Sistema de gestão integrado para auxiliar na gestão financeira

Como utilizar um sistema de gestão integrado para auxiliar a gestão financeira da empresa

Em tempos de transformação digital, adotar uma plataforma de gestão integrado pode catapultar sua empresa para melhores posições no mercado em que ocupa. Isto porque uma plataforma de gestão integrada otimiza diversos serviços e torna a gestão de negócio mais inteligente e eficiente.

Em função disso, trataremos neste artigo as vantagens e funcionalidades de um sistema de gestão integrado para o setor financeiro,  apresentando a solução da Boavista Tecnologia como opção de plataforma integrada, que pode ajudar sua empresa a crescer e ter bons resultados no mercado.

Boa leitura!

Para que serve um sistema de gestão integrado (ERP) ao setor financeiro?

Um ERP serve como agente integrador para gestão de empresas. Ele registra as informações de vários setores para uma melhoria de processos. O sistema de gestão integrado ao financeiro age como um sistema de aprimoramento da gestão da empresa, uma vez que ele reúne todas as informações, dados financeiros e registros de outras operações que têm ligação direta e influenciam o backoffice do seu negócio.

Essa integração de informações, estruturadas em módulos, serve para uma melhor identificação das áreas da empresa.  Assim, por exemplo, quando outro setor inclui algum novo lançamento no módulo, ele também fica disponível nos demais. Essa funcionalidade é essencial para um melhor controle e distribuição de recursos, já que a atualização das informações é feita simultaneamente.

Todo esse panorama detalhado de lançamentos será utilizado para uma gestão orçamentária de negócios mais simples e assertiva. É a partir dela que serão criados planejamentos estratégicos para a empresa, com o devido controle referente as despesas.

Além disso, uma plataforma de gestão integrada de dados no setor financeiro também é efetiva para a geração do Demonstrativo de Resultado de Exercício Gerencial (DRE gerencial), um resumo periódico de todas as movimentações financeiras da empresa, com detalhamento de lucros e prejuízos.  

Quais as funcionalidades de um sistema de gestão integrado ao financeiro?

Organização do fluxo de caixa

Com um sistema de gestão integrado ao financeiro, a empresa poderá ter maior controle do fluxo de caixa, tanto das entradas quanto nas saídas, monitorando o fluxo diário da movimentação financeira em tempo real e de forma remota. 

Dessa forma, o gestor consegue acompanhar o desempenho financeiro do negócio, compreendendo de onde vem o recurso e como ele pode melhorar essa entrada. Para grandes negócios, como uma rede varejista por exemplo, um ERP financeiro é muito prático para mapear a produtividade financeira de cada uma das lojas da rede.

Relatórios estratégicos

Um sistema de gestão integrado ao financeiro torna a visualização de dados uma tarefa mais fácil, pois ele gera relatórios minuciosos, precisos e intuitivos, proporcionando uma melhor via de análise para o gestor, antes das tomadas de decisões. 

Além disso, existe a possibilidade de criação de relatórios personalizados por meio de filtros, que segmentam melhor as informações específicas que se quer obter sobre a movimentação financeira da empresa.

Para mais, o gestor também pode fazer análises setorizadas, como uma visão macro do negócio, tendo um cenário holístico e também mais detalhado das finanças.

Maior controle do fluxo de contas

O ERP não auxilia apenas no fluxo de caixa. Ele ainda pode orientar na gestão de recebíveis e de pagamentos. O controle de contas é um item que pode oferecer uma certa dor de cabeça para algumas empresas, mas o sistema de gestão integrado ao financeiro faz o monitoramento do que se deve pagar ou receber, gerando um orçamento previsível.

A plataforma garante que a empresa não esqueça de quitar suas dívidas com fornecedores e custos fixos, assim como também garante que ela não vai esquecer de cobrar seus devedores. Com essa definição, o sistema de gestão integrado ao financeiro vai emitir alertas e enviar as cobranças automáticas necessárias. 

Essa automação vai contribuir para um melhor fechamento de folha e de caixa no fim do mês, controle dos gastos para não ficar no vermelho, redução de inadimplência e também pagamentos realizados com atraso, operações que podem gerar juros. Em suma, o ERP vai agilizar e corrigir várias operações que terminariam ocupando um tempo maior do gestor. 

Como implementar um sistema de gestão financeira?

