Como aceitar pagamentos por aproximação nas suas maquininhas
Entre janeiro e setembro de 2019, os pagamentos com cartões alcançaram R$ 1,3 trilhão em 15,9 bilhões de transações, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs). Ainda segundo a associação, cerca de 10% dos brasileiros já fizeram um pagamento por aproximação.
Devido à pandemia de Covid-19, os pagamentos por aproximação de cartões da Visa no Brasil foram cinco vezes maior em março de 2020 em comparação ao mesmo mês de 2019. E esse número, em geral, deve aumentar ainda mais nos próximos anos.
Você está preparado para receber pagamentos por aproximação e atender o seu cliente quando ele optar por essa forma de transação? Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o texto até o final!
O que é a tecnologia NFC?
A “Near Field Communication”, ou NFC, é um conjunto de protocolos de dados que se detectam e, em seguida, permitem a realização de transações financeiras entre dispositivos. Seja com um cartão contactless, um smartphone, um smartwatch ou outros “gadgets”.
A tecnologia é enganosamente simples. Evoluída da Identificação por Radiofrequência (RFID), um chip NFC opera como parte de um link sem fio. Uma vez ativado por outro chip, pequenas quantidades de dados entre os dois dispositivos podem ser transferidas quando mantidas a alguns centímetros um do outro.
Em outras palavras, o cliente da sua empresa pode efetuar pagamentos por aproximação, apenas aproximando o cartão da sua maquininha. Dependendo do valor, não é preciso nem digitar a senha.
Serviços públicos, como o metrô do Rio de Janeiro, também aceitam pagamentos por aproximação nas catracas de acesso.
A tecnologia, entretanto, também é utilizada para outros recursos. O mesmo padrão de comunicação é utilizado para realizar a transferência, de forma segura, de arquivos de fotos e vídeos entre celulares, por exemplo.
O que é a tecnologia MST?
A “Magnetic Secure Transmission”, ou MST, gera um sinal magnético semelhante ao de um cartão de pagamento tradicional. Ao ser deslizado próximo a uma máquina de cartão, o dispositivo emite um sinal lido pelo terminal de pagamento.
Essa é a tradicional fita preta, que geralmente fica no verso dos cartões. Até o momento da publicação deste texto, apenas a Samsung Pay permitia o pagamento utilizando simultaneamente as tecnologias NFC e MST no Brasil.
Como aceitar pagamentos por aproximação?
Para saber se sua máquina de cartão aceita pagamentos por aproximação, ou contactless, basta identificar o símbolo . Ele representa 4 ondas e indica a compatibilidade com a NFC ou MST. Atualmente, as principais adquirentes já comercializam suas maquininhas com a tecnologia instalada.
Em seguida, é preciso que o cartão, ou dispositivo, do cliente também esteja adaptado a esse tipo de transação. As gerações de celulares mais recentes e novos cartões das operadoras já são entregues prontos para realizar pagamentos por aproximação.
Os principais meios de pagamento são:
- Samsung Pay;
- Apple Pay;
- Google Pay;
- aplicativos de bancos.
Para iniciar a transação, siga os passos a seguir na sua máquina de POS ou TEF.
Aceitando pagamento com cartão digital
- Inicie a transação escolhendo a modalidade de pagamento (crédito, débito, à vista, parcelado, etc)
- digite o valor da compra;
- aguarde que a maquininha indique o momento para aproximar o dispositivo;
- peça que o cliente aproxime o celular com o aplicativo aberto e o cartão digital já escolhido;
- em alguns casos, pode ser necessário digitar uma senha;
- aguarde o “bip” de confirmação;
- finalize a compra e entregue o comprovante de pagamento.
Aceitando pagamento com QR Code
- Inicie a transação escolhendo a modalidade de pagamento (crédito, débito, à vista, parcelado, etc);
- digite o valor da compra;
- aguarde que a maquininha mostre o QR Code daquela transação;
- peça que o cliente acione a opção de pagamento por QR Code no aplicativo que ele escolheu;
- ao iniciar a câmera, peça que o cliente aponte para símbolo que aparece na tela da maquininha;
- em alguns casos, é preciso validar a compra com uma chave digital no aplicativo;
- aguarde o “bip” de confirmação;
- finalize a compra e entregue o comprovante de pagamento.
Aceitando pagamentos por aproximação de pulseiras com NFC ou smartwatches
- Inicie a transação escolhendo a modalidade de pagamento (crédito, débito, à vista, parcelado, etc);
- digite o valor da compra;
- aguarde que a maquininha indique o momento para aproximar a pulseira;
- em alguns casos, pode ser necessário digitar uma senha;
- aguarde o “bip” de confirmação;
- finalize a compra e entregue o comprovante de pagamento.
Pagamentos por aproximação são seguros?
Como dissemos anteriormente, pagamentos por aproximação podem ser realizados sem a digitação de senha. Será que esse método é seguro para o empresário?
É fundamental compreender que não existe tecnologia infalível e as chances de fraude são reais. Contudo, os pagamentos por aproximação são tão seguras como as realizadas com o bom e velho cartão de plástico e fita magnética. Em ambos casos, as vendas são processadas pela mesma rede confiável de pagamentos.
É importante também lembrar que os dados da tecnologia NFC só são transmitidos entre a maquininha e o celular do cliente ou outro dispositivo. Não existe a interação de outras máquinas.
E para que a transação aconteça, é preciso que os objetos estejam próximos entre 2,5 cm e 5 cm, aproximadamente.
O limite de compras em pagamentos por aproximação também é, relativamente, baixa. Com um teto de até R$ 50,00. Acima disso, é preciso autorizar a transação com a digitação de uma senha, como já acontece no cartão de crédito ou débito tradicional.
Pronto para aceitar o pagamento por aproximação nas maquininhas da sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre conciliação de cartões e gestão financeira.
Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!
Teste
Esteja sempre à frente no mercado financeiro!
Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.
Assine a Newsletter