Blog da Boavista | Conciliação Financeira
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Site
  • Blog
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Gestão de Negócios

Está na hora de montar seu Planejamento Estratégico para 2021!

kelmapinheiro 07/12/2020

Com o crescente avanço da modernidade do mercado, mais do que nunca é latente a necessidade de os gestores buscarem formas práticas e otimizadas para conseguir excelentes posições em seus setores de atuação e, consequentemente, aumentar os seus rendimentos financeiros.

Contudo, para que a ideia de crescimento empresarial consiga sair do papel, é preciso buscar formas válidas para unir os setores internos e conduzi-los a um mesmo objetivo. É neste ponto que está a importância do Planejamento Estratégico, que dispõe de técnicas e ferramentas cruciais para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como montar um Planejamento Estratégico para a sua empresa em 2021.

O que é um Planejamento Estratégico?

O Planejamento Estratégico nada mais é do que um roteiro que direciona as empresas a realizarem a tomada de decisão de forma mais eficiente em relação a um período que está por vir.

Em outras palavras, é o caminho que ela deve seguir para chegar aonde quer. Sendo assim, esse é um tipo de trabalho que precisa ser desenvolvido por qualquer negócio que busca crescer e ser competitivo no mercado.

Partindo dessa ideia, é importante perceber que o planejamento estratégico é um processo do qual todos os colaboradores precisam fazer parte, independentemente de seus níveis hierárquicos.

Essa ferramenta deve unir todos os setores, para que, assim, a empresa consiga conduzir suas atividades de forma harmônica e, principalmente, de acordo com os objetivos de crescimento em curto, médio e longo prazo.

Por que sua empresa precisa fazer um planejamento estratégico?

Como podemos perceber, sem a realização de um planejamento estratégico, sua empresa poderá apresentar dificuldades ainda maiores para conquistar os seus objetivos.

Dessa forma, sem esse tipo de organização, o negócio fica perdido e pode apresentar grandes chances de não saber aonde deseja chegar. E isso acontece, na maior parte das vezes, justamente pelo negócio não ter o pleno conhecimento sobre a sua cultura e seus diferenciais.

No pior dos cenários, a empresa tem de fechar as portas. Um estudo publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2016 apontou que a taxa de sobrevivência das empresas brasileiras com até dois anos, desconsiderando os Microempreendedores Individuais (MEI), é de 58%. Três pilares sustentam os fatores que levam essas empresas ao fechamento: falta de planejamento, capacitação e gestão.

Por isso, o Planejamento Estratégico não deve ser deixado de lado, pois ele vai atuar na busca por caminhos e processos mais adequados para conquistar os objetivos traçados.

Sem isso, podemos pensar em uma organização que entrou no mercado sem um conhecimento sobre seus concorrentes, seu público e sua cultura, incluindo missão, visão e valores, passando a trabalhar apenas com base na intuição e em achismos.

Isso resulta em negligência e falta de comprometimento com a própria companhia, uma vez que o mercado está constantemente mudando, e o Planejamento Estratégico é o modo mais ideal de o seu negócio acompanhar a modernidade, as tendências e aplicá-las em seus processos internos.

Para ler também: Você sabe o que é planejamento orçamentário?

Como criar um Planejamento Estratégico para a sua empresa?

O Planejamento Estratégico precisa seguir algumas etapas lógicas para ser bem aplicado no seu negócio. Confira o passo a passo abaixo:

1. Faça um diagnóstico geral da sua empresa

Não é incomum que o responsável pelo Planejamento Estratégico opte por começar com a definição de metas. Contudo, é preferível dar alguns passos para trás e, primeiramente, realizar um diagnóstico geral da empresa.

Essa etapa deve servir como um raio x completo do seu negócio, dispondo de ferramentas para avaliar a sua autoridade de marca, gestão financeira, estratégias internas de crescimento, comunicação, qualidade, satisfação dos colaboradores, entre outras questões importantes.

Nesse diagnóstico, você precisa acrescentar todos os fatores que atrapalham o crescimento do negócio, seja em âmbito interno: mão de obra especializada, maquinário, tecnologia etc., ou até mesmo no âmbito externo: taxa de câmbio, inflação, economia, entre outros.

Como deve ter percebido, esse é momento da construção da Matriz SWOT, ou Matriz FOFA, na qual se analisam os fatores internos ((Strengths/Forças; Weaknesses/Fraquezas) e externos (Threats/Ameaças; Opportunities/Oportunidades) que alavancam e atrapalham sua empresa.

2. Delimite os objetivos

Agora que você já tem todos os processos da sua empresa detalhados, está na hora de avaliar os pontos e definir quais objetivos devem ser alcançados. Para tornar isso mais fácil, pode ser interessante dividir os objetivos em metas que possam ser alcançadas em um período determinado.

