Régua de Cobrança: como a automação auxilia na tomada de decisão
A régua de cobrança é uma ferramenta usada por muitas empresas para reduzir a inadimplência, ou seja, diminuir o número de clientes que não pagam. Ela também auxilia a maneira como essa cobrança será realizada e as estratégias a serem adotadas para sanar os débitos.
Atualmente, existem recursos tecnológicos, como a automação, que otimizam esse processo tornando-o muito mais assertivo e eficiente.
Leia este texto até o final e entenda como isso funciona na prática e de que maneira a automação pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.
Como funciona a régua de cobrança
O risco de inadimplência acomete qualquer negócio, principalmente pelo fato do mercado passar por constantes oscilações. É imprescindível que as empresas se utilizem de estratégias que possibilitem um mapeamento dos débitos existentes, bem como das melhores medidas para sanar o problema.
Existem as formas mais brandas de cobrança, como notificação por e-mail e SMS, envio da segunda via e lembretes antes do vencimento. A utilização de uma régua de cobrança permite que a empresa consiga adaptar a maneira como a coleta de débitos é feita. Incluindo nesse processo critérios diferenciados a depender do perfil e da gravidade de cada contrato, de modo automatizado.
De que forma a régua de cobrança ajuda na redução da inadimplência
Esse método possibilita uma visualização efetiva de todos os passos da operação de cobrança. Isso ajuda na diminuição da inadimplência por alguns fatores, por exemplo, como evitar o esquecimento por parte dos clientes a partir de um alerta automático assim que um título entrar em atraso de pagamento.
Além disso, ao automatizar todo o processo de cobrança, todo trabalho manual que exigia uma equipe robusta para a realização da cobrança em tempo hábil deixa de ser necessário.
Isso abre margens para a geração de relatórios detalhados, que permitem a notificação dos clientes de maneira formal e padronizada, orientando adequadamente o cliente sobre como realizar o pagamento.
Como criar uma régua de cobrança
Agora que você já sabe como funciona e conhece os benefícios da régua de cobrança, para implantá-lo na sua empresa é preciso entender que existem procedimentos específicos para as três principais formas de pagamento: cartão de crédito, boleto bancário e depósito online.
Cartão de crédito
Nesses casos, as regras de cobrança são determinadas pelas operadoras e instituições financeiras. Portanto, antes de criar uma régua de cobrança deve consultar atentamente o que pode ser abordado, visto que uma cobrança indevida pode causar ainda mais problemas.
Boletos bancários
É fundamental sugerir ao cliente opções de data de pagamento. A partir disso, deve-se enviar antecipadamente o boleto de cobrança, bem como lembretes com, pelo menos, dois dias de antecedência. Repita a cobrança a cada 5 ou 7 dias, deixando claro que a prestação do serviço estará suspensa caso não surta efeito, podendo chegar à cobrança judicial.
Depósito ou transferência
Já na forma de pagamento em débito ou transferência, pode-se seguir os passos semelhantes aos adotados para boletos bancários, deixando claro sobre a possibilidade de cobrança de juros e multas no mês posterior caso haja atraso.
Para ajudar esse processo, você pode contar com uma plataforma de conciliação de cobrança, que torna os processo mais seguros, ágeis e assertivos.
Entenda mais lendo este post sobre a importância da conciliação de cobrança nas empresas.
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