Vejamos agora que práticas adotar para implantar um sistema de gestão integrado ao financeiro para obter bons resultados na gestão do seu negócio.

Avalie os processos operacionais atuais

O primeiro passo na escolha da plataforma de gestão integrada é elencar as necessidades da empresa. Quais processos e atividades são mais críticos e demandam tempo e mão de obra? Quais deles podem ser migrados para um serviço de automatização?

Que respostas você espera alcançar com esses questionamentos? 

Tendo essas resoluções em mente, você pode buscar uma plataforma ERP que supra as necessidades do negócio e torne a gestão financeira mais eficiente, o que, por tabela, também vai tornar a gestão integral do negócio mais eficiente.

Com o sistema de gestão integrado ao financeiro, por exemplo, a empresa poderá destinar o colaborador para atividades mais relevantes, otimizando a mão de obra, enquanto o sistema ocupa-se dos processos operacionais de forma mais ágil e precisa.

Estruture e prepare a equipe

A fim de explorar todos os potenciais e vantagens que um sistema de gestão integrado ao financeiro pode oferecer, é importante preparar os colaboradores para o manuseio do sistema.

Por mais que a digitalização seja um processo crescente, nem todo mundo estará familiarizado com ferramentas digitais.

Assim, é necessário ambientar a equipe e treiná-la para usar a plataforma da melhor forma possível. Para que isso aconteça, busque uma empresa de gestão ERP que também ofereça auxílio na implementação, treinamento de equipe e suporte técnico especializado para auxiliar o seu time nos momentos de dúvida.

Escolha um fornecedor com boas referências

Por fim, e não menos importante, pesquise bem antes de escolher a empresa fornecedora do sistema de gestão integrado.  Existem muitas opções no mercado, em função da necessidade de transformação digital das empresas, mas elas podem não atender a todas as demandas ou àquelas que realmente precisam ser sanadas. 

Sendo assim, faça um levantamento das demandas da empresa e uma pesquisa detalhada sobre quais plataformas têm funções que correspondem às suas necessidades. Uma plataforma ancorada na nuvem também é fundamental para dar mais flexibilidade e mobilidade à equipe, assim como uma plataforma que seja didática e de fácil acesso e compreensão pelo time.

Conheça mais a Boavista 

A Boavista é uma empresa com atuação nacional, especializada em tecnologias para conciliação de cartões e serviços financeiros ,gerando resultados efetivos para seus clientes. A empresa possui diversas soluções inovadoras que permitem a otimização de processos financeiros, além de simplificar a gestão de vendas e recebíveis via cartão. 

Para oferecer uma total integração da plataforma com o sistema de gestão do contratante, a Boavista conta com uma equipe de especialistas preparados para ajudar seus clientes a obterem os resultados necessários em seus negócios.

Por que integrar o ERP com a Boavista?

Mais eficiência na conciliação

O sistema de gestão da Boavista elimina processos manuais defasados como a geração de documentos impressos, o que torna o processo mais eficiente e prático.

Maior eficácia para o setor financeiro

A automatização de processos mais operacionais, torna a equipe mais eficiente e centrada na resolução de eventuais problemas mais complexos e urgentes.

Inteligência financeira

Com a equipe melhor aproveitada, temos mais chance de fazer análises mais precisas e robustas, além de tomar decisões mais acertadas, não só pelo melhor aproveitamento da equipe como pela apuração de dados relevantes que a plataforma oferece.

Suporte Especializado

A Boavista trabalha com equipes especializadas, que darão todo suporte à contratante não só durante a implantação como durante todo o tempo de uso da ferramenta.

Conclusão

Vimos que uma solução de ERP financeiro é uma opção que transforma a gestão financeira da empresa, deixando-a mais inteligente, dinâmica, efetiva e com melhor desempenho, culminando em melhores resultados. 

Para tanto é necessário avaliar bem as necessidades da empresa e escolher uma ferramenta que corresponda a todas essas necessidades. 

Assim, é essencial buscar especialistas como a Boavista, que oferece soluções de conciliação financeira que podem ser integradas ao sistema ERP da sua empresa, auxiliando na funcionalidade e organização da gestão financeira. 

Entendeu a importância da ferramenta para o crescimento da empresa e deseja adotar um sistema de gestão para realizar o planejamento financeiro do seu negócio? Conheça as soluções que a Boavista tem para oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.