Isso porque, embora o Planejamento Estratégico seja geralmente pensado para o longo prazo, é necessário levar em consideração o médio e o curto prazos também, visando à análise de objetivos que podem demandar mais tempo.

Com todas as informações coletadas, é possível ter uma ideia do que fazer nos próximos anos de empresa. Lembrando que também deve ser definido o que fazer nos próximos meses para dar continuidade ao planejamento estratégico.

3. Comece a criar estratégias e ações

Em suma, para quem não está habituado a administrar planos de ação, pode acabar confundindo ação com estratégia. Enquanto o primeiro refere-se às formas práticas para realizar as metas, o segundo relaciona-se à forma com que elas devem ser conduzidas. Para tornar o conceito ainda mais claro, observe o exemplo abaixo:

  • Objetivo/meta: aumentar o volume de vendas no setor operacional em até 30% em 6 meses;
  • Estratégia: engajar colaboradores;
  • Ações: realizar pesquisas de campo, coletar feedbacks, elaborar treinamentos, oferecer promoções salariais, premiações, entre outros incentivos.

Como podemos perceber, são vários processos que precisam ser definidos, por isso toda a equipe precisa estar envolvida.

4. Tenha métricas de desempenho

Para saber se de fato estamos progredindo na direção da meta definida, é muito importante utilizar indicadores de desempenho.

Também conhecidos como KPIs (do inglês, Key Performance Indicators: indicadores-chave de desempenho), eles acompanham a evolução das atividades e mostram se tudo está sendo executado da maneira certa, ou quais processos precisam ser reformulados para atingir os objetivos propostos.

5. Faça um cronograma

Depois de organizar todos os objetivos e avaliar o desempenho dos processos, está na hora de agrupar essas informações em um único local, a fim de distribuir as tarefas para cada colaborador presente na condução do Planejamento Estratégico.

Essa fase é fundamental, pois contribui para que o plano não fique no papel e seja “repartido” entre os envolvidos. Com um cronograma em mãos, é possível acompanhar os estágios de cada processo e identificar possíveis atrasos ou adiantamentos que possam prejudicar o resultado final.

6. Envolva sua equipe

Como podemos perceber, o planejamento estratégico é realizado de forma coletiva. Por isso, é muito importante que a equipe responsável pela sua construção se mantenha engajada e responsável pela execução.

Busque por ferramentas que possam integrar todos os colaboradores envolvidos no planejamento, estimulando-os continuamente e fazendo com que a comunicação seja mais centralizada.

Com cada um fazendo sua parte e tendo ciência de que o resultado será benéfico para todos, a empresa só tem a ganhar.

Agora que você já sabe o que é o Planejamento Estratégico e como implementá-lo no seu negócio, que tal receber outras dicas de ações que podem e devem ser implementadas na sua empresa para fazê-la ir além?

Então, assine nossa newsletter e receba periodicamente conteúdos extremamente valiosos para você.

 


Tags:gestão empresarialGestão estratégicaplanejamento estratégico
143
Kelma Pinheiro

Diretora de People

    Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


      Artigos relacionados

      • 1 ano de pandemia no Brasil

        1 ano de pandemia no Brasil: as mudanças no mundo do varejo

      • Varejo e vendas no carnaval: entenda os benefícios de uma plataforma de conciliação 

      Teste

      post anterior
      Inadimplência no Brasil está em alta: como lidar com isso?
      próximo post
      10 práticas para otimizar a gestão financeira empresarial

      Categorias

      Esteja sempre à frente no mercado financeiro!

      Conteúdos exclusivos sobre gestão financeira, varejo e tecnologia para você.

      Assine a Newsletter

      Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

        Siga-nos:

      Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

      Categorias

      • Administração do tempo
      • Antecipação de Recebíveis
      • Aplicativos de Delivery
      • Automação de Processos
      • Clientes
      • Conciliação bancária
      • Conciliação de Cartão
      • Conciliação de Recolhimento de Numerários
      • Conciliação Financeira
      • Conciliação Financeira
      • Conciliador e-Extrato
      • Eventos
      • Gestão de cobrança
      • Gestão de Negócios
      • Gestão Financeira
      • Pagamentos
      • Pix
      • Setor bancário
      • Supermercado
      • Tecnologia
      • Varejo
      • Vendas

      Tags

      antecipação de recebíveis automação de processos auxílio emergencial banco central caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito cessão de recebíveis conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de meios de pagamento conciliação de pagamentos conciliação de recolhimento de numerários conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery desbancarizados e-commerce gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira maquininha Marketplace meios de pagamento máquina de cartão open banking pagamentos pandemia picpay pix POS qr code setor financeiro tecnologia tesouraria varejo vendas vendas on-line vendas por delivery