Sistema de conciliação de cartões: 3 vantagens para o seu negócio
Mesmo com a economia retraída, o número de transações com cartões só cresce. Por isso, um sistema de conciliação de cartões é cada vez mais necessário para as empresas.
Essa necessidade cresce com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais utilizando diversos canais, como as lojas virtuais, além da loja física.
Confira a seguir todas as vantagens de um sistema de conciliação de cartões.
Mas antes, vamos entender o que é conciliação de cartões.
O que é Conciliação de Cartões?
Conciliação de cartões é a prática de confrontar os dados das vendas em cartões com as informações na operadora para confirmar se os valores que foram depositados na conta da empresa estão corretos, considerando todas as taxas e tarifas envolvidas no processo.
Qual é a importância da Conciliação de Cartões?
À primeira vista, comparar valores e taxas não parece algo complexo. Porém, quando a empresa utiliza diversas adquirentes, bandeiras e possui diferentes operações, vendendo à vista e parcelado, a situação muda de figura.
Não é simplesmente comparar o valor da venda de um produto específico. Entre os principais encargos que necessitam de conferência no processo de vendas e recebimento por meio dos cartões, podemos citar:
- taxa administrativa;
- taxa de conectividade;
- taxa de transações;
- taxa de antecipações;
- e aluguel das maquininhas POS.
Vale ressaltar que as taxas, valores e até as nomenclaturas podem variar de uma adquirente para outra.
O fato é que a empresa precisa ficar atenta e consciente de que não paga apenas pelo aluguel dos equipamentos das vendas em cartões.
Existem muitos detalhes e conferências necessárias, entre a venda e o recebimento dos valores, onde um sistema de conciliação de cartão de crédito, se faz bastante necessário para controlar de forma rápida e fácil toda a gestão de recebíveis.
Todas as vantagens de um sistema de conciliação de cartões:
1. Proporciona maior controle e menor prejuízo
Basicamente, um sistema de conciliação de cartões de crédito tem como principal objetivo confrontar dados das vendas em cartões entre a loja, as adquirentes e o banco, para evitar o repasse de valores incorretos para a empresa ou lojista, no domicílio bancário, oriundos das vendas em cartões. O sistema de conciliação realiza um gerenciamento sobre tudo que a empresa está recebendo e o que ainda receberá. Além disso, compara as taxas, tarifas e certifica-se de que não estão sendo cobrados valores diferentes do que foi acordado em contrato com as operadoras. Ou seja, o sistema de conciliação faz uma auditoria contínua de todo o processo.
Outro ponto a se destacar é que o conciliação de cartões de crédito é a forma mais fácil de ter certeza de que tudo o que foi vendido realmente foi recebido.
2. Aumenta a produtividade
Realizar o comparativo de várias taxas e tarifas de diferentes adquirentes e bandeiras se torna um processo bastante complexo. Se for feito manualmente, certamente é preciso contar com, no mínimo, uma pessoa só para cuidar do processo. Além de demorada, a conferência das informações é passível de erros.
Um sistema de conciliação de cartões realiza esta função de forma dinâmica e eficiente, aumentando a produtividade diária, diminuindo custos e não causando desgaste aos colaboradores.
3. Facilita a negociação
Um sistema de conciliação de cartões, além de facilitar o trabalho e aumentar a produtividade em relação à conferência dos valores das transações, também fornece dados sobre os encargos cobrados pelas operadoras.
Com informações concretas em mãos, o gestor terá argumentos sólidos para negociar melhores taxas e tarifas, de acordo com os valores praticados no mercado.
Esse comparativo é fundamental em épocas de aumento de faturamento, como datas comemorativas.
Com o domínio das informações que o conciliador oferece, a sua empresa pode negociar um pacote específico para o momento do ano. Isso é um ganho de gestão que pode trazer uma melhor rentabilidade para o negócio.
Optar por um sistema de conciliação de cartões é muito mais do que um simples investimento estratégico. Por meio dele, a empresa terá um controle sobre suas vendas com cartões de forma ágil, segura e precisa, além de aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais. Implante no seu empreendimento e tire proveito dessas vantagens.
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