SaaS: O Que É E Quais As Vantagens Dessa Solução? SaaS: O Que É E Quais As Vantagens Dessa Solução?

SaaS: entenda tudo sobre o Software as a Service e quais as vantagens desse modelo de negócio

Se você já utilizou Netflix, Gmail ou Spotify, então você já conhece empresas consideradas SaaS.

Esse modelo de negócio se popularizou nos últimos anos, principalmente por causa dessas plataformas de streaming ou armazenamento na nuvem.

De acordo com a Gartner, esse mercado impulsionará o crescimento em 22% somente em softwares em nuvem ainda este ano.

Por isso, se você ainda não conhece esse tipo de solução ou como ela funciona, confira tudo sobre o modelo de SaaS neste artigo.

O que são empresas SaaS?

Antigamente, era comum uma empresa adquirir um sistema para diferentes funções na organização.

Por exemplo: tinha um sistema para controle de estoque, outro para o fluxo de caixa, mais outro para a contabilidade e por aí vai.

E para ter esses sistemas na empresa, era preciso não só comprá-lo, como também pagar uma licença, comprar um computador para recebê-los e adquirir um servidor para ligar diferentes usuários.

Ainda tinham as taxas de manutenção e de atualização de cada sistema desse tipo.

Não preciso dizer que era uma imensa dor de cabeça, certo?

Pensando nisso, foi criado o SaaS, sigla para Software as a Service ou apenas Software como Serviço.

O SaaS é uma maneira de oferecer um sistema para uma empresa sem que ela precise comprar, pagar licença e ainda manter o sistema atualizado.

O programa não fica mais instalado em um computador, é 100% online e é necessário apenas ter acesso a web e um login e senha para acessar.

Logo, uma empresa SaaS são organização que desenvolvem esses tipos de sistemas, considerados serviços.

A empresa fica responsável por manter o software, disponibilizá-lo aos seus clientes e manter a segurança dos dados.

Como funciona o Software as a Service?

A maioria dos sistemas do tipo SaaS se enquadram no modelo one to many, ou seja, “um para muitos”. Isso significa que todos os mesmos recursos são oferecidos para diversas pessoas diferentes.

Além disso, também possuem Application Programming Interfaces (APIs) ou Interface de Programação de Aplicações, para que sejam realizadas integrações com outros sistemas externos.

Ao contrato um software SaaS, o cliente paga por um pacote, pelo que estiver usando ou pela versão deseja para ter acesso a determinados recursos, logins e etc.

Confira os principais aspectos desse modelo de software:

  • Disponibilidade: O modelo SaaS geralmente possui um SLA, Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, que é um tipo de contrato de prestação de serviços na TI. Esse SLA existe porque o fornecedor também é responsável por manter a plataforma funcionando;
  • Acessibilidade: Depois que a empresa contrata um SaaS, ela recebe os dados de acesso à plataforma e já pode entrar em seu perfil onde e quanto quiser, desde que tenha acesso à internet e um dispositivo móvel. Além disso, alguns sistemas também possibilitam que várias pessoas acessem ao mesmo tempo, com diferentes níveis de acesso.
  • Atualizações frequentes: Um SaaS pode, e deve, ter constantes atualizações para que sejam corrigidas possíveis falhas ou vulnerabilidades que possibilitem ciberataques e outros riscos de dados. Essas atualizações também pode ser focadas na utilização dos usuários, para melhorar a performance e otimizar o acesso aos dados.

Quais são as vantagens do SaaS?

Redução de custos com licenças, manutenções ou atualizações

Contratar um SaaS significa ter acesso a uma solução completa com baixo custo ou até mesmo custo zero em aquisição de licença, manutenção e atualização periódica de infraestrutura.

Outro ponto importante é que não se faz necessário adquirir um servidor, infraestrutura de TI para suportar o sistema ou um data center, já que o sistema é acessado remotamente.

Basta baixar o aplicativo ou se cadastrar no site do software e você já terá acesso, economizando recurso operacional e monetário.

Maior segurança dos dados

A constância de atualizações de sistemas SaaS, ajudam a fortalecer a segurança da informação.

Não é preciso adquirir novas versões ou pacotes mais protegidos, já que todas as correções de erros e melhorias do software são realizadas constantemente.

Mobilidade para acessar onde e quando quiser

A alta acessibilidade também é uma das grandes vantagens de adotar um sistema SaaS.

Uma solução desse tipo pode ser acessada de qualquer dispositivo e em qualquer lugar ou horário, basta ter uma conexão por meio da Internet.

Isso é possível, pois, geralmente, SaaS oferece um sistema que é disponibilizado através da computação na nuvem e permite uma maior mobilidade para os usuários.

Integração fácil e simplificada com sistemas online e offline

Os sistemas SaaS possibilitam o dimensionamento contínuo dos requisitos, dependendo da necessidade da empresa e da demanda dos clientes.

Isso que significa que as provedoras de SaaS podem oferecer um alto grau de personalização para atender a empresa, como integração facilitada com outros sistemas da empresa, facilitando o fluxo de informações e gestão empresarial.

Facilidade de upgrade e personalização

Uma solução SaaS pode ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa contratante.

Ou seja, é possível adaptar os aplicativos SaaS para as especificidades da organização.

Esse tipo de personalização geralmente acontece no momento da compra, pois geralmente os desenvolvedores já oferece pacotes customizados que podem ser adotados pela empresa.

Além disso, os upgrades e as atualizações são constantes nesse modelo de negócio, pois são gerenciados pelas provedoras, eliminando a necessidade de sempre precisar fazer download ou instalar novamente o sistema.

Exemplos de SaaS: Conheça algumas das principais empresas Software as a Service do Brasil

RunRun.it

O Runrun.it é um software de gestão de projetos, tarefas e organização de atividades do fluxo de trabalho.

Ele possui relatórios completos sobre prazos, custos de cada projeto e do desempenho de cada usuário.

Com este software é possível saber o custo de cada atividade, de forma a conseguir precificar o serviço da maneira correta e mais estratégica.

ContaAzul

O ContaAzul é um software de gestão voltado para as micro e pequenas empresas.

Através dele é possível realizar o controle do financeiro da empresa, organizar a vendas, estoque e ainda possui emissão de nota fiscal eletrônica a um preço justo.

Além disso, o suporte e atendimento via telefone, e-mail e chat já está incluso na assinatura do plano.

iClinic

O iClinic se destaca cada vez mais por atender a um nicho específico. O software é um sistema de gestão voltado para clínicas ou consultórios médicos, oferecendo uma agenda online, prontuário e prescrição 100% online.

Além disso, o software também possui lembretes com envio automatizado para pacientes e controle financeiro.

RD Station

O RD Station, da empresa Resultados Digitais, é um software voltado para o marketing, principalmente o Inbound Marketing.

Ele reúne as principais ferramentas para que a empresa faça a gestão e automação de marketing digital de maneira efetiva.

Agora que você já sabe o que é SaaS e conhece as suas principais características, que tal continuar lendo sobre tecnologia? Confira neste post tudo sobre o impacto da transformação digital nas empresas.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais