar prejuízos e potencializar ganhos. Para isso, é importante conhecer os bastidores do mercado de cartões e implementar processos e utilizar ferramentas adequadas.
Através do sistema e-Extrato Card, você poderá fazer a gestão completa das suas vendas no cartão. A plataforma é baseada no Método Boavista de Conciliação, uma metodologia exclusiva da Boavista Tecnologia para guiar o processo de automatização da conciliação de cartões.
Agora você já sabe o que acontece por trás do mercado de cartões. Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos.
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